terça-feira, 30 de novembro de 2010

Top 206 - Trama Diabólica (Sleuth, 1972) -

Trama Diabólica (Sleuth, 1972)

" - Dois homens, disputando um complexo jogo de poder, sem limites para onde isso pode os levar... Sim, você já viu algum filme assim antes. Venha agora descobrir que trama diabólica foi essa que conseguiu colocar essa obra na seleta lista do Top 250 IMDB!

Enchendo Linguiça: para cumprir horário, o filme tem uma série de acontecimentos desnecessários.Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Possessão: um artista desse filme perdeu sua vida própria e se tornou o personagem. Performance sensacional.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 7,9.

1972, Inglaterra - Suspense / Comédia - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Joseph L. Mankiewicz A Malvada (1950), Cleópatra (1963), A Condessa Descalça (1954).
Elenco: Laurence Olivier, Michael Caine.

Sinopse: um homem que ama jogos e atuação, convida o amante de sua esposa para um encontro, criando um confronto de vaidades que potencialmente pode ser mortal.

Mulher-Gavião - Daya AmbosSabe aquelas obras onde tudo parece tão perfeito, tão bem encaixado, com cada coisinha em seu lugar, em uma riqueza de detalhes que deixa o espectador com os olhos brilhando de tanto prazer? Pois esta é a descrição de “Trama Diabólica”. Este é um daqueles filmes onde nada é o que parece ser, há reviravoltas a todo tempo e somente no final você saberá o que realmente estava acontecendo. Ou simplesmente o que é verdade ou mentira ao longo da projeção.
Com uma historia simples, embora complexa, sobre jogos de poder, duelo de egos, inteligência e, principalmente, masculinidade, contada com apenas dois (maravilhosos) protagonistas, que interpretam com uma maestria surpreendente seus personagens fazendo a trama tornar-se envolvente, pesada e séria, embora com ótimos momentos de humor (negro mais, ainda assim, humor). 
 
orig_sleuth
"- Laurence, minha vingança será
terrível: um Remake!"
Impossível para os cinéfilos não delirarem com este verdadeiro jogo de gato e rato. Além da ótima escolha dos atores (Michael Caine e Laurence Olivier) que estão magníficos, a excelência do roteiro e a trilha sonora memorável complementam como poucas o clima sádico e maquiavélico do filme.
A direção de arte me deixou sem palavras, afinal o que é aquela decoração da casa de Andrew? Simplesmente perfeita, dando o tom irônico e doentio que domina os diálogos afiados e eloquentes dos duelistas.
Sim, fiquei apaixonada por este filme e nada mais natural, afinal ele é realmente muito bom. E de tanto encantamento fiquei empolgadíssima para assistir a sua refilmagem, esperando me deliciar novamente com a mesma historia através de um ângulo diferente. E assim fiz, vi a versão moderna e não consegui, até agora, tirar uma pergunta da minha cabeça, se você leitor souber responder, por favor, me ajude: porque, após 35 anos, refilmar uma trama já contada em um filme perfeito? Deve ser por um dos atrativos do jogo do filme: o maldito dinheiro.
 
Merece estar no Top 250? Não preciso nem dizer que sim, não é!! Obviamente merece pois nada falta nesta obra extraordinária, inteligente e refinada.
Nota: 7,5 - Mulher-Gavião.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

Batman - Aparício Neto"- Ótimo suspense travestido de comédia, baseada no príncipio do jogo de gato-e-rato, aonde os papeis de dominação se alternam de forma surpreendentemente uniforme.
Dois dos maiores atores de todos os tempos se digladiam em nossa frente, para o nosso prazer. E fazem isso de forma absurdamente bem feita, um show que valeu a imortalidade da obra até os dias de hoje.
O filme é completamente baseado nisso, nas performances dos atores e no roteiro caprichado. Como em todas as adaptações vindas do teatro, o problema maior é manter um ritmo adequado na transição, para que não pareça apenas uma peça filmada. Talvez aqui resida a sua principal falha, já que infelizmente é um tanto burlesco e moroso em alguns momentos.
O personagem de Sir Laurence Olivier é tão exagerado e as vezes, caricato, que é impossível não o admirar, mesmo sendo, de certa forma, o vilão da história. Ficou mais fácil agora entender o fascínio que alguns dos meus inimigos causam nas pessoas de Gotham.”

Nota: 7,5 - Batman.
 
Super-Homem - Leandro Avila"- Filme irreverente e irresistível. Com apenas 2 grandes atores e utilizando somente as diversas peças de uma mansão como cenário, se produziu a obra.
Com essa simples receita, era preciso algo a mais que o incrementasse e o roteiro sarcástico, inteligente e engraçado foi o diferencial.
Claro que precisávamos de alguém que soubesse usar bem todos os componente e ai entra “a mão” do diretor Joseph L. Mankiewicz, que aproveitou o melhor do pouco que tinha.
Por uma infeliz coincidência, acabei assistindo antes o seu remake do qual também tem Michael Caine no elenco, só que interpretando o outro personagem da trama e Jude Law fazendo o que era, na 1° versão, o dele. É meu dever como super-herói alertar para o perigo que é assistir a nova roupagem de Trama Diabólica; simplesmente não funciona (sem ritmo, sem suavidade no decorrer da trama, sem brilho algum), não chega aos pés do original. Por vezes me questiono por que realizar uma nova versão de um filme que se tornou excepcional justamente por ter sido produzido no tempo e na época certa?”

Nota: 8,4 – Super-Homem.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

3 comentários:

  1. MUITO BOM!!!
    Fui agraciado nesses últimos tempos com 2 belos filmes de suspense, o 1º foi Festim Diabólico e agora Trama Diabólica.

    Sinta o clima: Somente 2 personagens em uma mansão sombria.

    Interpretações excelentes do Michael Caine e Lawrence Olivier e uma história cheia de reviravoltas e tensão. Gostei muito da trilha sonora, ficou bem encaixada com o desenrolar do filme.

    Minha Nota: 8,5
    Valeu muito a pena.

    ResponderExcluir
  2. Ta ai uma boa dica, vou procurar para assistir

    http://omundodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sério que você não gostou do remake? É claro que é MUITO inferior a esse (comparações são inevitáveis, eu sei) e o Law faz boa parceira com o Caine.
    Sobre o original, uma obra clássica com uma perfeita transição dos palcos para as telas.

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!