domingo, 14 de novembro de 2010

Top 214 - Rede de Intrigas (Network, 1976) -

Rede de Intrigas (Network, 1976)

" - O poder da manipulação da imprensa incomoda você? Você se sente escravizado pelo sistema econômico? Vale tudo para alcançar sucesso no capitalismo? Se você acha que não, e quer justiça, não chame a Liga: vá até a janela agora e grite - Eu fiquei louco e não vou mais aturar isso!

Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.Possessão: um artista desse filme perdeu sua vida própria e se tornou o personagem. Performance sensacional.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 8,4.

1976, EUA - Drama / Suspense - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Sidney Lumet12 Homens e uma Sentença (1957), Um Dia de Cão (1975), Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (2007).
Elenco: Faye Dunaway, William Holden, Peter Finch, Robert Duvall.

Sinopse: uma rede de televisão explora de forma sensacionalista um perturbado apresentador de telejornal que está tendo uma epifania sobre a mídia e a sua própria profissão.

Lanterna Verde - Gustavo ParanhosA historia apresentada no filme mostra a verdade por trás das câmeras: a televisão forma a opinião de grande parte da população, sendo responsável de certa forma por todo o sistema financeiro!
O ancora da rede UBS Howard Beale (Peter Finch), recebe a noticia de que vai ser aposentado por que o telejornal que apresenta está com índices de audiência muito abaixo do esperado. Após pensar sobre o assunto ele decide então, anunciar ao vivo, que vai se matar durante o programa na próxima semana. Esse é o estopim para a trama. É como se o Cid Moreira, decidisse cometer suicídio e transmitisse a informação no Jornal Nacional, a coisa toda alem de ser muito sensacionalista, traria o caos.
O assunto é pesado para a época, por que joga na cara dos espectadores toda a sujeira que rola nos bastidores, não só da imprensa, mas também das grandes corporações. Recebemos a informação de que somos guiados, como gado, para o abate. Consumimos o que está na moda, o que é dito como belo, mesmo que não nos agrade tanto. Fomos criados para assistir o que é certo e errado saindo da telinha, e com isso somos dependentes dela. Fica ali a previsão de todas as tranqueiras que nas próximas décadas, dominariam as audiências.
 
Rede de Intrigas (Network, 1976)
" -Calem-se, calem-se, vocês me
deixam louco!!!"
Premiadíssima, a excelente atuação do elenco é destaque, tendo recebido 4 Oscar’s: Ator, Atriz, Atriz Coadjuvante e mais um pelo Roteiro, alem de outros prêmios conceituados de outras indicações. Faye Dunaway estava mais uma vez espetacular, representando a determinada e amoral Diana Christensen.
Um membro da tropa, no setor 2813 já havia me falado sobre o filme, disse que era interessante e que eu deveria assistir. Agora com conhecimento de causa, concordo com ele, pois esta foi mais uma chance de ver as coisas como elas são, e não como nos entregam.”

Merece estar no Top 250? Acredito que só por ter tido a coragem de mostrar o engodo que se passa nas grandes industrias, principalmente televisivas, Rede de Intrigas merecia estar no top. Mas além disso, é um filmão!
Nota: 7,8 Lanterna Verde.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Batman - Aparício Neto"- Um filme incrível, visionário, maravilhosamente escrito e dirigido. Nunca vi um elenco tão bom em ação, com uma qualidade sobrenatural, fantástica. Oscars, possessões e estrelas para todo lado!
A história é uma grande sátira sobre os bastidores da televisão como instrumento de manipulação das massas. Assunto espinhoso e eventualmente, um tanto chato, por ser óbvio. Mas isso ocorre num filme arrebatador, que além de deslumbrante técnicamente, provoca grande reflexão quando termina, com sua pertubadora análise do que motiva realmente as ações da humanidade em nossos tempos, quando basicamente compramos a visão de mundo que nos é vendida diariamente, de forma pasteurizada pela televisão.
Que supervilões que nada, o maior inimigo a ser enfrentado está o tempo todo ligado, na nossa sala, nos lobotomizando. Mas agora tenho que ir, pois vai começar a minha novela...”
Nota: 9,0 - Batman.

Mulher-Gavião - Dayane Ambos" - O que um apresentador, artista ou uma emissora inteira são capazes de fazer para conseguir bons índices de audiência? Este filme nos mostra um pouco das loucuras que se passam por traz das câmeras dos nossos “queridos” programas de televisão e, por incrível que possa parecer, acredito tranquilamente em tudo que foi mostrado, até mesmo os atos mais enérgicos e desequilibrados.
Já tivemos varias provas em nossos canais abertos de que toda essa disputa e histeria pelo ibope realmente não tem limites e não importam as vitimas feitas ao longo do caminho, o que importa são os pontos alcançados. Apesar de Rede de Intrigas ser claramente uma sátira a este grande negocio e das corporações envolvidas, deixa um amargo na boca, afinal acompanhamos tantos absurdos quando ligamos a teve, são tantas câmeras escondidas que flagraram algo ou alguém, demonstrações publicas de qualquer coisa e tanta mídia em cima de tragédias que não sabemos mais aonde foi parar, ou se ainda existe, a dignidade de nossos jornalistas.”
Nota: 8,0 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila"- Sensacional! São surpresas como essa que torna a jornada do top tão emocionante. Rede de Intrigas é, em síntese, uma crítica a “desumanização” promovida pelos meios de comunicação, com discursos pomposos e diálogos inteligentes e bem argumentados.
O filme nos insere nos bastidores de uma emissora de televisão e, de forma paulatina, vai nos tornando cúmplices dos artifícios crescentemente infames em busca de lucro e de audiência. Personagens complexos e ecléticos em seus pontos de vista diante da vida e do trabalho (tal qual na vida real) são um atrativo a parte, arrebatadoramente bem construídos e interpretados. Realmente imperdível!”
Nota: 8,6 Super-Homem.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

Um comentário:

  1. Engraçado. Ontem mesmo (antes de ver o tópico) estava pensando em assistir a esse filme. Isso porque estou lendo um livro do Sidney Lumet, que se chama "Fazendo filmes" (muito bom, por sinal). Sem falar nas estrelas do filme. É de se esperar algo bom mesmo. Quando assistir, volto aqui e comento.

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!