quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Especial - A Origem (Inception, 2010) -

A Origem (Inception, 2010)

" - Nossa grande aventura inicia hoje! Porém, nenhuma jornada cinematográfica seria completa sem o atual filme nº4 do top 250 IMDB. Ele entrou na lista após a nossa organização, mas fomos ao futuro fazer justiça e celebrar a nossa origem com um filme que representa tudo o que amamos na sétima arte!

Magnum Opus: a fotografia do filme é tão magnifica que parece ser uma obra de arte.Sinfonia: trilha sonora completamente memorável.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.
Adrenalina: impossível não aumentar seus batimentos cardíacos vendo esse filme.Entrega o que promete: bom ou ruim, tanto faz, esse filme cumpre com a promessa do cartaz.Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.Pipoca de Ouro: feito somente para ganhar dinheiro, esse filme acabou sendo algo mais.Respeito Nerd: cada detalhe desse filme foi feito pensando nos nerds de plantão.Seita: mais que filme, uma religião. Quem gosta, vira seguidor. Quem não gosta, vira inimigo mortal.

Nota IMDB: 9,1.Nossa Nota: 9,5.

2010, EUA - Ficção Científica / Ação / Suspense - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Christopher NolanAmnésia (2000), O Grande Truque (2006), Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008).
Elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Ken Watanabe.

Sinopse: em um mundo que existe tecnologia para entrar na mente humana através de uma invasão dos sonhos, um ladrão altamente habilidoso recebe uma ultima chance de redenção, mas isso envolve executar o trabalho mais difícil de todos os tempos: inserir uma idéia em um milionário.

Batman - Aparício NetoO que você procura quando vai ao cinema: se divertir? Se emocionar? Reencontrar coisas amadas perdidas no passado? Conhecer coisas novas? Admirar a forma mais interessante de arte do modo mais intenso possível? Uma desculpa para comer pipocas? Escapismo? Realidade?
Gostaria de começar a minha resenha levantando esses questionamentos ao querido(a) leitor(a), porque como todo apaixonado, posso perder um pouco do foco na razão durante a exposição do meu amor. Logo, me perdoem então, por favor. Mas voltando as questões acima, cada um tem seus motivos pessoais para assistir a um filme, e sem maniqueísmos, provavelmente pode responder “sim” para várias das perguntas acima, sem estar mentindo ou perdendo o foco. Isso é o amor à sétima arte, e nosso templo sagrado, o cinema, é o veículo que nos transporta para um mundo de fantasia e encantamento, aonde podemos por algumas horas viver uma outra vida, numa outra realidade. Como apaixonado, só tem uma coisa que realmente me incomoda no mundo do cinema: as pessoas que não avaliam com isenção obras que são tão geniais que conseguem cumprir com todas as metas propostas acima.

A OrigemEntão, ignore o que você leu sobre esse filme até agora, completamente. Tem muito crítico falando besteiras sobre A Origem, alguns por pura má vontade, já que os mesmos profissionais conseguem ver maravilhas em obras muito inferiores nos seus veículos de trabalho. E não desfaço a opinião deles, apenas acho um tanto contraditório culparem um filme pelo interesse que ele despertou no público ou exigirem um choque de realidade numa obra que edifica o amor ao cinema.
Inclusive, ignore também o que você está lendo aqui, e vá ao cinema hoje ainda assisti-lo. Depois comente o que achou conosco, queremos muito saber a sua opinião. Mas pense no que te leva até lá, na frente do telão, e eu duvido que você consiga achar algo negativo numa das obras mais fantásticas que o cinema já experimentou, sem exageros.
Isso ocorre porque Christopher Nolan, além de um gênio, é um dos caras mais generosos do mundo. Sabe, ele podia simplesmente fazer um filme extremamente complexo, sem maiores explicações, e suscitar teorias e discussões acaloradas durante anos. A crítica elitista ia aclamar, tornaria o filme mais cult ainda, e ia ter um monte de fãs, que normalmente se contentam com qualquer coisa, vide o revoltante final de Lost (série que é citada no filme).

