terça-feira, 21 de setembro de 2010

Top 241 - Spartacus (1960) -

Spartacus (1960)

" - Entre na arena com o maior gladiador da história, Spartacus, e lute por sua vida! Como prêmio, você vai conhecer a incrível jornada de um escravo que virou um herói à altura de qualquer Liga da Justiça!

 
Chefão: filme definitivo. Nenhuma obra posterior foi o mesmo depois deste.Superação: mesmo com todas as dificuldades do mundo, o filme ficou ótimo.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,3.

1960, EUA - Aventura / Drama / Épico - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Stanley Kubrick2001: Uma Odisséia no Espaço (1668), Laranja Mecânica (1971), O Iluminado (1980).
Elenco: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons, Peter Ustinov.

Sinopse: o escravo Spartacus lidera uma revolta violenta contra o decadente Império Romano.

Lanterna Verde - Gustavo ParanhosEste filme ganhou 4 estatuetas do Oscar e com certeza marcou sua época. Ele é grandioso em sua realização, pois devemos lembrar que naquele tempo não existia computação gráfica e as batalhas com milhares de “soldados” (como vistas no filme) eram filmadas de verdade, exaustivamente, para que no final o sucesso fosse alcançado. Estes aspectos, ao meu ver, foram o que fizeram dele uma obra tão renomada, servindo de parâmetro para outros tantos épicos históricos baseados na Roma antiga com o passar dos anos.
Não percebi muito sentimento nas atuações do elenco, pareciam um tanto frios para a câmera enquanto atuavam. Kirk Douglas, que faz o papel do escravo que se torna herói, Spartacus, não se destaca e mantem a mesma feição nas cenas românticas e nas de batalhas. Isso em minha opinião foi lamentável, pois fez com que o filme não rendesse tudo o que poderia. Lembrei-me do aclamado Alberto Roberto (Chico Anísio) enquanto assistia.

"- Presente: o tridente do Aquaman!"
Salvo como exceção o modo de atuar de Sir Peter Ustinov (Batiatus), o gordo comerciante de gladiadores que cativa por sua covardia. Me peguei rindo em alguns momentos ao assistir alguns de seus atos de ganância e servidão ao mais poderoso.
A adaptação para o cinema teve pelo menos uma falha critica: o fato que colocar Spartacus sendo um escravo desde criança. Isso me chamou a atenção, pois acredito que um cativo de nascença não teria capacidade de controlar um dos maiores exércitos já criados. Já da parte técnica cinematográfica, não tenho reclamações, se tivesse que definir o filme com apenas uma palavra, esta seria: grandioso!

Merece estar no TOP 250 IMDB? Mesmo contextualizando o filme em seu tempo e levando em consideração sua grande influência nas obras subsequentes, não concordo que ele esteja no Top 250 IMDB: a historia é boa, mas a atuação é fraca, não me emocionou, e não me prendeu.
Nota: 7,0 – Lanterna Verde.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

 
Aquaman - Leo Feck
“Para a minha felicidade, Spartacus me surpreendeu bastante, mesmo com as três horas de duração. Deve-se isso a Stanley Kubrick, que o dirigiu de maneira inspiradora. Somado a uma trilha sonora um tanto psicodélica, ele consegue deixar o filme com uma aura mais pesada, forte e triste do que naturalmente o longa teria... A obra tem suas partes negativas, como as cenas e diálogos longos, desnecessários em vários momentos, mas nada que pudesse tirar o foco de toda a importância e respeito que o filme tem na história do cinema.
É visível como os atores em sua época se doavam ao extremo, a cada instante se superavam para que o filme se tornasse o mais real e crível. Em vários momentos foi possível acreditar que algumas cenas tiveram erros de gravação (como os tombos), até perceber que na verdade tudo fazia parte da encenação. O que poderia falar dos personagens fundamentais desse épico? São tão bem incorporados por seus regedores que me fazem querer odiar Marcus Crassus, o vilão, idolatrar Spartacus, nosso herói, e me apaixonar por Varínia, a nossa mais bela escrava. Não é a toa que virou um clássico...”
Nota: 7,7 Aquaman.

