" - Tom Cruise já era um astro, mas queria ser respeitado. Dustin Hoffman precisava de um desafio à altura do seu talento, para voltar a ser uma grande estrela. Juntos, eles tornaram esse filme uma emocionante lição de vida... Venha nessa viagem conosco!”
Nota IMDB: 8,0. – Nossa Nota: 8,2.
1988, EUA - Drama / Road Movie -

Diretor: Barry Levinson – O Enigma da Pirâmide (1985), Sleepers - A Vingança Adormecida (1996), Vida Bandida (2001).
Elenco: Dustin Hoffman, Tom Cruise, Valeria Golino, Bonnie Hunt.
Sinopse: o pai do yuppie egoista Charlie Babbit deixa uma fortuna de herança para o seu irmão autista Raymond, e apenas uma ninharia para ele. Tentando reverter isso, ele faz uma viagem pelo país com o seu récem descoberto irmão.

O filme parte de uma premissa simples e até mesmo pouco original, a redenção que o amor causa na vida das pessoas, quando obrigados a aprender a aceitar diferenças enquanto compartilham um tempo juntos. Porém, o que poderia se tornar mais um draminha sem graça recebeu o poder de um furacão: Dustin Hoffman. Dificilmente superada, sua atuação no filme como um inocente autista (que é um gênio matemático) mostra a melhor interpretação que alguém pode fazer na vida. Ele mergulha num personagem complexo repleto de maneirismo, frases improvisadas e total entrega. Independente dos prêmios que o filme conquistou (como o Oscar de ator e filme), cada frame é marcado pela sua presença fantástica.
Com esses predicados, temos aqui uma emocionante jornada de reencontro entre dois irmãos, aonde um carrega exatamente o que o outro precisa: amor para o doente e um sentido para a vida para o egoista. Já na vida real tivemos o respeito para uma estrela e o reconhecimento que um dos melhores atores do mundo sempre mereceu. Um filme completamente voltado aos personagens, e que marca por sua sensibilidade.”
![]() |
"Oh-oh! Mesmo que eu não ganhe na roleta, o Oscar é meu!" |
Merece estar no TOP 250 IMDB? “Como filme, acho que minha memória afetiva é melhor guia para dizer que sim. Assistir novamente depois de maduro me deu a impressão que o filme envelheceu mal, senti algumas deficiências narrativas que deixaram um pouco negativada a avaliação final. Meu coração amargurado de Cavaleiro das Trevas, porém, foi vencido pelas excelentes atuações. É chato ser o Batman de vez em quando...”
Nota: 7,5 - Batman.
- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Assistindo ao filme notamos muitas dificuldades em lidar com pessoas que tem necessidades especiais e isso também causa reflexão, afinal, como eu faria se fosse na minha família? O filme é bom e recomendado a todos.”
Nota: 7,0 – Lanterna Verde.
“Perfeito é a palavra certa para definir este filme excelente! Através de uma estória emocionante, acompanhamos os personagens durante suas importantes transformações, tratando de temas universais como ganancia, reencontros e a construção de laços familiares. Os dois irmãos enfrentam mais do que o problema psiquiátrico do mais velho que é autista, ou os problemas financeiros do mais novo, superam também suas próprias e aparentemente intransponíveis limitações pessoais.
Dustin Hoffman está mais do que brilhante, com uma atuação surpreendente, encantadora e envolvente. O filme é dele, apesar de Tom Cruise também estar ótimo, mas seria até covardia querer comparar.”
Nota: 8,5 - Mulher-Gavião.

O longa conquista qualquer pessoa por conseguir de forma simples mostrar o quanto é frágil e complexa a mente humana, construindo uma história tocante, envolvente e emocionante, utilizando praticamente apenas dois personagens. Magnífico, sensacional, imperdível, e se ainda não viu, não perca tempo...
Nota: 8,6 – Super-Homem.

