sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Top 215 - Desencanto (Brief Encounter, 1945) -

Desencanto (Brief Encounter, 1945)

" - A mais bonita história de amor impossível da história do cinema é tão esplendidamente filmada, que praticamente não há chances de se desencantar com ela. Apaixone-se também, o amor está no ar...

Entrega o que promete: bom ou ruim, tanto faz, esse filme cumpre com a promessa do cartaz.Superação: mesmo com todas as dificuldades do mundo, o filme ficou ótimo.Cebola: a única forma de disfarçar o choro vendo o filme é indo para a chuva...

Nota IMDB: 8,2.Nossa Nota: 7,9.

1945, Inglaterra - Drama / Romance - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: David Lean A Ponte do Rio Kwai (1957), Lawrence da Arábia (1962), Doutor Jivago (1965).
Elenco: Celia Johnson, Trevor Howard, Stanley Holloway, Joyce Carey.

Sinopse: ao conhecer um estranho em uma estação de trem, uma mulher se sente tentada a trair o marido.

Batman - Aparício NetoUma história bem comum é contada aqui: dona de casa com uma vida insípida e rotineira, conhece um médico gentil, por acaso. Esse encontro, por mais breve que seja, vai gerar uma grande paixão e marcar a vida deles para sempre. Sim, já vimos esse enredo milhares de vezes antes, então, o que há de tão especial em Desencanto, para figurar no top 250?
A resposta é simples, e pode ser resumida a apenas uma palavra: emoção. Mas não armadilhas emocionais, situações apelativas, que te manipulam para conquistar tua momentânea reação. Aqui as emoções são tangíveis, mesmo que contidas. O amor é intenso, porém casto e singelo. Cada toque, cada beijo, se apresenta triunfante e satisfatório, pois é habilmente construido de forma humana, sensível e delicada.
Talvez o grande segredo do resultado acima ocorrer é a direção oscarizada e excepcional de David Lean. Baseado num roteiro adaptado da peça de Noel Coward, foi modificado corretamente para evitar a unilateralidade do original (que ocorria em apenas uma ocasião), e é trabalhado com grande magnitude pelo diretor.

brief_encounter_film_still
Singelo e tocante.
Em flashback, vamos visualizar cada momento que leva os protagonistas, ambos casados, a viverem o romance. Num trabalho de montagem maravilhoso, o filme é atemporal, e parece ter sido feito nos dias de hoje, técnicamente falando. Só a inocência do relacionamento denuncia que estamos vendo uma obra de arte já clássica e antiga. 
Por fim, o casal de protagonistas transmite todos os sentimentos necessários para nunca parecerem egoistas em suas intenções: tanto a excelente atriz Celia Johnson (oscar pela atuação e a cara do Mr. Bean) quanto seu parceiro de cena, Trevor Howard (ótimo, uma espécie de Liam Neeson, mas bom ator) compoem de forma tão verdadeira seus papéis que a torcida pela felicidade da dupla é instantânea, natural.
 
Merece estar no TOP 250 IMDB? Uma história de amor atual, com final corajoso e nada óbvio, extremamente bem feita. Poucos filmes conseguem somar esses conceitos. Não me reconheci em boa parte do texto escrito acima, tão emocionante achei a experiência de assisti-lo. Hora de voltar a frieza habitual, mas antes digo que sim, certamente.

Nota: 8,0 Batman.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Mulher-Gavião - Daya Ambos"- O que o acaso pode revelar a uma pobre mulher que, apesar de casada e com filhos, sente-se completamente sozinha? Será que o amor pode estar num estranho encontrado casualmente numa estação de trem? Este belo filme pode não responder estas perguntas, mas certamente pode nos por a pensar neste assunto.
A historia é tão simples e singela, que apesar de abordar temas tão intensos como traição, amor, dor e a doce ternura de um sentimento proibido, encantam quem o assiste. Um clássico absoluto com cenas memoráveis em toda sua serenidade deixa difícil superar ao aperto causado no peito do espectador que é gerado pelo delicado toque da mão de Trevor sobre os ombros de Celia, numa silenciosa despedida.”

Nota: 7,5 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila"- Uma irresistível e modesta obra romântica que encanta justamente por sua simplicidade. Em Desencanto, não iremos encontrar pessoas com destacada beleza, mas sim personagens comuns e, por isso, mais humanos e sensíveis.
A história de uma paixão, digamos assim, proibida, é de especial relevância para mim, pois lembra muito as dificuldades do meu relacionamento com a Lois Lane, quase impossível de se manter, apesar do amor. Para quem está à procura de um filme que expresse verdadeiramente as questões afetivas de maneira tocante, eis um filme impar nesse sentido e que merece realmente um destaque especial. Recomendado a todos que querem reviver o sentimento de ingenuidade e intensidade, típicos dos primeiros amores.”
Nota: 8,1 Super-Homem.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. Não se fazem mais romances como antigamente. Esse filme mostra que ser simples é complicado. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Melhor postagem do blog até agora, adorei! batman fez um texto perfeito, gaviao tambem foi bom e gostei do superomem!
    Finalmente sem porcarias nem lixo! Tomara que a liga fique assim sempre so com boas opinioes e textos, desejo sorte pra vces!

    ResponderExcluir
  3. Brigado pelo apoio meninas!!!!
    a presença de vocês é sempre ótima aqui conosco.

    Tamos juntos!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Vi esse filme ontem e fui procurar na internet sobre ele e encontrei o blog da liga!nossa muito bom, esse texto foi sensacional muito bem escrito!
    batman muito romantico e poetico! adorei a forma como ele descreveu o filme nossa!
    Vou ler tudo agora parabens pelo site otimo!

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!