quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Top 247 - Esse Mundo é um Hospício (Arsenic and the Old Lace, 1944) -

Esse Mundo é um Hospício (Arsenic and Old Lace, 1944) 

" Uma comédia de humor negro com 66 anos de idade que ainda consegue se manter no Top 250 é a prova que há algo realmente errado com o mundo? Não seja louco de perder a chance de descobrir...


Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Hilariante: gás hilariante na sua sala não faria você rir tanto.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 7,7.

1944, EUA - Comédia / Suspense - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Frank CapraA Mulher Faz o Homem (1939), A Felicidade Não se Compra (1946), Dama por um Dia (1961).
Elenco: Cary Grant, Raymond Massey, Jack Carson, Peter Lorre.

Sinopse: Um crítico de teatro aprende no dia de seu casamento que suas amadas titias são na verdade maníacas homicidas, e a loucura corre no sangue de sua família.

Super-Homem - Leandro AvilaAntes de tudo, sou obrigado a confessar que ao assistir esse filme trazia comigo um certo temor e, porque não dizer, até mesmo preconceito de “enfrentar” filmes muito antigos e em preto e branco. Descobri com Esse Mundo é Um Hospício que esses preceitos eram infundados, tamanha foi a satisfação que a obra me proporcionou. E não precisei voltar no tempo girando o mundo ao contrário para me sentir bem ambientando com o período em que foi produzido. Surpreendente.
Numa época onde os recursos técnicos eram limitados, o grande trunfo do filme é o excelente roteiro que foi adaptado de uma famosa peça teatral. Mesmo com as imposições teatrais de espaço e quantidade de personagens, o diretor Frank Capra tem seu mérito ao manter um ritmo dinâmico ao longa-metragem, sem deixar cair o pique em suas quase duas horas. Também não poderia deixar de citar o grande astro, Cary Grant que, desconhecido até então por mim por suas atuações, mostrou-se um excepcional astro juntamente com o restante do elenco. Infelizmente já falecido, ele deixou muitas saudades pelo seu legado no cinema.

"O que a gente não faz para fazer
parte do top 250..."
A comédia foi precursora de uma linha de filmagem embasada no teatro ao usar quase que exclusivamente um só cenário. Notadamente inspirada na “A Comédia dos Erros” de Shakespeare, também serviu de referência para as sitcoms americanas e programas nacionais como “Sai de Baixo” e “Toma Lá, Dá Cá”. Com um tema que nunca deixa de ser atual (casamento, família e manias estranhas), é uma fantástica chance para descobrir um dos alicerces do humor atual e em quem os astros de hoje em dia se inspiraram para construir suas performances.

Merece estar no TOP 250 IMDB? É com pesar que digo que não! Acho que comédias, de maneira geral, não costumam ter elementos que despertem o sinal “inesquecível” na minha cabeça, até por serem construidas de forma à nos divertir e fazer rir, não para causar maiores reflexões. Esta, em particular, não obteve o fascínio capaz de ultrapassar essa barreira. De qualquer forma, é uma ótima pedida para todos os amantes do cinema!
Nota: 7,0 – Super-Homem.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

 Aquaman - Leo Feck“- Um bom filme. Aos poucos foi me envolvendo, tornando-se mais interessante, prendendo a minha atenção, aumentando minha vontade de chegar ao fim da trama e saber qual seria o seu desfecho.
Roteiro com um argumento bem arranjado e muito criativo. Acho que toda essa minha surpresa positiva se deu por ter um certo medo de assistir filmes tão antigos assim. Se após 70 anos de sua produção ele continua agradando e mostrando tantas qualidades, imagino a repercussão que ele teve em sua época e o quanto a sua geração deve tê-lo adorado. Pena que tem idéias que poderiam ser melhor aproveitadas...”
Nota: 6,8 Aquaman.

Batman - Aparício Neto“- Achei incrível essa comédia de humor negro, com ótimo roteiro, cenas antológicas e interpretações impagáveis. Cary Grant domina as ações com uma performance que certamente influenciou muitos dos comediantes que o sucederam, baseada na ironia e com muita expressão física. Me inspiro muito no seu estilo quando represento Bruce Wayne. Só por ele o filme já valeria a pena, mas temos uma vasta galeria de personagens e situações hilariantes.
O diretor Frank Capra mostra porque é mestre e consegue um resultado impressionante filmando quase que totalmente em um só cenário, mas nunca deixando a ação perder o pique. Também é notável a forma como ele usa as sombras para criar climas diferentes durante o filme. Fiquei orgulhoso em vê-lo e muito motivado com a experiência do projeto como um todo.
Nota: 8,5 - por Batman.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos“- Foi interessante ver este filme, pois mais uma vez a rejeição motivada pura e simplesmente pelo fato de ele ser antigo foi quebrada pela sua imensa qualidade. Mais do que isso, me senti verdadeiramente recompensado com uma história de humor negro refinada, a ótima dinâmica dos acontecimentos e o elenco muito bem escolhido.
Mas o show tem sua estrela: o ator Cary Grant (impagável no papel de Mortimer Brewster) rouba a cena desempenhando uma atuação inesquecível. Cada momento seu na tela me fez dar boas gargalhadas, provando de vez que ele foi um dos maiores astros de todos os tempos. Impossível não comentar também sobre o seu “tio Teddy” (John Alexander) em suas subidas triunfais de escada...
Filme guardado eternamente na memória, o usarei sempre que ficar chateado com algum problema envolvendo a Tropa dos Lanternas Verdes.”
Nota: 7,5 Lanterna Verde.

