terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sessões da Batcaverna – Outros 10 filmes de zumbis que poderiam estar no Top 250 -


Batman se descuidou um instante e sua coleção de zumbis escapou da Batcaverna para invadir o Top 250 Nerd Project!
Faça justiça aos mortos-vivos, coloque sua roupa esfarrapada e caminhe de forma cambaleante conosco! Brains!!!!!!



Aparício Zombie
Por Aparício Neto.
Zumbis e Mortos-Vivos são provavelmente a temática mais legal do mundo do cinema. Infelizmente, é uma fatia do terror que sofre muito preconceito e é considerada por alguns cinéfilos como algo menor. O reconhecimento de Shaun of the Dead no Top 250 do IMDB vem provar que sim, os zumbis são importantes e merecem consideração.
Porém, para o verdadeiro fã dos mortos-vivos, apenas um filme na listagem é muito pouco. Como não podemos mudar o que consta no Top, decidi abrir a Batcaverna e colocar aqui 10 filmes putrefatos que poderiam muito bem estar entre os melhores já feitos, em qualquer seleção bacana por aí.
Como toda a lista, a minha é falha, pois representa obviamente o meu gosto pessoal e tem caráter afetivo. Logo, leia para sua diversão apenas, não como regra. Pra mim mesmo foi um tormento chegar a um consenso dos 10 filmes presentes. Tem tanta coisa boa que ficou de fora que eu poderia tranquilamente fazer outro post como esse num balbuciar de “Brains”! Para amenizar um pouco isso, coloquei um assista também para cada filme, com outro exemplar que eventualmente complementa o listado. Também em casos de remake uni as obras para ter mais variedade, senão a lista ficaria muito repetida. E logicamente não coloquei Todo Mundo Quase Morto, porque ele já está lá!
Espero que gostem e vejo todos na próxima Zombie Walk...



A Noite dos ArrepiosEUA – Dirigido por Fred Dekker

Esse é um dos filmes da infância de quem tem por volta dos trinta anos, passava direto na televisão. Admito que está aqui por isso, vir dos meus tempos de criança assustada. Parasitas alienígenas em forma de sanguessugas entram no corpo dos adolescentes de uma universidade, transformando eles em zumbis.
A Noite dos ArrepiosEngraçado, frenético e com cara típica das comédias nerds dos anos 80, é forrado de referências ao universo do terror em geral, e é muito bem dirigido por Fred Dekker, um talento independente que acabou esquecido após uma péssima transição para o mainstream. Extremamente divertido e indicado!

Veja também –
Seres Rastejantes (Slithers, 2006) – praticamente uma refilmagem, com os exageros e clima hilariante dos anos 80.



ExtermínioInglaterra – Dirigido por Danny Boyle

Filmão que reinventou o estilo, mostrando os zumbis não como falecidos que voltam a vida,mas sim como pessoas infectadas por uma variante do vírus da raiva. Com isso, ser um “morto-vivo” gera um estado de fúria e frenesi total, com os monstros correndo de forma alucinante atrás de suas vítimas.
ExtermínioAo acordar de um estado profundo de coma, o personagem principal (ótima atuação de Cillian Murphy) encontra o mundo completamente exterminado devido à epidemia. As cenas dele andando pelos cartões postais de uma Londres desoladamente vazia são antológicas. Grande obra, sufocante e brutal.

Veja também -
Extermínio 2 (28 Weeks Later, 2007) – continuação que, mesmo bem inferior ao original, continua valendo a pena. A cena inicial é inesquecível!


8 - A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1990)

A Noite dos Mortos-VivosEUA – Dirigido por Tom Savini

Trancados em uma casa, casal tenta sobreviver durante a noite mais terrível de suas vidas. Eu seria muito falso se não admitisse publicamente que prefiro o remake ao seminal filme original de Romero. Não como demérito, só uma questão afetiva mesmo (vi primeiro e mais novo). Porém, não temos aqui uma refilmagem costumeira, e sim uma verdadeira celebração à obra original.
A Noite dos Mortos-VivosO diretor Tom Savini é um dos principais maquiadores do mundo do terror, e fez de forma reverencial uma atualização do filme que criou o gênero zumbi como conhecemos. Seu trabalho é perfeito, com cadáveres perfeitamente mortos, da cor da pele aos mínimos detalhes. A frase “eles estão vindo te pegar, Bárbara” é com certeza a mais importante da gloriosa história dos mortos-vivos.