Batman - Aparício Neto“- O primeiro filme “chefão” da lista chegou. É indiscutivel a influência de Spartacus para a história do cinema e de outras mídias (como a televisão, que está exibindo um seriado baseado nele agora mesmo). Além de definir os limites dos dramas épicos modernos, foi um dos primeiros a mostrar a realidade do contexto histórico, com gente suja, a sexualidade mais permissiva (ainda não influenciada pelo catolicismo) e a depravação extrema dos governantes.
A direção é soberba. Stanley Kubrick é um cara que vamos ver seguido aqui no top, e os filmes dele que não estão aqui são incríveis também. Admito que sou fã incondicional do seu trabalho, acho quase tudo o que ele fez sensacional. Spartacus é um filme imperdível, técnicamente irrepreensível e ainda traz o Batman da época honrando o sentimento heróico que habita o coração humano...”
Nota: 9,0 - Batman.

Mulher-Gavião - Daya Ambos“Um ótimo filme, apesar de extenso e até um pouco cansativo. É preciso assisti-lo com muito boa vontade e sem pensar nas três longas horas que virão pela frente. Acreditem em mim quando digo que valerá a pena cada minuto, tem até um intervalinho no meio para dar uma esticada nas asas (mais uma coisa boa dos filmes daquela época).
Ele é uma obra prima e serviu de pilar para muitos outros que também abordam este tipo de temática. Com a atuação brilhante de Kirk Douglas no papel de Spartacus o filme convence, emociona e envolve, nos transportando para todas as batalhas travadas pelos escravos e gladiadores contra o Império Romano. As batalhas são lindas (principalmente a ultima), e podemos notar com clareza todo o cuidado utilizado na elaboração de cada cena. A fotografia encanta, os personagens são muito bem trabalhados, a trilha sonora é perfeita para um épico e a direção é incrível. Sem duvida um dos melhores dramas históricos que já foram feitos.”
Nota: 8,0 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro AvilaLembro de ter assistido este épico ainda muito jovem, no tempo em que eu era uma criança na pequena e pacata cidade de Smillvile. Pouco me recordava do filme, mantinha apenas um entusiasmo pelo nome emblemático de Spartacus e nada mais. Rever o filme foi uma grata oportunidade de passar a limpo o enredo e manter de forma consciente a mesma impressão do herói. Nessa volta ao passado, fiquei extremamente comovido e impressionado com a história que só não foi mais trágica porque não foi o foco principal dado ao épico. A luta por um ideal ou por um sonho, apesar de todas as adversidades, é um feito admirável, heróico, que pude constatar tanto no personagem quanto na realização do longa-metragem de Stanley Kubrick, carimbando assim, de forma contundente, sua permanência entre os clássicos do cinema. De negativo, a única coisa que ficou foi o perturbador sentimento de tristeza ao constatar de quanto é desumano o “nosso” passado histórico...”
Nota: 8,1 Super-Homem.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. Assisti à Spartacus recentemente, e gostei bastante do filme. sou uma pessoa bastante ansiosa, por isso tenho dificuldades em assistir filmes grandes, achei Spartacus extremamente longo, mas é possível de assistir ao filme numa boa.
    gosto bastande de Kubrick, sou bem suspeito pra falar do mesmo, mas Spartacus é um filme de uma qualidade incrível, a trilha sonora, as batalhas, tudo pensado nos mínimos detalhes.
    também gostei bastante de todo o elenco, mas confesso que talvez o papel de Spartacus ficasse melhor com outro ator, não engoli muito Kirk Douglas nesse filme, e me dói um pouco falar isso.
    também senti falta de um aprofundamento maior em alguns personagens, como por exemplo alguns outros gladiadores do ludus de Batiatus, e até do próprio Batiatus.
    sou fã do seriado Spartacus, atualmente exibido pela Starz, e preciso dizer que a melhor personagem do seriado n existe no filme, Lucretia, a mulher de Batiatus...
    também senti falta da ascenção de Spartacus como guerreiro, antes da revolta dos escravos, mas é cada um cm seu roteiro, e cada roteiro com suas qualidades, esse sem dúvida é um filme que marcou uma época, e até hoje marca cinéfilos de várias gerações, como posso dizer que me marcou.

    ResponderExcluir
  2. Bah, Kubrick é Kubrick né... nem tem o que dizer. Não é meu favorito dele, mas é filmaço. Só se alonga um pouco mais que o necessário, mas...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do filme, mas realmente eu o achei longo demais...
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Galera, obrigado pelas visitas!
    Eu acho que uma das maiores qualidades do Kubrick como cineasta foi sempre dar o tempo certo para os seus projetos, contando a história da maneira e com a cadência que ele julgava correta, sendo sempre tão pessoal e autoral em tudo o que fez.
    Então, pra mim a duração do filme foi perfeita. Talvez, se um dia vocês tiverem a oportunidade de reverem ele, como eu fiz, isso fique ainda mais evidenciado.
    Obrigado pelos comentários! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!