Mulher-Gavião - Daya Ambos“- Está sendo surpreendente conhecer mais sobre o passado do cinema no planeta Terra. Meu segundo filme em preto e branco do Top 250 não poderia ter sido melhor, após a experiência realmente gratificante com The Philadelphia Story. Logo de cara encontro com nada menos que Cary Grant (isso aí, o mesmo ator do filme anterior) e percebo que estou prestes a me apaixonar por filmes antigos.
Este filme é um prato cheio para todos que gostam de uma verdadeira comédia (com uma boa dose de humor negro). O festival de caras e bocas do engraçadíssimo Mortimer Bruster me fizeram rir do começo ao fim. Muitas comedias fuleiras que são feitas hoje em dia deveriam aprender lições com esta aqui.
Ótimo filme, com certeza muito merecedor de estar no Top 250. Acho que se continuarem a vir filmes como este, antigos e maravilhosos, daqui a pouco vocês vão me ver escrevendo: “- Que saudades daquele tempo!!!””
Nota: 8,5 - Mulher-Gavião.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

10 comentários:

  1. Oi pessoal! Venho todos os dias no blog, adorei a idéia e estou achando muito legal as coisas aqui.
    Até agora foram poucos filmes que eu vi, por isso não tinha comentado ainda. Conheci o blog pela comunidade do Cary Grant.
    Queria dizer que vinha notando algumas coisas e quero deixar uma critica construtiva pra voces. Espero que encarem assim. É muito gritante que só tem uma pessoa aqui que entende de cinema, e o resto vai na onda da empolgação. Isso até não é grande problema porque esta cheio de blogs que nem isso tem na equipe, mas é tanta bobagem escrita pelos outros que está dificil ler sem começar a falar.
    Hoje ficou claro isso, com esse tal superhomem cheio de preconceito. Ele ja tinha escrito bobagens antes, mas aqui ja é demais. outro que nao sabe nada do que esta falando é o aquaman, chega a ser triste. o lanterna pelo menos é mais humilde no que escreve. fora as notas que sao revoltantes.
    Essa é a minha opinião, mas se eu fosse voces me informava mais, estudava mais. conheço amigos que gostaram daqui, mas so lem um personagem e depois vao embora. se continuar assim via começar a aparecer um monte de superviloes nos comentarios. boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao comentário de Martinho,
    cara, tudo bem, cada um tem o direito de ter a sua opinião, mas eu discordo de você,
    n conheço os cara, sigo o blog simplesmente pela minha paixão ao cinema e por ter pensado na mesma coisa( relacionada ao top 250 em 500 dias).
    A questão é que em nenhum momento os caras se apresentaram como críticos profissionais de cinema, apenas se disseram fissurados pela sétima arte, portanto a opinião pode ser dada de qualquer maneira, na minha opinião.
    Outra coisa, eu também havia percebido, O super-homem não foi o primeiro a comentar sobre um certo preconceito com filmes em preto e branco, sinceramente, acho isso muito bom para o blog, pois você bem sabe que a grande maioria da população( e bote grande maioria nisso) possui preconceito com filmes antigos, e agora, temos o prazer de ver alguém que assistirá a filmes de todos os tipos, violentos, antigos, estranhos...
    isso que faz o blog especial, pois ele é feito por pessoas apaixonados pela arte, por puro hobbie, e não por trabalho, e eu me identifico bastante com isso( pode ver meus comentários nos outros filmes, não há absolutamente nada de profissional neles, só a minha opinião)
    e quanto as notas, não acho que esse seja um blog onde as pessoas irão dizer: deixa eu ver qual o filme com a maior nota para eu poder assistir, será simplesmente para poder haver uma comparação entre os membros, e até mesmo entre si(EX: super homem deu 7 para um corpo que cai e 10 para psicose, mas os dois são de hitchcock, porque será?).