Veja também –
A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968) – O marco inicial de tudo, obra prima de George Romero. Pra que ver apenas um só?


7 – Zumbi 2 – A Volta dos Mortos (Zombi 2, 1979)

Zumbi 2Itália – Dirigido por Lucio Fulci

A história da realização desse filme é um samba do crioulo-doido, que reflete todo o movimento de cinema popular da Itália na época. Basicamente, era uma tentativa de aproveitar o sucesso de Dawn of the Dead (o primeiro "Zombi" na Itália), oferecendo uma espécie de prequel com título de continuação!?!?! Pra ajudar, o filme tem trocentos nomes diferentes pelo mundo, complicando ainda mais a sua jornada.
Zumbi 2
Bom, o que tinha tudo para dar errado e ser apenas um caça-níqueis se sai vitorioso e entra pra história por ter sido dirigido por um dos maiores mestres do cinema de terror italiano, Lucio Fulci, que mostra toda a sua veia autoral em cenas horripilantes e emblemáticas, com muita violência gráfica e os primeiros zumbis podrões da história. Só pelo morto saindo do túmulo (imagem que foi repetida à exaustão em todas as mídias) já valeria a pena, mas há muito mais!

Veja também -
Terror nas Trevas (The Beyond, 1981) – mais um do grande diretor, em que Fulci constrói um pesadelo em forma de filme, com os zumbis aterrorizando num mundo surreal.


6 – REC (2007)

RECEspanha – Dirigido por Jaume Balagueró & Paco Plaza

Uma das experiências mais claustrofóbicas, assustadoras e enervantes que o cinema já trouxe, trata de um bando de "infectados" da linha Extermínio em um prédio fechado. Não há pra onde fugir, e a cada minuto algo mais desesperador acontece. Tudo isso filmado em primeira pessoa e de forma documental, com apenas uma câmera na mão.
RECBom, num estilo tão saturado e específico, esse filme é uma verdadeira jóia de frescor, senão pela idéia que já tinha sido usada (Cannibal Holocaust e assemelhados), pela realização em si. Vamos nos envolvendo com o pavor e desespero dos personagens, e nos sentimos realmente dentro da ação, graças também aos excelentes efeitos sonoros e atuações do elenco, questões normalmente secundárias em filmes cujo grande atrativo são as vísceras à mostra.

Veja também –
Pelo Amor e pela Morte (Dellamorte Dellamore, 1994) – ótimo filme que não tem nada a ver com o REC, mas também mostra a qualidade do cinema zumbi europeu :-)


5 - O Retorno dos Mortos-Vivos (The Return of the Living Dead, 1985)

O Retorno dos Mortos-VivosEUA – Dirigido por Dan O'Bannon

Esse é provavelmente o filme mais popular de zumbis no Brasil, passava a exaustão na televisão quando eu era pequeno (bons tempos aqueles!). Um gás experimental do exército americano tem a propriedade de acordar os mortos de seus túmulos, que retornam a vida falando, pensando e com uma tremanda fome por cérebros! Uma grande homenagem ao filme que criou o estilo A Noite dos Mortos-Vivos, porém em forma de comédia.
O Retorno dos Mortos-VivosToda a geração dos anos 80 foi influenciada por esse filme, como o clipe Thriller de Michael Jackson não nos deixa esquecer.
O final antológico, o bordão "Brains" repetido pela horda zumbi e a frase "mandem mais paramédicos!" dita por um esperto morto-vivo em determinado momento, para aumentar a oferta de comida... Tudo sensacional!!!

Veja também –
Canibais (Undead, 2003) – Divertidíssima brincadeira homenageando o gênero, ótima pedida para os fãs não radicais do estilo.


