segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Top 238 - Nada de Novo no Front (All Quiet on the Western Front, 1930) -

Nada de Novo no Front (All Quiet on the Western Front, 1930)

" - Guerras nunca foram bonitas de se ver, e só trouxeram coisas ruins para seus participantes. Porém, somente com esse filme revolucionário essa realidade foi finalmente mostrada na tela grande. Descubra junto com a Liga Nerd que não há de novo no front...

Chefão: filme definitivo. Nenhuma obra posterior foi o mesmo depois deste.Datado: o tempo foi cruel com esse filme...Enchendo Linguiça: para cumprir horário, o filme tem uma série de acontecimentos desnecessários.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 6,5.

1930, EUA - Drama / Guerra - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Lewis MilestoneA Lei dos Fortes (1928), Os Bravos Morrem de Pé (1959), Onze Homens e um Segredo (1960).
Elenco: Lew Ayres, Louis Wolheim,John Wray, Bem Alexander.

Sinopse: jovem soldado sofre uma profunda desilusão ao encarar a realidade terrível da Primeira Guerra Mundial.

Aquaman - Leo FeckTemos aqui uma obra adaptada do romance de Erich Maria Remarque, que aborda a guerra de uma maneira diferente, ao contar a história de jovens acreditando no valor do patriotismo, militarismo e na glória em morrer por seu país. Vemos os professores incentivarem seus alunos a terem toda uma valentia e se alistarem para o confronto, onde seriam reconhecidos como “heróis” e teriam orgulho de lutarem pela sua bandeira. Senti-me irado por constatar esse valor errôneo passado aos mais jovens.
Mesmo que o filme possua poucos recursos devido à sua época, existem cenas que me agradaram em relação à produção, referindo-me especificamente às batalhas. Ele apresenta também uma história interessante, que nos remete à reflexão sobre as guerras e a futilidade de seus motivos, mostrando realmente essa dura realidade.

Brutal e realista (para a época).
Tudo isso muito bem levado pela direção de Lewis Milestone, que levou Oscar em sua categoria. As atuações são bem simples, algumas não muito boas... O longa-metragem têm muitas cenas aparentemente repetidas ou, pelo menos, com as mesmas cenas e ângulos de câmera.
Não é difícil de perceber a importância dele para os filmes do gênero que vieram ao longo do tempo, até porque podemos ler na internet (e em viagens pelos sete mares) muitos elogios sobre a obra. Acostumado com as superproduções da atualidade é impossível eu não fazer comparações, e isso acabou pesando muito na minha diversão.
 
Merece estar no TOP 250? Se fosse referente aos filmes mais importantes do cinema, certamente eu diria sim. Porém, não estamos aqui para ver somente sua importância cinematográfica, mas também se ele cai nas graças de cada um. Infelizmente nas minhas ele não caiu, pois o achei um tanto quanto monótono e cansativo.
Nota: 5,0 – por Aquaman.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

Batman - Aparício Neto"- Na aurora da história do cinema, em um período turbulento da política mundial, foi realizado esse filme que em sua extrema coragem, confrontou toda a propaganda pró-guerra (que é mostrada logo em seu ínício, na lendária cena do professor e seus alunos em aula), mostrou com realismo como era o cotidiano dos combates e, principalmente, constatou todos os malefícios que uma guerra traz para as pessoas envolvidas. Não é pouco, tarefa que o próprio comissário Gordon pensaria duas vezes antes de encarar.
As cenas de ação continuam impressionantes, mesmo o filme sendo um pouco datado. Mas esse fato não diminui sua importância e sua mensagem pacifista é mais atual do que nunca. Uma verdadeira jóia.”
Nota: 8,0 - por Batman.

Laterna Verde - Gustavo Paranhos- Ambientado na primeira guerra mundial, mostra o aliciamento dos jovens alemães com pouca vivencia, que são empurrados ao campo de batalha como se fosse a melhor oportunidade da vida para mostrar do que são capazes. A idéia de que os soldados são bem tratados e recebem o que o país tem de melhor é rapidamente quebrada com a chegada no campo de batalha. Lá, eles vão conhecer a fome, o desespero e todos os traumas que uma guerra pode causar nos seres humanos.”
Nota: 7,5 Lanterna Verde.

Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Temos aqui um drama sobre a triste realidade da guerra, que tinha tudo para ser emocionante. Apesar de se tratar de um roteiro muito bonito, contando a trajetória de jovens soldados, alguns beirando a infância, tentando sobreviver na dura e sangrenta 1ª Guerra Mundial, não conseguiu me comover.
E seria para mim apenas mais um filme se não fosse pela ótima atuação de Louis Wolheim, protagonista de um dos personagens de maior destaque da trama, Kat Katczinsky.
Mesmo o filme tendo uma grande importância para a história do cinema, como divertimento deixa muito a desejar. Posso até parecer injusta, mas pra mim a obra agradou muito pouco.”
Nota: 6,0 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila“- Achei importante assistir esse filme, mas não foi tão do meu agrado assim. Ele ganha méritos por ser um dos primeiros filmes do gênero a abordar o aspecto dramático e psicológico em um período em que ainda se tinha uma visão mais heróica da guerra. Estranhei o tipo das atuações um tanto exageradas, típicas da época, e a má qualidade da imagem, mas não comprometem o foco central que é mostrar a cruel realidade da Primeira Guerra Mundial. Apesar de ser um super-herói, sempre me questionei sobre os motivos que levariam alguém a querer ingressar numa batalha bélica, o que é, em parte, esclarecido nesse filme.
Nada de Novo no Front, na verdade, não trouxe nada de muito novo pra mim, apenas o engrandecimento pessoal em assistir um filme que se tornou emblemático para a história da sétima arte.“
Nota: 6,0 Super-Homem.


Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

5 comentários:

  1. tá aí, mais um filme da lista que ainda não tive a oportunidade de assistir, mas verei assim que possível, interessante o fato de um filme "desmitificar" a guerra, deve ter sido uma bomba na época.
    assim que possível assistirei

    ResponderExcluir
  2. Pedrão:
    Vale demais a pena assistir esse filme, pois apesar da opinião geral da Liga não ser muito favorável, pode acreditar que é um clássico que acrescenta muito na formação cinematográfica do individuo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tenho que concordar com o Aparício!
    Mesmo o filme sendo antigo, com recursos menores aos comparados de hoje, não tem como entender o que é o cinema sem assistir essa obra.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Então, galera, tem uma coisinha chamada "contextualizar" que é faze rume sforço e tentar pensar no filme na sua época. Certas reclamações que eu vi aqui, se tratando de um filme da década de 20, são realmente "tensas" de se ler.

    ResponderExcluir
  5. Pedro, não posso deixar de discordar de você,
    nós sabemos que esse tipo de preconceito, com filmes antigos, é algo presente na esmagadora maioria da população. A liga evoluirá a cada filme visto, aprendendo mais um pouco sobre a beleza do cinema. E a lista do IMDB, possui muitos filmes antigos, então será interessante observar o aprendizado de todos, diante dos nossos olhos.
    Muito obrigado por sua enorme contribuição ao blog, críticas e comentários serão sempre muito bem vindos, pois é com elas que podemos enchergar nossos erros e crescer.

    Abraços!
    Pedro

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!