quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Top 216 - Uma Aventura na África (The African Queen, 1951) -

Uma Aventura na África (The African Queen, 1951)

" - Katharine Hepburn é a maior heroina da história do cinema. Aqui ela se embrenha em uma floresta, enfrenta muitos perigos e tenta até vencer uma guerra! No caminho, concorreu ao Oscar e transformou esse filme em obra prima. Venha conosco nesta aventura pela África...

Entrega o que promete: bom ou ruim, tanto faz, esse filme cumpre com a promessa do cartaz.Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Pipoca de Ouro: feito somente para ganhar dinheiro, esse filme acabou sendo algo mais.Superação: mesmo com todas as dificuldades do mundo, o filme ficou ótimo.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 7,6.

1951, Inglaterra - Aventura / Ação / Romance - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: John HustonRelíquia Macabra (1941) O Tesouro de Sierra Madre (1948) The Man Who Would Be King (1975).
Elenco: Humphrey Bogart, Katharine Hepburn, Robert Morley, Peter Bull.

Sinopse: na Africa, durante a Primeira Guerra Mundial, um cachaceiro dono de um barco à vapor é persuadido por uma tradicional missionária a usar o seu ganha-pão para atacar um navio de guerra.

Mulher-Gavião - Daya AmbosUm casal completamente improvável, com personalidades, classes e ideologias opostas se veêm sozinhos no meio do nada e cercados pela explosão da 2ª Guerra Mundial.
Ela é Rose, uma solteirona religiosa, civilizada e culta, irmã do reverendo de uma aldeia no meio da África, onde realizam trabalhos humanitários, e é brilhantemente interpretada pela sempre bela (mesmo quando aparece suja e despenteada) Katharine Hepburn. Já ele é Charlie, um alcoólatra descerebrado que tudo que possui na vida é seu barco, o “Rainha da África”, usado para abastecer está a aldeia com suprimentos e correspondências, representado pelo também esplendido, e merecedor vencedor do Oscar, Humphrey Bogart.
A historia deste longa encantador bem que poderia ser vista como de guerra, afinal ela começa com um ataque a aldeia onde vivem os protagonistas e deságua (literalmente) num ataque suicida, porém completamente patriota. Desafiando a lógica de simplesmente fugir, o casal inglês se vê rodeado de soldados alemães em pleno confronto e acaba abraçando a nada natural tarefa de enfrentar crocodilos, cachoeiras perigosíssimas, artilharia pesada e todos os perigos que a selva oferece para construir um torpedo (sem nenhum instrumento adequado) e tentar afundar um dos navios mais importantes da tropa rival. E descobre a paixão, durante o percurso.

Uma Aventura na África (The African Queen, 1951)
O amor está no ar, mesmo no
intenso calor africano...

Para mim, Uma Aventura na África é na realidade uma historia de amor, muito imitada nas comédias românticas da atualidade.
Um romance tão verossímil que podemos nos ver naqueles dois apaixonados abrindo mão de manias, superando os defeitos e se transformando completamente para poder viver feliz este amor, mesmo que fosse por um curto tempo...
Quem nunca passou por algo assim, tendo que mudar um pouco (ou muito) seus comportamentos para curtir este sentimento especial?

Merece estar no Top 250? Sim. Além de todo o romantismo e a química perfeita dos personagens ainda temos cenas de tirar o folego, como todos os perigos enfrentados pelos dois. Esta obra é perfeita para quem gosta de aventura e romance, de uma maneira completamente diferente dos enlatados de hoje em dia.
Nota: 7,5 - Mulher-Gavião. 

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...
 


Batman - Aparício Neto"- Duas das maiores estrelas de seu tempo uniram forças pra fazer um filme definitivo, influência eterna para a sétima arte, paradigma do seu gênero, delicioso e muito divertido. O tempo pode ter sido cruel com as técnicas utilizadas para filmagem, ficando evidente que eram métodos ainda rústicos. Mas isso não foi capaz de segurar o ímpeto de John Huston (um dos maiores realizadores de todos os tempo), que produz um espetáculo de encher os olhos e o coração dos espectadores, inovando ao mostrar a Africa real pela primeira vez no cinema.
Gostei muito da história, do humor e da adrenalina do filme. Porém, devemos dar o mérito de ladrão de cena para Humphrey Bogart, simplesmente fantástico como um marinheiro doce e de maus hábitos, valorizando o amor do casal já maduro. Diversão familiar alçada à obra prima. A pipoca de antigamente era realmente mais gostosa!”

Nota: 8,0 - Batman.
 
Super-Homem - Leandro Avila"- Uma Aventura na África foi uma surpresa pra mim, pois se mostrou muito melhor do que eu esperava. A jornada num lugar ermo e selvagem por um casal inusitado foi o pano de fundo para essa obra que intercala de forma bem sucedida momentos de aventura, drama, comédia e romance.
Quase não consegui identificar o galã de Casa Blanca nesse filme, pois Humphrey Bogart encarnou com realismo e dedicação o seu personagem, tanto na performance com na caracterização. Sua química no filme com Katharine Hepburn é mais um dos atrativos dessa obra que, apesar de velhinha, continua sendo emocionante para quem assiste e uma aventura da qual qualquer herói da Liga gostaria de participar.”

Nota: 7,5 Super-Homem.


Lanterna Verde - Gustavo Paranhos"- O tempo passa para todos, mas às vezes tenho a nítida impressão que ele é mais cruel com um do que com outros. A minha querida Katharine Hepburn, parece ter passado os piores anos de sua vida antes de aceitar atuar neste filme. No inicio não a reconheci, depois, aos poucos seu charme e talento foram se realçando e sim, inacreditavelmente, era ela.
A obra é um romance água com açúcar, para assistir com a família, mostra os “bichinhos” africanos, pouquissima violência (no máximo um xingamento ou outro) e uma historia de amor que vai nascendo com as dificuldades e percalços durante a aventura. Nada que me chame muito a atenção.
Legal foi ver os incríveis efeitos especiais dos anos 50, comparados com hoje seria uma covardia, mas é interessante ver o quanto o processo já tinha avançado na época.”

Nota: 7,5 Lanterna Verde.


Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

Um comentário:

  1. Após assistir "Uma Aventura na Africa", fiquei curiosa em assistir o filme de C. Eastwood, em que ele interpreta o diretor J. Huston, nos bastidores desse filme. Alguém já assistiu pra dizer se vale a pena?
    Achei que faltou o distintivo: o tempo foi cruel com esse filme. Apesar de ser um filme legalzinho, com personagens interessantes, cenas emocionantes e tal, achei ele bastante envelhecido.

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!