sábado, 6 de novembro de 2010

Top 218 - Crash, No Limite (Crash, 2004) -

Crash, No Limite (Crash, 2004)

" - Estamos todos interligados, vivendo num mundo totalmente conectado às atitudes de cada pessoa. É isso que o filme vencedor do Oscar de 2004 aposta e coloca sobre uma ótica perturbadora: quando chegamos ao nosso limite, o que pode acontecer? Sobreviva ao impacto, se for capaz!

Clone: tem um filme igual a esse andando por aí...Brutal: ponha um pano embaixo da tela, porque vai rolar sangue, e você vai precisar...Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.Cebola: a única forma de disfarçar o choro vendo o filme é indo para a chuva...

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,2.

2004, EUA - Drama - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Paul HaggisVermelho Escarlate (1993), Ghost of a Chance (1998), No Vale das Sombras (2007).
Elenco: Sandra Bullock, Don Cheadle, Matt Dillon, Terrence Howard.

Sinopse: uma série de histórias se cruzam durante dois dias em Los Angeles, envolvendo uma galeria de personagens de diversas etnias.

Super-Homem - Leandro AvilaPaul Haggis, que é mais conhecido pelo seu trabalho como roteirista (Menina de Ouro, Cartas de Iwo Jima, 007 - Cassino Royale, entre outros...), adquiriu maior destaque ao dirigir seu segundo longa metragem, Crash - No Limite, a partir de seu próprio roteiro. Vencedor de 3 Oscars (incluindo melhor filme), o longa retrata de forma surpreendente uma diversidade de personagens em situações conflitantes, entrando em um choque ainda maior quando suas vidas se cruzam.
Uma das coisas que mais chamou a atenção nessa obra foi o bom uso das diferenças de etnias, classes sociais e crenças (tanto religiosas, quanto pessoais), pois fundamentou de forma mais realista os preconceitos e as intolerâncias do nosso cotidiano. Aliado a tudo isso, também temos o crescente medo da violência e suas ramificações muito bem exploradas, quando, por exemplo, observamos que uma criança ao invés de ter medo do “monstro do armário”, teme ser alvejada por uma bala perdida. A construção bem elaborada do todo esse “mosaico de conflitos”, torna o filme, no mínimo, muito interessante de acompanhar!

Crash, No Limite (Crash, 2004)
A vida dá muitas voltas...
Num primeiro olhar, podemos achar que a utilização das diversas fraquezas humanas muito bem misturadas e encaixadas no filme, servem apenas pra comover o expectador a fim de conquistá-lo pelo sentimentalismo, mas não é assim que analiso. Sem precisar usar nenhum dos meus super-poderes, vejo o longa como sendo uma síntese da natureza humana, onde alguém que faz algo repugnante num certo momento, é o mesmo capaz de um ato de heroísmo mais adiante e vice-versa. Então, o que temos diante de nós não é uma simples obra, mas um retrato de toda a insanidade humana que nós mesmos construímos e que deve servir como uma forma de reflexão e, porque não dizer, salvação de nossos próprios preconceitos e atos!

Merece estar no TOP 250? Quando um filme transcende a premissa do entretenimento e nos possibilita uma vasta gama de reflexão, não somente sobre a nossa sociedade, mas também sobre a maneira que nos comportamos e vivemos (de uma forma tão original e singular), fica evidente o seu prestígio e merecimento no Top de qualquer lista dos melhores da sétima arte. 
Nota: 8,4 Super-Homem.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Por diversas vezes nos sentamos em frente da teve para assistirmos a um filme sem nada saber a respeito dele, principalmente sem nem sequer imaginar o que irá presenciar e, de repente, nos deparamos com algo inexplicável. Uma sensação incomum, algo tão intenso e marcante que lhe faltam palavras para descrever, e tudo que sua boca consegue pronunciar repetidamente durante vários minutos é uma única frase: “este é o melhor filme que vi na vida!”.
Isso aconteceu comigo ao assistir esta maravilhosa obra. Foi um misto de emoção, impacto, revolta... As estórias entrelaçadas, as criticas referentes aos preconceitos (raciais e sociais), as atitudes das pessoas (asquerosas e repugnantes) que não fugiram em nada da realidade, por mais cruel que isso possa parecer. É tudo perfeitamente encaixado e as interpretações me passaram uma humanidade sem igual.
Certamente, contrariando minha primeira reação pós-sessão, este não é o melhor filme que vi, mas ele conseguiu me pegar de tal maneira que foi impossível não me envolver, chorar, me apaixonar por ele e com isso coloca-lo na minha lista dos dez mais!”
Nota: 8,5 - Mulher-Gavião.