Falando no lado técnico dessa obra, a fotografia é belíssima, a trilha sonora é maravilhosa e Barry Levinson foi tão feliz ao dirigir esse longa-metragem que também levou uma estatueta pra casa. Se fosse somente pela atuação de Hoffman eu daria nota 10.”
Nota: 8,3 – Aquaman.
Assista também:
© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.
Devo dizer que esse projeto é uma das coisas mais interessantes que já vi nos últimos tempos; Acompanharei desde já. Percebe-se que foi algo muito bem pensado, e mais do que ver os filmes e comentá-los, traz todo um leque de detalhes ( fita, prêmio totoro, podcast, etc), que só engrandecem o projeto.
ResponderExcluirTambém tenho um blog (O Mundo dos Cinéfilos) e sei a dificuldade que é conquistar freqüentadores, por isso, quando se vê um belo projeto como esse, só me resta dar uma força no que me é possível. Já está adicionado aos blogs relacionados ao meu, e em qualquer coisa que eu puder ajudar, não hesitem em me avisar. Abraço.
Dr. Soup:
ResponderExcluirAmigo, é em momentos como esse que todo o trabalho e esforço que a gente dispende pra fazer um projeto simples e humilde como o nosso atingem sua plenitude no sentido de valer a pena. Teu blog é excelente, sou fã de vocês mesmo. Inclusive ele já estava nos nossos favoritos, como tu deve ter visto.
Então, vir de um cara como tu essas palavras de força me deixam muito gratificado. Valeu mesmo por tudo, e te digo o mesmo: conta sempre com a gente no que for necessário!
Espero que tu faça a jornada conosco, e desde já conto com teus comentários e opiniões pra fazer a gente estar sempre no rumo certo.
Sucesso, meu velho! Grande abraço;
PS -Teu avatar do They Live é muito bom... Esse é um dos meus filmes favoritos e a minha banda usa um trecho desse clássico durante uma das músicas, que fala sobre uma invasão alienígena. Se tu curtir metal, me avisa, que eu te envio ela!
Grande filme, extremamente bem feito e executado.
ResponderExcluirMerece ser visto e revisto!
Abraços
Rain Man é um filme lindo,
ResponderExcluire Dustin Hoffman conseguiu carregá-lo nas costas, fazendo com que, na minha humilde opinião, as outras atuações( até mesmo a de Tom Cruise, que foi indiscutivelmente muito boa) se tornasse apenas um apoio para Raymond Babbit.
O interessante é que esse filme me foi indicado pelo meu irmão, e foi apenas uma coincidência, mas nós 2 temos uma relação muito boa, e até hoje esse é um filme que me lembra muito dele.
Rain man muito bom filme provou que Tom Cruise não era so um rostinho bonitinho Dustin hoffman deu um show nesse filme de interpretação...
ResponderExcluirBaita Filme. Dustin Hofmann matou a pau. Acho que foi a melhor interpretação dele no cinema.
ResponderExcluirE aí, pessoal, tudo beleza? Curtindo o blog?
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita!
Realmente o filme é do Hoffman, e depois desse ele nunca mais entregou uma interpretação à altura, sendo assim pra mim o ponto alto da carreira dele. Antes do Rain Man temos alguns excelentes trabalhos, mas mesmo assim, fico com o Raymond.
Cada dia a gente da Liga fica mais feliz em ver vocês participando, muito obrigado mesmo. Grande abraço;
Sem dúvidas o filme tem seus méritos. Mas em se tratando de distúrbios mentais, acho que Sean Penn em I am Sam dá de 10 x 0. Fico com a impressão de que Hoffman quis de alguma forma resgatar traços de seu personagem em Papillon (excelente filme, por sinal) e se perdeu um pouco. Gosto muito mais do Hoffman em Kramer vs Kramer.
ResponderExcluirMuito legal o blog de vcs.
Tenho um blog com proposta bem diferente, mas lá tbm tem um post sobre filmes ("Mudando de assunto" é o post), se quiserem dar uma olhada.
Abraços
Pedro:
ResponderExcluirCara, obrigado pela visita. Gosto do I am Sam também, mas o Rain Man, na minha opinião, é mais filme.
E a atuação do Hoffman segue com a sua palheta habitual aqui, porém atingiu seu ápice. A gente sempre vai notar outros personagens quando avalia um ator pela carreira, né? O que só demonstra o quanto ele se superou para fazer seu papel definitivo.
Agora, deixa eu te agradecer pela visita e pelo comentário bem embasado. Isso é o que torna o blog muito mais interessante pra quem visita, opiniões bem construidas como a tua!
Grande abraço, volta sempre que a casa é tua!
Parabéns pelo projeto, seu fã de filmes e de listas, porém assisto mais filmes dos últimos 20 anos, do top 250 creio q devo ter visto uns 90 aproximadamente, fora muitos que parei no meio. Rain Man está entre os que eu assisti mas assisti meio desanimado pq baixei dublado sem saber e ficar ouvindo o Justin Hoffman falar "definitivamente" umas 50 vezes durante o filme tava enchendo já, mas merece estar no top 250 até numa posição mais elevada eu diria, tá no meu top dos anos anos.
ResponderExcluirOlá Pedro, tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de te dar as boas vindas aqui no nosso blog, espero que tu estejas curtindo e continue nos acompanhando e comentando sempre que puderes, pois é muito bom ter fãs de cinema, assim como nós, acompanhando nosso trabalho. Obrigada pelos parabéns, mas nem precisa, pois apenas a participação de todos vocês já é mais do que um maravilhoso reconhecimento...
Quanto ao Rain Man, ou qualquer outro filme, assistir dublado realmente tira muito do seu valor, as dublagens quase sempre não se encaixam perfeitamente com o áudio original e isso dificulta um pouco para quem esta assistindo por isso aqui no projeto somos todos adeptos dos originais com legenda, exceto claro pelas animações onde as dublagens estão cada dia melhores e de mais qualidade.
Curti muito este filme e a atuação de Hoffman está simplesmente perfeita, também acho que estar no Top é mais do que merecido!!
Super Beijos!!