quinta-feira, 15 de julho de 2010

Aperitivo – Homem de Ferro (Iron Man, 2008) -

Homem de Ferro (Iron Man, 2008)

" - O filme que transformou a Marvel em potência cinematográfica e o ator Robert Downey Jr. em grande astro merece estar no panteão sagrado do TOP 250 IMDB? Ponha a sua armadura e descubra o que nossa implacável equipe achou sobre o filme do herói enlatado...

Adrenalina: impossível não aumentar seus batimentos cardíacos vendo esse filme.
Entrega o que promete: bom ou ruim, tanto faz, esse filme cumpre com a promessa do cartaz.
Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.
Pipoca de Ouro: feito somente para ganhar dinheiro, esse filme acabou sendo algo mais.
Respeito Nerd: cada detalhe desse filme foi feito pensando nos nerds de plantão.
Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,3.

2008, EUA - Ação / Ficção Científica / HQ - Visite o IMDB desse filme clicando aqui:
Diretor: Jon Fraveau - Um Duende em Nova Iorque (2003), Zathura (2005), Homem de Ferro 2 (2010).
Elenco: Robert Downey Jr, Jeff Bridges, Gwineth Paltrow, Terence Howard.

Sinopse: Tony Stark, futil playboy milionário gênio da industria de armamentos, sofre um acidente durante sequestro e, para sobreviver, é obrigado a construir uma armadura de guerra. Com este acontecimento, ele decide se redimir e usar a tecnologia para combater o mal.

Batman - Aparício NetoCom o estrondoso sucesso que os filmes de super-heróis baseados em HQ atingiram nos anos 2000, todos os tubarões do mundo do cinema queriam tirar a sua casquinha. Por incrível que pareça, a maior potência do mercado das HQs se contentava apenas com algumas migalhas em sucessos estrondosos, como as trilogias Homem Aranha e X-Men, sem ao menos poder montar uma mitologia coerente com a sua cronologia... Mas tudo isso ia mudar em 2008 com o filme de estréia da nova produtora Marvel, Homem de Ferro.
Contando com uma produção enxuta e segura, direção excelente do ator e diretor novato Jon Favreau e a convocação do ator (na época) perdedor Robert Downey Jr. para o papel principal, o filme se transformou na segunda melhor bilheteria do gênero em 2008, e só não foi mais badalado porque teve o azar de dividir atenções com o melhor filme de todos os tempos: The Dark Knight. Mesmo apanhando de mim, Homem de Ferro é um filme quase perfeito, onde tudo parece dar certo: humor, ação e uma dose alucinante de adrenalina, combinados com efeitos especiais realmente impressionantes, em uma história simples e muito fiel aos quadrinhos originais, coisa rara nesse tipo de adaptação.
E foi uma aposta arriscada, já que o herói era até então pouco conhecido do grande público. Eu mesmo nunca fui grande fã do personagem, apesar de ter na infância acompanhado algumas HQs. Só que o filme é tão bom que ultrapassa qualquer barreira de antipatia, muito devido à interpretação brilhante dada ao protagonista. Sempre achei que um cara como o Robert Downey Jr. merecia uma grande chance (apesar de todas as cagadas que ele já havia feito com a carreira), e aqui ele brilha mesmo, encarnando um Tony Stark carismático, irônico e que nunca se leva muito a sério. Graças a esse filme, sua carreira decolou, e ele é merecidamente um dos maiores astros do momento. Algo incrível partindo do fato que o cara era considerado “o maior talento desperdiçado” da história de Hollywood. Destaco também Jeff Bridges, muito bem como o ganancioso e dissimulado sócio do herói.

Merece estar no TOP 250 IMDB? Sim, pois é um grande filme, diversão descompromissada executada de forma magistral, repleta de referências nerd para futuras realizações e muita inteligência. Com o seu sucesso, a Marvel encheu a guaiaca de dinheiro, iniciou um processo de filmagens industrial e, infelizmente, até agora não entregou nenhuma outra obra à altura. Homem de Ferro é obrigatório para todo nerd que se preze e serve como paradigma do que devemos exigir de um filme pipoca. Mesmo de faixa branca, a vitória é por nocaute.
Nota: 8,5 - por Batman.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...
Sala da Liga Nerd IMDB

Mulher-Gavião - Dayane Ambos “- Um filme que encanta por sua fidelidade a nós, nerds de plantão, diverte com seu humor na dose certa e emociona com muita ação, aventura e aquela pitadinha básica de romance (que na minha opinião não pode nunca faltar). Não é a toa que Homem de Ferro virou campeão de bilheterias e melhor filme do gênero que vi em muito, muito tempo.
É com certeza uma boa pedida para se ver sozinho, com os amigos ou mesmo com toda a família porque afinal é um filme de super-herói pipoca... Mas vamos combinar que é de longe um outro nível de pipoca, né?”
Nota: 9,0 - Mulher-Gavião.

