sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aperitivo – Conflitos Internos (Mou Gaan Dou, 2002) -

Conflitos Internos (Mou Gaan Dou, 2002)

" - Inserir um homem na força inimiga parecia uma grande idéia. O que ninguém poderia imaginar é que tanto a máfia quanto a policia usariam o mesmo recurso. Infiltre-se você também com a nossa equipe e não entre em conflito consigo mesmo...

Superação: mesmo com todas as dificuldades do mundo, o filme ficou ótimo.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Adrenalina: impossível não aumentar seus batimentos cardíacos vendo esse filme.Entrega o que promete: bom ou ruim, tanto faz, esse filme cumpre com a promessa do cartaz.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 8,5.

2002, China - Policial / Gangster - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: : Wai-Keung Lau & Alan MakConflitos Internos - 2 (2003), Conflitos Internos - 3 (2003).
Elenco: Andy Lau, Tony Leung, Anthony Wong, Eric Tsang.

Sinopse: um criminoso trabalhando na polícia e um policial disfarçado dentro da máfia chinesa, tem o mesmo objetivo: descobrir quem está infiltrado em seus grupos.

Super-Homem - Leandro AvilaNão é de hoje que a indústria norte-americana de cinema tem o peculiar habito de fazer remakes. Seja para atualizar filmes americanos famosos do passado ou aproveitar uma franquia antiga para arrecadar algum dinheiro, essas novas roupagens (depois de uma inicial euforia) vêm acompanhadas de severas críticas, nunca ficando, na grande maioria das vezes, a altura de seus predecessores. Nessa tentativa de produzir obras com chances reais de sucesso sem a contestação do seu público, Hollywood foi em busca de novidades de outros paises e, desta forma, Conflitos Internos foi encontrado.
A história dessa obra policial gira em torno de dois personagens centrais: um recém formado policial que recebe a missão de se infiltrar numa organização criminal e um jovem criminoso, membro dessa mesma organização, que se incorpora na força policial. Passados 10 anos, suas vidas se encontram extremamente enraizadas nos seus disfarces, perdendo quase que completamente suas identidades e criando uma dúvida moral, na incerteza de saber se o que fazem esta certo ou errado. Se essa trama lhe parece bastante familiar, não é à toa, pois esse filme foi recriado numa versão americana, intitulado Os Infiltrados.
Mesmo que tenha visto 1° o filme de Scorsese (no caso que também me incluo) e ter a mesma premissa, Conflitos Internos continuará sendo uma excelente pedida pela sua originalidade. A trama muito mais clara e de fácil acompanhamento, o envolvimento com os personagens, os porquês de cada fato ou acontecimento (um tanto infundados em Os Infiltrados) e o final surpreendente, são atrativos imponentes para quem gosta do gênero e de novidades. Se ainda acha pouco, esse longa de Hong Kong também foi vencedor de diversos festivais e obteve fôlego suficiente para mais duas continuações, sem contar o já citado remake.

Merece estar no TOP 250? O limiar é tênue entre o merecer ou não estar no Top. Sua qualidade é indiscutível, mas precisou que um outro filme da indústria americana o alavancasse para poder ser notado de forma mundial. Visto que esse reconhecimento global não veio por “suas próprias pernas”, ficaria injusto incluí-lo no Top. É um excelente filme, mas ainda não o suficiente para figurar entre os grandes clássicos da sétima arte.
Nota: 8,1 Super-Homem.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...



Batman - Aparício Neto“ - Difícil de entender o porque fizeram um remake de um filme como esse, que é perfeito na sua realização original. Só mesmo a incapacidade intelectual do americano médio, que abomina ler legendas ou não ver rostos conhecidos nos elencos, pode justificar isso.
Tenso, urgente, frenético e ao mesmo tempo cadenciado ao apresentar os personagens e suas motivações, temos uma obra completa aqui, apaixonante. Uma história que fala das várias formas de lealdade, de senso de justiça e de honra. Temas recorrentes na cultura oriental, mas que causam mais impacto ainda no nosso lado do mundo.
Fiquei extasiado com esse filme, uma verdadeira jóia cinematográfica, marco do novo cinema de Hong Kong. Convido a todos para conferirem como é desnecessário adaptações de obras como essa, por melhores que sejam as intenções dos envolvidos. Há um novo mundo no cinema, sem fronteiras e com grande qualidade, para quem tiver vontade e coragem de conhecer. E souber ler, é claro...”
Nota: 9,0 - por Batman.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos“ - Adrenalina do inicio ao fim, o filme tem a capacidade de prender o espectador na cadeira. A tensão que senti ao assisti-lo poucas vezes tinha se apoderado de mim.
A estória é muito bem contada pela dupla de diretores Wai-keung Lau e Alan Mak, que souberam como poucos se aproveitar do contexto para montar esta excelente obra de ação. Uma coisa engraçada é que ver no idioma original (habito esse que prezo muito) causa certa estranheza, pois a língua falada as vezes parece um instrumento rústico de acústica, como por exemplo, tocar música num serrote...
Porém, algo me deixou decepcionado: descobri que Conflitos Internos, foi, como diria, “homenageado” por outro filme em 2006. E eu que achava que o remake era original e não uma copia deslavada desse aqui! Recomendo fortemente que todos assistam, pois com certeza será uma ótima oportunidade de ver um grande filme.”
Nota: 8,5 – Lanterna Verde.