Batman - Aparício Neto"- Bom roteiro, elenco afiado e excelente montagem. Lembro que quando assisti a este filme pela primeira vez, não consegui controlar o choro compulsivo em uma série de situações, tornando ele uma referência em emoção pra mim.
Porém, revendo agora pude perceber que na realidade, Crash trata-se de uma gigantesca e apelativa armadilha emocional. Cada diálogo, cada atitude tomada por um personagem, tem como meta causar uma reação extrema no expectador, as vezes de forma um tanto quanto forçada. Claro que há méritos nisso, e Paul Haggis escreve muito bem. Contudo, é possível fazer alguém sentir emoções genuinas com a sétima arte, e esse clima exploitation sensacionalista da obra a aproxima mais a uma novela mexicana do que a um filme realmente top, como o que ela vergonhosamente xeroca, Magnólia.”
Nota: 7,5 - Batman.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos"- A vida é retratada neste filme como ela é, fria, cruel, cheia de amor e ódio. Não vou negar que uma vez, uma única vez, certa gota de suor brotou dentro de meus olhos, e a muito custo consegui mantê-la dentro, sem ser derramada. Mas um grande suspiro saiu dos meus pulmões, e para deixar a angustia da situação vivida na tela de lado precisei forçar o cérebro a lembrar que era apenas uma historia de fatos fictícios.
A obra é muito boa, mostra a hipocrisia e o preconceito que existe ainda hoje no coração do ser humano. As vezes, por melhores que sejam nossas intenções, caímos em tentação e não nos livramos do mal...”

Nota: 8,0 Lanterna Verde.
 
Aquaman - Leo Feck"- Um belo filme com histórias paralelas interligadas. Muito interessante a abordagem do enredo e como os personagens acabam se encontrando de maneira direta e indireta. O elenco foi escolhido de maneira muito feliz, pois todas as interpretações foram ótimas, sem exceções. A produção provavelmente foi realizada com todo cuidado e zelo, pois teve como conseqüência uma obra singular. A direção também está primorosa, assim como a trilha sonora que casa perfeitamente.
Além de todos esses aspectos, Crash te conduz a um caminho de pensamentos reflexivos sobre preconceitos, o certo e o errado, a vida... Mesmo que aparentemente o longa percorra um caminho violento, tem como foco apresentar a essência das pessoas e o quanto elas podem chegar a redenção. Isso tudo deixou o velho senhor das águas aqui emocionado...”

Nota: 8,5 Aquaman

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

13 comentários:

  1. Assisti crash uma única vez, mas perdi as contas de quantas vezes eu ouvi "In the deep" (Bird York), incansavelmente no repeat. Uma peculiaridade que me marcou em Crash foi: o filme é muito bom (nota 8,0), mas seu trailer é nota 10, o trailer mais lindo e mais bem feito que eu já assisti.

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, na verdade a única coisa que "Crash" tem de bom é o trailer... huahaua...

    Quando eu vi pela primeira vez eu tinha amado este filme... mas depois da segunda, eu peguei nojo. Achei tudo tão mal feito, uma apelação sem tamanho, umas histórias descabidas, rasas... ihhh... acho que a Liga foi boazinha demais com essa bomba.

