segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Top 210 - Cartas de Iwo Jima (Letters From Iwo Jima, 2006) -

Cartas de Iwo Jima (Letters From Iwo Jima, 2006)

" - A história normalmente só registra a visão do vencedor. Para mostrar o outro lado, é necessário coragem. Mas quando isso acontece, o resultado pode ser um filme tão grandioso, inovador e brilhante que garantirá seu lugar no Top 250. Viaje conosco até Iwo Jima e descubra porque!

Magnum Opus: a fotografia do filme é tão magnifica que parece ser uma obra de arte.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Brutal: ponha um pano embaixo da tela, porque vai rolar sangue, e você vai precisar...Cebola: a única forma de disfarçar o choro vendo o filme é indo para a chuva...

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,0.

2006, EUA - Guerra / Drama - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Clint EastwoodOs Imperdoáveis (1992), Menina de Ouro (2004), Gran Torino (2008).
Elenco: Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara, Ryo Kase.

Sinopse: a história da batalha de Iwo Jima, entre os Estados Unidos e o Japão durante a 2ª Guerra Mundial, contada pela perspectiva dos japoneses que lutaram nela.

Mulher-Gavião - Daya AmbosO povo japonês é reconhecido por ser composto por pessoas muito admiráveis, em suas conduta, honra, patriotismo e códigos que fazem questão de seguir a risca. Isso faz com nós, ocidentais, os vejamos como impenetráveis e inabaláveis.
Porem eles são apenas seres humanos, possuem sentimentos, temores, como todos nós. E foi exatamente esse lado que foi mostrado nesta obra sobre a batalha de Iwo Jima, durante a Segunda Guerra Mundial. Honrando a postura herdada dos antepassados samurais, apesar de os soldados japoneses mostrarem também suas fraquezas, não fugiram do combate e tampouco abandonaram sua terra.

Cartas de Iwo Jima (Letters From Iwo Jima, 2006)
Magistral.

O pouco que sobrou de registros sobre esta batalha (algumas correspondências que foram descobertas enterradas), acabou parando nas mãos de um dos raros cineastas com o brilhantismo e coragem suficientes para mostrar a todos esta realidade: Clint Eastwood. Assim nasceu Cartas de Iwo Jima, um filme tocante, encantador e emocionante sobre este pequeno, em numero, mas não em determinação, grupo de soldados que defendeu bravamente durante dias e noites sangrentas esta remota ilha.
Se em uma guerra é difícil determinar quem está certo ou errado, Eastwood aproveitou e nos mostrou os extremos do conflito. Além do filme aqui citado, ele realizou também o belíssimo A Conquista da Honra, que mostra o olhar americano desta invasão com a mesma qualidade e beleza, porem com menos carisma e sentimento.

Merece estar no Top 250? Absolutamente sim. Temos aqui uma obra única, de um excepcional diretor e que é indispensável para quem gosta de um filme de guerra, com muita qualidade e de uma beleza sem tamanho.

Nota: 8,5. - Mulher-Gavião.
       
- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

Batman - Aparício Neto"- Tudo nesse filme é sensacional. Partamos do princípio, uma obra que retrata o lado japones do emblemático conflito de Iwo Jima, com elenco e falado em lingua oriental, filmado e lançado concomitantemente com outro longa que retrata a visão americana do mesmo fato histórico, filmado por um ícone patriota, Clint Eastwood, sem preconceitos, vilões ou julgamentos. É ou não algo incrível por si só?
E a obra é maravilhosa, o melhor filme disparado de 2008. Com uma grande sensibilidade, realismo e coragem, vivemos aqueles dias acompanhados da atuação grandiosa de Ken Watanabe. Impossível não sofrer junto com os infelizes peões desse triste momento da história mundial. Que filmes como esse sirvam de exemplo para todos nós, de que a realidade da guerra não é habitada por heróis ou vilões, somente por homens, irmãos em sua humanidade.”
Nota: 9,0 - Batman.
 
Super-Homem - Leandro Avila"- Após A Conquista da Honra, Clint Eastwood resolveu mostrar a versão do inimigo ao retratar a resistência japonesa ao ataque americano as ilhas de Iwo Jima. Nesse outro lado, conhecemos o quanto foi ferrenha a luta dos japoneses que estavam em desvantagem em quase todos os aspectos, menos na bravura.
Realmente um filme diferenciado que gostei de ver, principalmente ao mostrar a realidade e a futilidade de uma guerra. Quem dera a Liga estivesse presente naquela época para evitar tão terrível conflito...”
Nota: 8,0 – Super-Homem.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos
"- Ninguém realmente é perfeito, neste longa não vi o talento do diretor Clint Eastwood. Claro que a impressão pode ter sido minha, mas na seqüência de filmes dele que assisti ultimamente, eu me emocionei muito mais e notei mais veracidade nos sentimentos passados. Em Cartas de Iwo Jima, não fiquei emocionado com nenhuma cena, achei o filme cansativo e considerei uma tentativa frustrada de nos envolver enquanto tenta contar um fato histórico.
Entendo que posso estar sendo muito critico e duro com a obra, pois sei que a relevância cultural dela é forte e foi apoiada pelo governo japonês, mas pra mim o filme não funcionou. Esse conceito oriental de “vamos nos matar, pois precisamos de uma morte honrada” não passa pela minha cabeça. Depois de todos esses anos na Tropa dos Lanternas, defendendo o próximo, sei que é honroso morrer em batalha defendendo uma causa, mas, nunca pelas próprias mãos.”
Nota: 6,5 – Lanterna Verde.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

Um comentário:

  1. Um Filme Extremamente bem realizado! Tudo esta bem encaixado, elenco, história e equipe técnica.

    O filme mostra de forma bem realista, os horrores da guerra do ponto de vista dos soldados japoneses. Mesmo sabendo que os Japoneses eram aliados dos nazistas, é dificil não ter empatia pelos personagens, pessoas matando e sendo mortas, é um filme emocionante.

    Eu acho que Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima são dois filmes que se completam, deveriam ser vistos juntos.

    Abraços

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!