A OrigemMas não, ele optou por deixar acessível a todos essa brilhante nova forma de ver a realidade, o que só prova que ele é disparado o melhor diretor dos nossos tempos. Trabalho após trabalho, ele se mostra mais competente, mais seguro e desafia ainda mais os paradigmas da indústria do cinema americano, com obras completamente autorais, vistas com ângulo próprio e originalidade. E não, não estou falando de botar algum ovo em pé, simplesmente de pegar algo que até já foi feito antes, mas reinventar de forma tão sensacional a ponto de ditar as regras para as obras posteriores. Foi o que ele fez com Batman Begins, e é o que ele faz aqui de novo: um blockbuster que prova ser possível unir qualidade e pipoca.
Montagem, trilha sonora, fotografia, efeitos especiais (que botam qualquer outro filme no chinelo) que nunca parecem ser efeitos especiais, elenco e argumento brilhantes. Toda a inovação que filmes como Avatar prometeram acontece aqui, de forma orgânica e priorizando o ato de filmar, contar uma história. E é uma baita história, com emoção, adrenalina, humor e cérebro, muito cérebro. Se os ladrões de idéias se deparam com seu maior desafio ao tentar incluir um pensamento num bilionário, nós, espectadores teremos outro: o de tentar parar de pensar no filme. Da preparação ao ato em si, temos um clímax de cerca de 40 minutos no filme, em 4 camadas distintas de ação, todas interagindo em perfeita harmonia, num trabalho impecável.

A Origem
O filme é incrível, estupendo. Tudo, tudo o que você pode desejar em uma película, ele entrega com potência máxima. Mas mais que isso, ele te surpreende a cada minuto, da forma mais marcante que uma obra fez nas últimas décadas. Na política do nosso site, não falamos muito sobre sinopses nem de forma alguma entregamos spoilers dos filmes, pois estamos focados nas emoções que sentimos assistindo essas obras. Sendo assim, posso dizer a todos, de coração aberto, que se quando era criança fiquei fascinado com aqueles filmes que via pela televisão, com a pulsação acelerada, tudo foi uma preparação para chegar ao ápice assistindo os dois últimos filmes de Nolan. Genial.

Merece estar no TOP 250 IMDB? Dos sete filmes que dirigiu, Nolan apareceu na lista do top 250 com cinco. Só a ótima estréia Following e Insônia não estão no top, mas também são ótimos. Ninguém representa melhor o cinema atual que a obra desse diretor que nos orgulha com sua coragem, mostrando que há sim luz no fim do túnel na era dos remakes e continuações idiotas no cinemão americano.
Partindo desse prisma, A Origem é possivelmente o filme da sua vida, até porque tem sua autoria em cada detalhe. Sim, merece estar em qualquer lista dos melhores que possa ser feita. Mesmo as seleções de obras que satisfazerem apenas a uma das perguntas que propus no início do texto...

Nota: 10 – por Batman, do futuro...


- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Se você achava que já viu tudo que a capacidade de Nolan e DiCaprio podem fazer, prepare-se para se surpreender: não perca mais tempo e vá correndo assistir a este filme. Simplesmente um dos melhores que vi em toda minha vida, e sem exageros. Não há absolutamente nada para pontuar negativamente, nem mesmo um “não entendi” já esperado em filmes mais cabeças.
Neste até as explicações saem espontaneamente, sem soarem forçadas. Tenho uma resistência enorme a dar nota 10, mas neste caso não pude resistir. É o máximo nas atuações, no roteiro, na fotografia, na direção das cenas perfeitas... É realmente o filme do ano, nada vai poder se comparar.
Agora, se você viu e não gostou, sinto lhe informar, pode haver um sério problema com sua percepção. Meu conselho? Procure um médico ou pare de ler as resenhas de alguns críticos...”
Nota: 10 - Mulher-Gavião, do futuro...

Super-Homem - Leandro Avila“- A obra é uma ficção científica muito bem elaborada pela genial mente do diretor e roteirista Chistopher Nolan, que poderia até causar inveja (se ainda estivesse vivo) a Philip K. Dick, o grande nome do gênero. Pautado na manipulação dos sonhos, a riqueza de detalhes e a sutileza em explicar toda a complexidade que poderia envolver esse tema, são as principais sacadas de A Origem, justificando assim os motivos pelo qual demorou tanto tempo (10 anos) entre sair do papel e chegar às telas.
Entre tiros, perseguições, lutas, efeitos especiais e ação, podemos também notar uma trilha sonora que dita a cadência do longa, e que só não tem maior destaque que o elenco. Apesar de notar algumas influências de outros filmes, é bem possível que estejamos diante de uma nova “mitologia” cinematográfica, mas isso, só o tempo dirá. Tenho preferência por outros títulos de diretor, mas indiscutivelmente esse é mais uma de suas obras-primas.”
Nota: 9,1 Super-Homem, do futuro...

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos“A obra simplesmente tira nosso fôlego pela sua grandiosidade. Ela consegue ser uma intrincada historia de ficção, com quebra cabeças surpreendentes e mesmo assim não deixar nenhum expectador com duvidas sobre o que acontece, ou tendo a necessidade de ler a respeito da trama para entender os fatos relevantes.
Minha opinião é de que o diretor foi um gênio! Quem disse que para ser bom, precisa deixar os menos favorecidos babando pelo canto da boca? Onde está escrito que é necessário fantasiar um elefante de abajur para o segredo ser legal?