Lanterna Verde - Guga Paranhos
“- Eu gosto das adaptações de filmes baseados em super-heróis e videogames. Gosto também de filmes que discorrem sobre tecnologia com bons efeitos especiais, etc. Sendo assim quando chegou o dia da estréia eu era um dos primeiros da fila, a expectativa subindo pela garganta e só não me sufocando por que eu a empurrava de volta com pipoca e refrigerante. Gostei do filme, não só pela boa direção de Jon Favreau, mas também pela excelente atuação de Robert Downey Jr. que parece ter incrustado no corpo o personagem Tony Stark.
O enredo me prendeu a atenção e os 120 minutos passaram num piscar de olhos. Bateu e valeu, o filme enche os olhos de quem procura esta mistura (super-heróis + efeitos especiais).”
Nota 8,5 – Lanterna Verde.

Super-Homem - Leandro Avila
“- Quem que, apaixonado por quadrinhos como eu, não se entusiasma de forma até infantil ao saber que algum de seus heróis terá uma adaptação para a telona? Quase que inacreditavelmente, Homem de Ferro (que na verdade é de ouro e titânio) conseguiu ser na minha opinião a melhor, até então, versão de herói solo da Marvel, desbancando inclusive o “querido de todos”, Homem-Aranha.
Apesar de ser um bom filme, infelizmente ele não consegue alcançar o mesmo patamar do único super-herói que está na lista do IMDB: o Batman do diretor Christopher Nolan. Se parece injusta a comparação, ainda há uma esperança para o “herói de lata” entrar para o TOP, pois a boa impressão deixada pelo primeiro filme pode tornar-se emblemática em sua continuação Homem de Ferro 2. É aguardar para ver! ”
Nota: 7,9 – Super-Homem.

Aquaman - Léo Feck
“- O filme veio para modificar minha opinião de que adaptações de HQs têm sido fracas e decepcionantes, e superou as minhas expectativas concebidas antes do filme. Ótima produção, efeitos especiais, trilha sonora e uma belíssima atuação do ator Robert Downey Jr. O filme merece total respeito e atenção.
Assistir ele foi uma experiência muito divertida, me senti animado, esperançoso com o futuro do gênero e, principalmente, adorei a armadura desse guerreiro... Certamente teve a mão de Posseidon na sua manufatura...”
Nota: 8,5 – Aquaman.
Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

7 comentários:

  1. Excelente blog, parabéns pela idéia bem sacada, pelo cuidado com o texto e pela coragem em assumirem essa jornada!!!
    Virei fã e estarei sempre aqui!!!

    ResponderExcluir
  2. Estamos ae, gostei do blog e do texticulo. Apoio a iniciativa. Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, o blog promete ser uma referência para os amantes do cinema da língua portuguesa até o momento. Gosto muito do personagem do Homem de Ferro, sou um seguidor deste personagem, e admito que foram poucos os comentários que fez justiça ao filme e ao elenco, sobretudo Robert Downey Jr.
    Mas uma vez parabéns....

    Homem de Ferro 50 Anos - 1963-2013

    ResponderExcluir
  4. Baita Filme!!! Recolocou o Robert Donwey Jr. de novo no mapa cinematográfico e deu uma nova perspectiva para os filmes baseados em HQs.

    Me lembro do pouco lembrado Capitão América da década de 80, apesar de achar legalzinho nem se compara com Iron Man.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olha que filmes baseado em quadrinhos eu sempre fico com pezinho atraz mas esse é magnifico a historia o filme Robert Donwey Jr concerteza esse filme foi um divisor de aguas na carreira dele

    ResponderExcluir
  6. Olá DaniB,
    Seja sempre bem vindo a fazer comentários.
    Volte sempre, pois pra nós da Liga é um prazer recebe-lo.

    Lanterna

    ResponderExcluir
  7. Gostei de Homem de Ferro (Nota 8), acho que por causa da origem do personagem e Downey Jr.
    Já o Homem de Ferro 2 foi uma decepção enorme, mesmo contando com Mickey Rourke.

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!