quinta-feira, 15 de julho de 2010

Aperitivo - A Dama Oculta (The Lady Vanishes, 1938) -

A Dama Oculta (The Lady Vanishes, 1938) 
" Nossa jornada prossegue repleta de mistério: como uma simpática senhora consegue, depois de 72 anos, permanecer em evidência no TOP 250 graças ao seu suposto sumiço? Venha nos ajudar a procurar a razão e descubra por si próprio…

Superação: mesmo com todas as dificuldades do mundo, o filme ficou ótimo.
Datado: o tempo foi cruel com esse filme...

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 6,7.

1938, Inglaterra - Suspense / Comédia - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Alfred HitchcockJanela Indiscreta (1954), Um Corpo que Cai (1956), Psicose (1960).
Elenco: Michael Redgrave, Margaret Lockwood, May Whitty, Cecil Parker.

Sinopse: enquanto viaja pela Europa Continental, uma garota jovem e rica percebe que uma senhora idosa, muito querida e gentil, parece ter desaparecido de dentro do trem, sem deixar pistas.
 
Batman - Aparício Neto
Enfim chegamos a uma obra de um diretor que vai nos acompanhar durante toda nossa aventura no Top 250: Alfred Hitchcock. Não vou ficar aqui chovendo no molhado, mas se você é minimamente informado e apaixonado pela história do cinema e o seu legado, deve estar com vontade de se ajoelhar só de ler esse nome sagrado... Sua carreira fala por si só, com nada mais nada menos que 9 dos seus filmes imortalizados aqui nessa lista. A Dama Oculta foi uma de suas obras mais importantes, por trazer técnicas de cinema revolucionárias, ser um sucesso de público e crítica e ter oportunizado ao diretor a chance de ir filmar em Hollywood, local aonde ele executaria as outras oito obras citadas acima. Também é um separador na sua carreira, já que com esse filme ele consolidaria sua escalada rumo a ser nomeado o maior “Mestre do Suspense” da história do cinema.
Tecnicamente tudo é incrível, ainda mais pensando que na época a escassez de recursos fazia os efeitos serem muito complicados de realizar e isso não pôs limite na criatividade do diretor. Isso reforça positivamente a experiência de encontrar a obra hoje em dia, mas não se engane: cada elemento em cena está ali para contar uma estória, sem absurdos apenas para mostrar uma superioridade técnica.
Com um enredo extremamente bem amarrado, cheio de surpresas e ótimas sacadas, o filme já foi exaustivamente imitado em outras obras que eu assisti. O início constrói a promessa de uma comédia rasgada, muito graças a uma dupla de passageiros viciados em bridge que funcionam como alívio cômico durante todo o filme. Porém, logo após nos apresentar os personagens principais, ele subverte o estilo e nos introduz a um problema que vai nos prender o filme inteiro, fazendo a nossa visão mudar a cada cena, graças a uma montagem ágil e simplesmente genial. Estamos acompanhando um crime ou uma alucinação? A resposta vai te deixar completamente satisfeito, como deveria ser lei para esse tipo de filme. Eu, com minhas habilidades detetivescas, me senti muito gratificado.

Merece estar no TOP 250 IMDB? Infelizmente, notei a ausência de outras obras do diretor no Top 250, como “Os Pássaros” e “O Homem que Sabia Demais”, que na minha opinião são filmes superiores, mesmo talvez não obtendo tanto êxito histórico. Sendo assim, mesmo indicando o filme para todos os visitantes, devo dizer que não. Mas falo não da mesma forma que escrevi todo esse texto: em reverência ao mestre, de joelhos...
Nota: 7,5 - por Batman.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

 
“- Bem, este foi um filme difícil de assistir. Achei cansativo e desgastante, não que ele seja ruim, apenas o seu o ritmo me pareceu pouco agradável. Ele marcou sua época com inovações e fez um baita sucesso no seu lançamento. Respeito e entendo isso. Saliento também que a qualidade do filme, quando comparado a tantos outros da mesma década é superior, porém não me agradou.
Talvez eu não consiga hoje vislumbrar toda a sua magnitude (até porque cheguei a pouco tempo no planeta Terra) ou talvez eu esteja com preconceito pelo fato do filme ser muito antigo, mas o que eu concluo é que ele pode até merecer estar no top 250 por tudo que representou para o cinema, mas para mim a experiência não foi lá muito proveitosa...”
Nota: 6,0 - Mulher-Gavião.

“- O filme tem um enredo muito interessante, prendeu minha atenção, afinal não sabemos exatamente o que é verdade ou mentira. Atualmente temos isso em outros filmes, mas acredito que na época serviu de guia para muitos diretores.
O gênio Hitchcock, mais uma vez mereceu o titulo, pois a musica e as trocas de cena me deixaram apreensivo com a próxima ação, sem nunca deixar transparecer o que aconteceria. Claro que se eu estivesse presente teria dado uma mão aos protagonistas, mas, não vamos misturar ficção com realidade!”
Nota 7,5 – Lanterna Verde.

“- Me pergunto se o diretor de A Dama Oculta, Alfred, não seria na verdade o mordomo de um certo multimilionário playboy, porque não enxerguei, nesse filme (mesmo com minha visão de raio-x), nada que pudesse nomeá-lo como “Mestre do Suspense”. Claro que devo considerar a época que foi feito e as outras inúmeras produções posteriores inspiradas (para não dizer clonadas) que assisti que tiraram um pouco da surpresa, mas, mesmo assim, não foi suficiente para suprir as minhas super-expectativas.
Talvez as inúmeras batalhas e dificuldades que passei tornaram elevado o patamar que um filme precisa alcançar para concretizar o suspense e o divertimento que se propõe a ter. Entretanto, acho mais fácil de acreditar que o longa-metragem não seja o título mais pomposo das obras de Hitchcock e que seus grandes feitos ainda aparecerão no TOP. Se fosse recomendar, faria apenas para aqueles que querem viver a emoção e a aventura de ver um clássico que entrou para a história do cinema.”
Nota: 5,9 – Super-Homem.

“- Achei o filme bem interessante, mesmo sem ele ter aquela atmosfera séria, pesada, característica dos filmes de suspense atuais. Com um roteiro simples (porém bem aproveitado) e efeitos que para sua época foram muito marcantes, é inegável a sua qualidade cinematográfica. Quem assistir ao filme irá entender o que eu digo.
Não considerei brilhante nenhuma atuação do elenco, e o filme pecou em manter o meu interesse. Recomendo a obra apenas para os amantes de cinema em busca de enriquecimento pessoal, até porque foi dirigido por um dos maiores cineastas do mundo: Alfred Hitchcock. No vasto oceano do cinema, existem filmes que merecem mais fazer parte do TOP 250.”
Nota: 6,5 – Aquaman.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

Um comentário:

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!