" - O filme que iniciaria a nossa escalada era, por coincidência, uma obra nerd. Poderiamos ter início mais apropriado? Afie suas tesouras e venha conosco conferir esse clássico moderno...”
Nota IMDB: 8,0. – Nossa Nota: 7,9.
1990, EUA - Drama / Fantasia / Romance -

Diretor: Tim Burton – Os Fantasmas se Divertem (1988), Batman (1989), Peixe Grande (2003).
Elenco: Johnny Depp, Winoma Ryder, Dianne Wiest, Alan Arkin.
Sinopse: um homem extremamente gentil, que tem tesouras no lugar das mãos, se apaixona por uma bela garota adolescente.

Tendo uma tendência ao gótico, extremo e bizarro, graças a forte influencia que os filmes de terror trash tiveram em sua infância, nenhuma de suas obras pode ser acusada de falta de identidade, compondo em conjunto um universo povoado de seres estranhos, nobres e emotivos. Um ano depois de dirigir o meu filme e se transformar no diretor sensação da época, ele nos trouxe Edward que, com suas mãos-de-tesoura, é o exemplo mais pessoal e bem acabado dessa brilhante imaginação.
O filme tecnicamente é espetacular, repleto de detalhes que nos fazem sorrir só pelo fato de estarem lá, como a estupenda direção de arte que traz uma vila colorida contrastando com o herói em preto e branco e a trilha sonora excelente. Mas assistir a essa fábula dark vai muito além de questões técnicas. Ela fala ao coração de todos nós, em sua crítica acida e implacável ao infelizmente mundo estragado que nos cerca.
Sem apelações, o filme consegue extrair emoções genuínas de quem o assiste. Mesmo sendo uma revisão da estória do Frankenstein e usar o mote tradicional dos filmes de terror (aonde o perigo normalmente é a inveja e a cobiça das pessoas, não o monstro), o roteiro cria situações legítimas em que é impossível não se sensibilizar com esse herói gentil e inocente.
Revisitar o filme, depois de alguns anos, me fez perceber que acima de tudo ele é uma verdadeira obra de arte. Acho que isso vai pontuar todo esse nosso projeto: o cinema é a forma mais mágica de experimentar sentimentos e cada minuto é capaz de trazer de volta nossos momentos mais queridos. Como aquela noite no cinema. Como “A Marca do Zorro”.
Merece estar no TOP 250 IMDB? “Sim, pois é a melhor realização de um diretor brilhante artisticamente, tem uma atuação magnífica de Johnny Depp (iniciando uma longa parceria com Tim Burton) e marca profundamente quem o assiste. Bem que ele poderia ter toda essa inspiração um ano antes...”
Nota: 8,0 - por Batman.

Um conto de fadas moderno muito divertido, que propicia um misto de alegria e tristeza e remete-nos a tenra infância! Para mim, a melhor criação do diretor Tim Burton.”
Nota: 7,8 – Super-Homem.

Inesquecivelmente carismático e interpretado muitíssimo bem pelo talentoso galã Johnny Depp, o personagem tornou-se inconfundível e marcante, elevando o filme a um clássico do cinema. Gancho, papel e tesoura...”
Nota: 8,0 – Aquaman.

Nesse reencontro pude perceber que sua magia continua me tocando, talvez não tanto quanto naquela época (afinal desta vez não chorei), mas de uma forma especial. Foi muito bom recordar tantos sentimentos. E acima de tudo, é um ótimo filme.”
Nota: 8,5 - Mulher-Gavião.