    pronto, só quis dar minha opinião mesmo, pq já virei fã do blog...
    abraços

    ResponderExcluir
  3. quanto ao filme...
    outro que ainda não tive a oportunidade de assistir, mas gostei da sinopse, e vou vê-lo assim que possível. será interessante assistir a uma comédia com Grant, já que pra mim o mesmo ficou marcado em intriga internacional, do mestre Hitchcock

    ResponderExcluir
  4. Martinho:
    Cara, obrigado pela visita e críticas construtivas. A gente está aqui pra isso, e sempre que quiseres reclamar ou indicar algo pra mudança, temos como te atender melhor pelo email do projeto, sempre disponível pra todos.
    A resposta do Pedro acho que resume muito bem nosso sentimento, somos apaixonados por cinema, não estudamos cinema, tampouco ganhamos dinheiro com cinema, etc... Sei que a internet está cheia de blogs e sites feitos por críticos ou pseudo-críticos, mas não é o nosso caso.
    Aqui todo mundo tem liberdade total no que vai escrever, a nota que vai dar e ninguém é arrogante a ponto de não se permitir mostrar-se falho, com coisas pra superar.
    Dentro disso, espero que tu continue conosco, se curtiu a nossa proposta. Várias vezes alguém vai te desagradar, tanto quanto desagradamos uns aos outros. Mas sempre tu vai ver sinceridade, coração e principalmente, amor pelo que fazemos.

    Pedro:
    Cara, muito obrigado por estar conosco, fazendo parte da Liga. Se posso te considerar já um amigo, quero te dizer pra fazer o mesmo a nosso respeito. Valeu demais!

    Sobre o teu comentário, cara, o Grant era demais e passeava por vários estilos sempre matando a pau! Com o próprio Hitchcock ele fez o Suspicion, aonde interpretou um personagem ambiguo que transita entre o bem e o mal, de forma genial...
    Vale a pena procurar pelo trabalho dele. Cada dia, pra mim, tem sido um surpresa, sempre positiva. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. To acompanhando os comentarios de vcs. Continuem !

    ResponderExcluir
  6. Grant é um dos melhores atores da história...

    mas fico devendo esse do Capra... só vi seus três mais famosinhos...

    ResponderExcluir
  7. Adorei a ideia de voces, haha engraçado porque ha umas 3 semanas atraz eu tive a mesma ideia de voces, decidi ( devido a minha falta de cultura frente ao cinema, e o amor ao mesmo ) baixar os 250 mais conceituados filmes do imdb e assistir ( sem ser em ordem de posição no meu caso ) a todos eles.

    E esse foi um dos filmes que ainda não vi, mas me empolguei com o comentario de voces. Enfim, parabens pela iniciativa, o blog esta muito bom.

    E mais um comentario só em relação a critica feita aos integrantes que não 'sabem' muito
    de cinema: Eu como alguns ( ou todos que postam aqui ) também não faço, trabalho, estudo com cinema. Faço um curso totalmente diferente, mas sou apaixonadissimo pela sétima arte, e entrar em um blog onde cada um tem liberdade total para escrever o que pensa sobre o filme, sobre oq ele passa pra quem esta assistindo, sem aquele pré-conceito de que se filme é clássico, então terei que achar ele o melhor do mundo no minimo, é maravilhoso.

    Enfim, parabens mais uma vez pela iniciativa de voces, voltarei sempre.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bernardo e Caio tudo bem com vocês? Estão curtindo o blog?

    Em primeiro lugar gostaria de dar as boas vindas e desejar que continuem participando e nos visitando sempre!!!

    Bernardo: Sou muito suspeita pra falar do Grant, afinal após o descobrir aqui mesmo no Top vire muito fã dele e tenho acompanhado todos os filmes de sua maravilhosa carreira e te recomendo fazer o mesmo, todas suas obras são maravilhosas e de uma qualidade incomparável...

    Caio: Bah querido muito obrigada pelas tuas palavras, de verdade mesmo fiquei até emocionada. Realmente aqui somos todos apaixonados por cinema, não somos críticos, temos completa liberdade para darmos nossa opinião sincera sobre o que realmente achamos da obra assistida, tivemos a ideia e resolvemos dividir com outros cinéfilos como nos (e vocês também claro que comentam e participam aqui do Blog) e quando lemos textos como este teu nos parabenizando e prometendo voltar sempre ficamos extremamente feliz!

    Só temos a agradecer todos os elogios, as visitas, as criticas e toda a participação de vocês. Valeu de verdade e voltem sempre...

    Super Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe onde consigo baixar esse filme???

    ResponderExcluir
  10. Joaquim, Torrent é sempre a melhor pedida, acredito que encontrarás qualquer filme por lá.

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!