    ResponderExcluir
  3. Crash, Crash...

    é um filme muito bem construído e executado, o elenco é de primeira mas o que todo mundo comenta de melhor dele é justamente o roteiro. Pois é, o roteiro, existem filmes que vieram antes de Crash e depois de Crash que são bem melhores.

    Não consigo idolatrar Crash como a maioria, acho um bom filme e que só merece ser visto uma vez.

    Pra não ficar sem dar nota, eu daria um 7,0.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ah, e pra quem não viu ainda esse Tempos de Violência (Harsh Times) com o Bale é muito bom, vejam...

    ResponderExcluir
  5. Crash é ruim demais! ... qualquer nota acima de 2,0 é bondade com o filme...

    ResponderExcluir
  6. a opinião geral aqui pelo visto foi negativa em relação a crash.
    pela liga, a menor nota foi o 7,5 de batman.
    entendo o lado de vocês pessoal, mas vamos pensar que crash tem seus encantos, pelo menos eu acho...
    mas que foi sacanagem colocar crash pertinho de festim diabólico foi

    grande abraço

    ResponderExcluir
  7. "mas vamos pensar que crash tem seus encantos"

    Não. :-P

    ResponderExcluir
  8. A principio quando eu vi o trailer eu fiquei curiosa em ver o filme depois que vi gostei não meu estilo de filme mas gostei tanto do elenco quanto da trilha sonora.

    ResponderExcluir
  9. Eu sinceramente gostei do filme...achei ele forte, com cenas cruas onde é impossível não se chocar..
    Claro que não tem o requinte de Magnólia, mas considero um filme interessante de ser assistido. Apenas não recomendo para momentos "depressivos"...senão fica fácil sucumbir e ver o mundo um pouco mais cinza do que às vezes nos parece.

    Minha nota é um 8.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto, sinceramente, de Crash, ainda que eu ache que PTA pudesse fazer um trabalho melhor de entrelaçamento das histórias (Magnólia que o diga)

    ResponderExcluir
  11. DaniB - O trailer de crash realmente foi muito bem bolado, é difícil acha alguém que assista e diga que não se interessou pelo filme.
    Débora - Crash tem o poder de nos fazer refletir, então pode nos deixar sem dormir em algumas noites mesmo hehe
    Luís - Bem colocado cara, logo logo estaremos postando Magnólia por aqui, fique atento :)

    Brigado pela visita pessoal
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez o Batman é claramente o mais lúcido da equipe, como quase sempre.

    Vocês poderiam - e deveriam - dar um papel de destaque absoluto pra esse cara no blog.

    ResponderExcluir
  13. Prezado "Anônimo":

    Boa noite! Em primeiro lugar, obrigado por visitar o blog, vir aqui ler os nossos humildes comentários e deixar a tua opinião. Espero que tu sempre te divirta quando vem aqui!
    Bom, te agradeço muito o elogio, pra mim é ótimo saber que as pessoas leêm o que eu escrevo. E quando gostam, então, nem se fala.

    Só discordo sobre essa questão de destaque, Anônimo. A intenção do blog é a jornada em grupo, e tu tens o direito de simpatizar mais comigo do que com outro colega. Mas optamos por essa linha editorial, aonde todos aparecem e fazem as coisas de forma igualitária, priorizando a parceria e trabalho em grupo.
    Fora que tu só diz isso porque ainda não leu muito os textos dos novos talentos que estão chegando aqui, que deixam os meus textos vergonhosamente no chinelo. Ou porque deve ser homem, e não se liga no sentimento que a Gavião sempre imprime nos seus textos.

    Então é isso, obrigadão mesmo pelo comentário, continua sempre conosco e quando puder, divulga ele pros teus amigos! E da próxima vez, se te sentir à vontade, deixa o teu email aí pra gente poder manter contato.
    Grande abraço;

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!