4 - Re-Animator – A Hora dos Mortos-Vivos (Re-Animator, 1985)

Re-AnimatorEUA – Dirigido por Stuart Gordon

Cara, esse filme é demais! Lembro que aluguei em VHS quando era criança, e minha mãe viu um pedaço e ficou tão revoltada que mandou eu devolver na hora, antes de terminar…
Tive que assistir sozinho e escondido pelas madrugadas, numa das vinte vezes que eu vi. Levemente baseado na obra de H.P.Lovecraft, conta a história de um cientista louco (Jeffrey Combs, definitivo e pra sempre marcado nesse estereótipo) que com o seu líquido verde luminoso reanima cadáveres em busca do segredo da vida eterna. 
Re-AnimatorMe faltam elogios para escrever aqui, o filme é realmente estupendo, um clássico do terror e do humor negro. Infelizmente gerou uma série de péssimas continuações feitas por outras pessoas, que acabaram tirando o brilho da franquia com o passar dos anos. Porém, essa obra-prima de Stuart Gordon (um puta diretor) continua sendo uma experiência sensacional, ultrajante e muito divertida. Há rumores de mais uma continuação vindo por aí, que seria dirigida pelo mestre, mas nada de concreto até hoje. Só nos resta torcer…

Veja também -
Planeta Terror (Planet Terror, 2007) – Trasheira de Robert Rodriguez, com muito humor negro e tripas, diversão garantida.


3 - Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004)

Madrugada dos MortosEUA – Dirigido por Zack Snyder

Certamente, a minha decisão mais difícil e polêmica pra essa listagem, tanto pela posição quanto pelas escolhas em sí. Bom, pra muita gente, o melhor e mais importante filme de zumbis da história é Despertar dos Mortos, outra obra-prima de George Romero. Mas os motivos que levam a essa aclamação é a grande crítica social presente no filme, com os zumbis servindo de alegoria para criticar toda a sociedade consumista capitalista, questões importantes que imortalizaram o longa.
Madrugada dos MortosJá o remake de Zack Snider resolveu esquecer esse tópico e o que temos aqui é um orgasmo morto-vivo cheio de adrenalina, ação, tripas e sangue. Os zumbis são ultra-violentos, não cambaleiam, correm. Tudo isso revoltou os fãs mais tradicionais, mas fez o estilo renascer e se tornar popular de novo. Ótimo tecnicamente, brutal e com momentos muito especiais, como as cenas do teto do shopping, acho o filme excelente.
Se fosse pela importância histórica e artística, logicamente ficaria com o original. Mas atualmente, como o que procuro no gênero é diversão, fico com a versão anabolizada atual. Já vejo muito filme cabeça europeu e tratados políticos no meu dia-a-dia, adoro também esses estilos, mas aqui eu quero é cérebro!!!

Veja também -
Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978) – Clássico absoluto, profundo, complexo, maravilhoso e importantíssimo mas, infelizmente, um tanto datado.


2 - Fome Animal (Dead Alive, 1992)

Fome AnimalNova Zelândia – Dirigido por Peter Jackson

O renomado diretor de O Senhor dos Anéis começou a carreira fazendo filmes de terror e ficção científica, seus estilos prediletos de infância. Mas Fome Animal é mais que um mero exercício, foi a tentativa de fazer o filme mais revoltante e brutal possível, com todas as nojeiras imagináveis sintetizadas em uma hora e meia.
Fome AnimalPorém, o roteiro trata de uma tocante história de amor, e o humor toma conta de todos os momentos, fazendo que o festival splatter acabe sendo um filme romântico e divertidíssimo. Quando ele acaba, é isso que fica, a ótima experiência cinematográfica que ele é. Com muitos zumbis, logicamente.
Diversas citações nerds, personagens impagáveis, efeitos especiais criativos, tonéis de sangue, um padre kickboxer, um bebê zumbi e um cortador de grama fazem o filme inesquecível. Veja com a sua namorada, será um dos pontos altos do seu relacionamento. Ou não;

Veja também –
Zumbilândia (Zombieland, 2009) – filme pipoca que conta outra história romântica de nerd num mundo dominado por zumbis, bem divertida pra ver com a namorada.