Mulher-Gavião - Daya Ambos“- Iniciarei meu comentário confessando algo de que não me orgulho em nada: não conhecia esse filme e não fazia ideia que “Os Infiltrados” é um mero remake dele! Vi a versão americana a algum tempo e a achei ótima mas, agora, ao assistir o original me surpreendi muito com a qualidade infinitamente superior em todos os aspectos. Conflitos Internos é simplesmente incrível.
Não é novidade para os cinéfilos que os americanos tem essa triste mania de regravar e muitas vezes até piorar vários filmes maravilhosos (vide REC x Quarentena), e apesar de essa não ser exatamente a realidade neste caso, agora tendo conhecimento dos fatos admito que esperava mais da versão de Scorcese.”
Nota: 9,0 - Mulher-Gavião.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

9 comentários:

  1. Esse filme da de 10 a 0 no Infiltrados que foi apenas uma simples imitação com atores "renomados". O Scorsese ganhou o Oscar com ele mas foi mais pelo conjunto da obra como Diretor do que propriamente pelo trabalho realizado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Hey, cade o aquaman? mas ele naum faz falta mesmo...
    Só o super homem naum conhecia o filme ainda, que mané... gostei do blog, tenho vindo sempre aqui...
    Parabens pelos textos batman e mulher maravilha ;-)
    beijus Aline

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Aline!
    Que bom que você nos acompanha nesta aventura. As considerações de apaixonados sobre cinema sempre serão bem vindas.

    Gostaria apenas de lembrar que somos um grupo, e quando você desrespeita um de nós, está desrespeitando o grupo inteiro, e sem motivo aparente, o que é pior ainda.
    O Aquaman faz falta sempre!
    Como observação, não foi apenas o SuperMan que não conhecia o filme, outros integrantes do grupo também não conheciam, inclusive um dos que você elogiou, logo, o fato de não conhecer não representa absolutamente nada!

    Valeu pela visita, sinta-se a vontade para postar sempre a sua opinião e se você desejar, pode postar com o seu usuário, pois dai podemos responder no seu blog ou mesmo mandar por email.
    Abraço!

    Lanterna Verde!

    ResponderExcluir
  4. Ney, concordo plenamente contigo. Era fã do Infiltrados até assistir ao Conflitos Internos.

    Volta sempre e deixa teus comentários, é muito legal saber a opinião dos leitores.

    Abraço!
    Lanterna Verde!

    ResponderExcluir
  5. Baixadissímo no pc, só esperando eu ter tempo pra ver.

    ResponderExcluir
  6. E aí, Régis, beleza? Bem-vindo ao blog!
    Cara, pode assistir sem medo, não tem como se arrepender. E pode quebrar alguns paradigmas cinematográficos que tu tenha!
    Vi o teu blog, adoro seriados também. Parabéns.
    Obrigado pela visita, abração;

    ResponderExcluir
  7. E aí pessoal, tudo blz?

    Acho que o poder de persuasão é um dos poderes de cada um dos integrantes da Liga, principalmente da Mulher Maravilha. Só vcs mesmos fazer com que eu assista um filme que não tenha áudio em Ingês, realmente não gosto.Mas até que valeu a pena, o filme é bom, com bom roteiro e bom elenco, muito embora eu ache ser um filme policial comum. Mesmo assim, continuo preferindo o remake Americano.

    Grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  8. Pois eh Ferro, os americanos tambem, odeiam escutar outro idioma, que nao o deles, esse foi um dos motivos que fizeram o Infiltrados.
    Que bom que esta com a gente nesta aventura, finalmente amanha inauguramos e contamos com a tua presenca nos proximos 500 dias.
    Tua presenca aqui eh importante para nos.

    Abraco!

    Lanterna Verde.

    ResponderExcluir
  9. Esse filme é muito bom... tive a sorte de assistir ele antes de "Os Infiltrados" e esperar a refilmagem. Só duas coisas me faz gostar mais de "Os Infiltrados" - Trilha Sonora e Jack Nicholson.

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!