Johnny Depp teve um otimo desempenho no papel do personagem, e é um dos pontos altos do filme. Gostei do trabalho de maquiagem, as cicatrizes no rosto de Edward eram bastante reais e lhe davam um toque especial. Isso me fez pensar em como era duro o seu dia a dia, em como as tarefas simples (como ir ao banheiro ou lavar o rosto) deveriam ser um martírio para ele.
Mesmo assim, sua performance e a boa construção do personagem principal não consegue evitar que o filme seja mediano, pois o problema maior é a sua história. Achei ela requentada de outros filmes que já havia assistido, sendo mais do mesmo. Filme simpático, e só isso.”
Nota 7,0 – Lanterna Verde.
Assista também:
© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.
Aaa, merece um 9 pelo menos...
ResponderExcluirFala Cleidson!!!
ResponderExcluirPois é, as notas do projeto são uma média das opiniões dos autores. Nesse caso, foi parecida com a minha nota individual, mas as vezes fica muito diferente.
Como todo o grupo, discordamos em uma série de fatores, mas esse talvez seja o principal. Faz parte de trabalhar em conjunto.
Mas como tu podes ver, a Mulher-Gavião tem uma opinião parecida com a tua. Quero te agradecer a visita, e fica a vontade pra sempre comentar aqui. Grande abraço;
A nota do Lanterna Verde não é justa, na minha opinião. 7,5 até vai, mas 7,0?!
ResponderExcluirBem, gosto é gosto.
Maneiro o blog.
Eu tenho em mente(há um tempo): Assistir aos 20, 25 melhores filmes da década de 90; Depois os dos anos 2000, etc. Do IMDB.
Cassiano, Boa Tarde!
ResponderExcluirSobre o filme, o que poderia te dizer? Concordo com voce, gosto eh gosto, as vezes dentro do grupo mesmo a gente enfrenta esse problema. Mas fico muito feliz que tenha deixado seu comentario e sempre sera bem vinda a sua opiniao. Venha participar com a gente desta aventura.
Lanterna Verde.
Eu assisti esse filme inúmeras vezes na sessão da tarde, e me lembro de ser bem novinho com uns 4 anos assistindo ele, óbvio fez parte da minha vida. Considero o melhor filme de Tim Burton, e como o autor do post disse, ele poderia ter tido toda essa magnitude no Batman que veio anteriormente.
ResponderExcluirE aí, Eric, beleza?
ResponderExcluirPois é, infelizmente ele não teve o mesmo pique no Batman original, apesar de eu ter adorado o filme na época e ainda gostar dele. Mas também tem o lance criativo, não é todo mundo que consegue se manter autoral em projetos que envolvem tanta grana e pressão do estúdio. Tim Burton já comprovou que não trabalha bem assim, vide A Fábrica de Chocolates e o atual Alice, muito aquém do resto do trabalho do diretor.
Cara, obrigado por vir aqui, volta sempre! Se ativares o teu perfil ou deixar email, vou sempre ter o maior prazer em te responder pessoalmente. Grande abraço;
Obrigado pela boa recepção, fico realmente grato. Pretendo sempre estar aqui pra comentar um filme que eu tenha visto e ver alguns que eu não vi ainda. Já consegui o A Princesa e o Plebeu, só falta assistir quando tiver um tempo.
ResponderExcluirAbraço.
Concordo com a média geral de merecer um 8. Tim Bourton tem esse estilo marcante de cenários coloridos, pessoas divertidas a alegres contrastando com um clima sombrio. A fotografia é muito boa e realmente J. Deep encarnou o personagem, talvez seja por isso que essa parceria tenha se firmado desde entao... Alguns deslises pelo meu ver como forçar a barra com Piratas do caribe 1, 2, 3 e 4..rsrs mas no geral essa parceria vem dando muito certo.
ResponderExcluirSó um adendo ao comentário acima. Sobre ter forçado a barra com Johnny Deep em Piratas do Caribe. Não é que acho que realmente forçou, porque o resultado final foi bom, mas na minha concepção Edward Scissorhands é a melhor atuação de Johnny Deep.
ResponderExcluirAmigos:
ResponderExcluirRafael: bem vindo ao nosso blog, velho! Definiste o estilo de Burton mesmo, sempre o exagerado e gótico, com seus personagens memoráveis e desapego ao realismo.
Certamente o desempenho de Depp aqui pavimentou o caminho da longa parceria da dupla, mas nada do que foi feito superou Edward, na minha opinião.
Nine: eu concordo contigo, Depp é um ator soberbo, mas como todos os seus contemporâneos precisa equilibrar obras autorais e independentes com seus blockbusters eventuais. E quando o cara faz um, é um Capitão Jack Sparrow da vida, o que acaba salvando ele da ruindade do filme em geral.
Obrigado a vocês por virem aqui perder um tempo com a gente!!! Valeu demais, essa força é que faz toda a diferença pra nós!
Grande abraço;
Pô pessoal, este filme não é só clássico e nostágico, é uma obra-prima que merece nota 10, pelos feitos técnicos e narrativos extremamente originais e corajosos. Desde quando pegar referências de outros filmes ou arte é ruim, é somente a base pra se criar algo novo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou adorando o blog, bem legal mesmo!
ResponderExcluirEsse filme foi um dos que marcaram a minha infância,Ainda assisto e sempre fico fascinada, adoro o Johnny Depp e os filmes dele em parceria com o Tim Burton.