1 - Dia dos Mortos (Day of the Dead, 1985)

Dia dos MortosEUA – Dirigido por George Romero

Pra mim, esse é O Poderoso Chefão dos zumbis, insuperável e que ditou o passo que foi seguido por todos os outros depois dele. Num mundo já dominado pelos mortos-vivos, a última esperança da humanidade está confinada numa base militar subterrânea, aonde cientistas e militares vivem um conflitante relacionamento, refletindo todas as falhas e preconceitos humanos.
Dia dos Mortos
Esse é o filme de zumbis!!!
Romero é o Deus do gênero, e acho que atinge seu ápice como realizador aqui. Tudo é perfeito na obra, da maquiagem às atuações, o clima sufocante e a tensão palpável, passando pelas novas idéias que ele trouxe pra mesa, como o fato dos zumbis com o tempo evoluírem.
O principal tema que permeia toda a filmografia morta-viva é o fato de o maior problema mesmo numa infestação cadavérica são os próprios seres humanos, que não conseguem se unir e conviver em prol de um bem maior. Nenhuma outra obra cinematográfica mostra isso de forma tão envolvente quanto essa!

Todos infectados: pedi para a Liga Nerd deixar sua opinião além túmulo:


Daya ZombieMulher-Gavião – Daya Ambos:

Fome Animal: Uma linda historia de amor com zumbis, perfeito para um primeiro encontro.
Todo Mundo Quase Morto: Perfeito e completamente nerd. Praticamente uma homenagem a todos os filmes do gênero.
Dia dos Mortos: Como não se apaixonar pelo adoravel zumbi Bub? O filme é simplesmente um dos melhores.


Leandro ZombieSuper-Homem – Leandro Avila:

Extermínio – Aborda de forma séria e realista o tema com uma trama bem elaborada.
Extermínio 2 – Mantém a mesma boa qualidade do seu antecessor com originalidade.
REC – Surpreende na autenticidade e na veracidade.



Guga ZombieLanterna Verde – Gustavo Paranhos:

Fome Animal - O filme é uma nojeira só, mas conta com cenas hilárias.
Resident Evil - Uma excelente adaptação do game e nos trás a diversão de ver zumbis tomando bala e porrada.
Zumbilândia - Filme que pode até não ser um dos melhores de zumbi já criados, mas entre os que eu assisti merece estar aqui.


Débora ZombieMulher-Maravilha – Débora Conte:

Como eu nunca assisti muita coisa com zumbis, tenho pouco para comentar, desconheço quase que completamente o assunto. Não riam por favor…

Resident Evil - eu gostei do filme, assistiria novamente.


Leo ZombieAquaman – Leo Feck:

Zumbilândia - Uma ótima mistura de terror, comédia e "nerdice".
Seres Rastejantes - Gosto de filmes rodados no interior dos EUA. Somado a um humor negro e com ótima trilha sonora, a obra é 10!
Extermínio - Um filme tenso de terror, mostrando uma imensa realidade.


Pra finalizar, deixo algumas recomendações para quem quiser se divertir ainda mais com este tema tão criativo e instigante:

Faça também:
Jogue:
Leia a HQ:
Leia o Livro:
Faça também: Faça também: Faça também:
Ótimo jogo aonde você usa plantas para impedir que o seu cérebro seja comido. Brains!!!
Uma das melhores coisas já feitas com a temática zumbi, essa HQ está virando série de televisão agora.
Max Brooks faz um manual para quando o mundo for tomado pelos mortos-vivos. Humor inteligente.


Agora é com você! Deixe o seu comentário: você também é apaixonado pelos filhotes do Romero? Qual filme faltou na lista? Obrigado pela visita!

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

9 comentários:

  1. Perfeita a lista, musito bem escolhido os filmes! adoro zombies assisto tudo!
    curti muito o blog, tenhos vindo sempre, nao gostei de algumas pessoas que nao acrescentam nada mas vale a pena pelo batman a gaviao e a maravilha. parabens pelo especial melhoer postagem ate agora!

    ResponderExcluir
  2. Putz... to devendo me aprofundar nesse gênero... vou começar pelo Romero...

    e das citações do Batman só vi 'Terror nas Trevas' do Fulci... atmosférico pra caralho como muita coisa vinda dos italianos naquela época, mas ficou aquém do que esperava... vou conferir o Zombie...

    ResponderExcluir
  3. Ótima lista.
    Zumbis sempre foram desprezados pela maioria, ja ouvi coisas tipo "Ah, zumbis? Isso não é filme, gosto de filmes inteligentes!". Essa é a uma das frases mais ignorantes que se ja ouvi. Alguns que por pura falta de conhecimento só sabem criticar, sei que não são todos mas só estou registrando.