O filme conta ainda com efeitos especiais de ultima geração, até o momento estou tentando entender como foram feitas algumas cenas. A montagem foi de tirar o chapéu, não deixou nada a desejar e tomamos conhecimento do que deveríamos tomar, na hora certa, preservando assim o suspense do filme.

O elenco é sensacional, contracenando de maneira primorosa em todos os momentos. Leonardo DiCaprio estava muito bem no seu papel, e olha que foi o segundo grande filme dele neste ano. Digo isso por que se preparar para fazer uma representação de alto nível leva tempo, mas o cara parece não ter limites, fico feliz que a cada trabalho ele mostre o quanto é bom.

Me senti recompensado em ter pago a grana na bilheteria. Valeu cada centavo. Esse é certo que terá um espaço reservado na lanterna por um longo tempo.”

Nota: 9,0 - Lanterna Verde, do futuro...

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

12 comentários:

  1. Aê!! ... finalmente...

    o filme é legalzin...

    gostei muito do "assista também"... Inception parece mesmo um mix de Matrix (pela 'confusão' mental) de Batman (pela estética 'Nolanesca') e Onze Homens (porque, na essência, Inception é um filme de golpe)...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito!!!
    É um filme longo, achei que seria cansativo mas ao contrário, o tempo passa muito rápido.

    Tudo esta bem, atuações, direção, história, tudo se encaixou pra formar um execelnte filme. Tem ação, suspense, drama e ficção.

    O Leonardinho de Caprio esta se tornando um ator maduro. Vale muito a conferida!

    ResponderExcluir
  3. Oba! o projeto começou!!!!
    gostei bastante do primeiro post, e eu adoro esse filme.
    parabéns a vocês pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. agora sinto que posso ccomentar o post com mais calma, já que já me apresentei no comentário acima...
    eu fui ver esse filme um pouco receoso, já que estava com a minha namorada, que odeia filmes de ação, mas a mesma, assim como eu, saiu maravilhada da sala de cinema. Nolan é realmente um gênio, pois ele consegue fazer filmes ótimos( meu favorito continua sendo amnésia), e essas obras-primas, conseguem atingir a todos, há quem ame, há quem odeie, mas definitivamente, a grande maioria assistiu, ou pelo menos ouviu falar...

    ansioso para o próximo post...
    Pedro Petribú

    ResponderExcluir
  5. Legal! O blog já está nos favoritos! Vou acompanhar de perto essa jornada!

    Abraço, e boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
  6. A Origem é pra mim o grnade filme de 2010 até agora. E boa sorte com o projeto de vocês

    http://omundodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Leonardo,
    Concordo contigo, realmente grande filme, grandes atuações. A unica duvida que tenho no momento é: a quantos Oscar´s o filme vai concorrer?

    Volte sempre e deixa teu comentário, aproveita também, caso não seja nosso amigo no Orkut, entra lá pra participar das discuções.

    Abraço!

    Lanterna

    ResponderExcluir
  8. Pedro, sinta-se sempre a vontade, a casa é nossa, mas feita pra vocês.

    Aqui na Liga a gente foi junto pra ver o filme, a minha reação foi sair do cinema em silêncio, pois ainda estava curtindo essa maravilha que foi o filme.

    Participa no orkut das nossas discuções e volta sempre.
    Obrigado pela força!

    Abraço!
    Lanterna.

    ResponderExcluir
  9. Inception é um dos melhores filmes que já assisti... Gostei de mais...
    É dificil eu não gostar de um filme que tenha a Ellen Page ou o Leonardo DiCaprio no elenco :D

    ResponderExcluir
  10. E aí, pessoal, tudo beleza! Muito obrigado pelas visitas!

    Bernardo, Ney e Pedro: vocês já fazem parte da Liga! Estamos sempre juntos!

    Leonardo: concordo contigo, é o filme do ano! Obrigado pela força, acabo de visitar o teu site, é excelente, parabéns! Já está nos nossos favoritos, meu velho!

    Arthur: bemvindo a Liga, cara! Inception é realmente incrível, espero que tu tenha gostado da minha resenha, porque é exatamente como me senti assistindo ele. Aparece sempre aqui, vai ser um prazer ouvir a tua opinião!

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  11. O melhor filme do ano de 2010. O problema é que não só muita gente não entendue o filme como o seu propósito! Filme q daqui alguns anos vai ser redescoberto pelos críticos!

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!