    Os filmes de Romero e Fulci te proporcionam diversão e reflexão sobre a nossa existência. Adorei a citação de Canibais (Undead, 2003), filme muito bom e divertido.

    Eu acrescentaria Mortos que Matam (The Last Man on Earth - 1964), filme que inspirou Extermínio e mais recentemente Eu Sou a Lenda. E o excelente e histórico (para nós brasileiros) Mangue Negro do Rodrigo Aragão.

    Por fim, bela lista, quem não viu, se programe e veja todos dessa lista!

    Grande Abraço a Todos (as)!

    ResponderExcluir
  4. Lista muito boa, fui às alturas quando vi a citação de canibal holocausto ( adoro esse filme).
    parabéns pessoal.
    claro que essa é uma lista pessoal, a minha lista de filmes de zumbi, seria provavelmente.
    1-the beyond
    2-fome animal
    3-dia dos mortos
    4- despertar dos mortos
    5- a noite dos mortos vivos
    6- madrugada dos mortos
    7- exterminio
    8- Todo mundo quase morto
    9- Rec

    bem, esses são meus favoritos!

    ResponderExcluir
  5. Lista interessate, embora eu considere "Dia dos Mortos" o pior - ou o segundo pior - da tetralogia do Romero. Percebe-se que você tem um vasto conhecimento do tema; Fiquei feliz de ver o Fulci na lista, diretor que é constantemente esquecido. Enfim, de um modo geral achei a lista recomendadíssima pra quem quer que seja; Aliás, farei questão de ir atrás do "Re-Animator" que ainda não vi.

    Pra constar, deixo aqui meu top também:
    1 - The Beyond
    2 - Despertar dos Mortos
    3 - Diário dos Mortos
    4 - Zombie
    5 - A Noite dos Mortos Vivos
    6 - Extermínio
    7 - Zumbilândia
    8 - Todo Mundo Quase Morto
    9 - Madrugada dos Mortos
    10 - Rec

    Se bem que constantemente eu mudo de ideia...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Criançada: obrigado pelas visitas ao blog, por estarem conosco! Respondendo:

    Vanessa: obrigado por vir aqui, mas gostaria de te lembrar que o trabalho aqui é em grupo, e se tem algum texto de tua preferencia, não diminui os outros, é resultado de sermos uma equipe.
    Claro que tu tem direito de ter teus favoritos, mas gostaria de te pedir pra agir com respeito aos meus colegas. Sem eles, eu não seria ou faria nada.

    Bernardo: Fulci é o cara!
    Ney: Obrigado pelos elogios!
    Pedro: ótima lista, legal ver que o teu gosto bateu com o meu, afinal estamos iguais, independente da ordem. Só me põe um décimo item aí, que sou obsessivo compulsivo com numeração, e não consigo nem dormir de noite esperando pelo 10! hahahahahahhaha
    Dr: que honra ler o que tu escreveu. A tetralogia do Romero tem o Terra dos Mortos também...
    Já o Diario então, nem se fala. Gosto é gosto mesmo, porque eu achei o filme uma porcaria sem tamanho, com nada, nada mesmo, funcionando.
    Nenhuma lista séria sobre esse tema pode abrir mão do Fulci, né? Ele além de levar o tema a outro nível, era um puta diretor, como tu bem salientaste no teu artigo.
    Cara, Re-Animator é fantástico, assiste ontem! E aproveita e pega o From Beyond também, que tem quase o mesmo elenco e é excelente!

    Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. hahaha sem problemas, vou colocar um décimo agora:
    10 - Re-animator
    mas confesso que me diverti com a sequencia desse filme...

    ResponderExcluir
  8. Nossa Adorei a lista otimos filmes alguns eu vi outros não fiquei curiosa em ver não tenho nada contra a filmes de zumbis adoro ver a tecnica que eles usam maquiagem efeitos muito bom tai vou colocar os que não vi na minha lista.Estou aguardando outras listinhas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Nossa que lista adorei o melhor tem filmes que eu ainda não vi e fiquei com vontade de ver da lista meu preferido com certeza exterminio.Desde ja aguardo outras listas, parabens pelo blog é sempre bom falar de filmes

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!