sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Top 229 - O Tigre e o Dragão (Wo Hu Cang Long, 2000) -

O Tigre e o Dragão (Wo Hu Cang Long, 2000)

" - Ang Lee conseguiu algo que parecia impossível: colocar um filme de artes marciais na corrida do Oscar, vencendo quatro estatuetas. E sem ter que bater em ninguem. Descubra que não é necessário nascer em Krypton para voar, nesse clássico do cinema oriental...
 
Magnum Opus: a fotografia do filme é tão magnifica que parece ser uma obra de arte.Sinfonia: trilha sonora completamente memorável.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Adrenalina: impossível não aumentar seus batimentos cardíacos vendo esse filme.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,0.

2000, China - Ação / Artes Marciais - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Ang LeeRazão e Sensibilidade (1995), Tempestade de Gelo (1997), O Segredo de Brokeback Mountain (2005).
Elenco: Chow Yun Fat, Zhang Ziyi, Michelle Yeoh, Chen Chang.

Sinopse: dois guerreiros buscando por uma espada roubada e um famoso fugitivo entram em colisão com uma impetuosa e extremamente habilidosa jovem, filha de um nobre, que está vivendo um momento de definição da sua vida.

Batman - Aparício NetoEu fico imaginando como deve ter sido difícil para o diretor Ang Lee vender essa obra aos produtores: “- Quero fazer um filme de arte com artes marciais, falado em mandarim, com elenco todo oriental... Ah, e vou coreografar as lutas de forma lúdica, como um balé, também...” – e por aí vai. Com certeza, foi uma vitória da arte da persuasão, pois tudo levava a crer que o filme estaria destinado ao prolixo e restrito circuito de Hong Kong, aonde essas fantasiosas fábulas sobre os grandes guerreiros chineses, com seus poderes sobrenaturais, recebe grande acolhida.
Porém, “O Tigre e o Dragão” acabou revolucionando, mostrando ao ocidente como havia um mundo incrível disponível para Hollywood, e o melhor de tudo, quase inexplorado. Sinais disso já haviam sido dados de várias formas diferentes, desde cineastas sendo importados (como John Woo) ou coreógrafos de luta coordenando blockbusters do nível de um “Matrix”. Grandes fãs também ajudaram no processo, como Quentin Tarantino, que sempre encheu as suas obras de referências à produção oriental, culminando no grandioso “Kill Bill”.

Mulheres, o sexo "frágil"...
Uma estupenda direção de arte, bom argumento, excelentes efeitos especiais (baseados na técnica de suspensão por arames, antiga e nunca antes tão impressionante) e elenco muito competente (principalmente Ziyi Zhang, bela e mortífera no longa), temos uma heróica aventura girando em torno do roubo de uma espada mítica. A fotografia é maravilhosa, com cenários inesquecíveis e uma rica recriação da época. Tudo isso colabora para a imersão na história, potencializando as sensações que o filme causa, com muita ação e emoções na medida certa.
Outro grande acerto é colocar as mulheres como as agentes principais da ação, quebrando o paradigma da “mocinha em perigo” que o próprio gênero já esgotou. Aqui elas lembram as nossas heroínas da liga, metendo a porrada de forma desenfreada entre um vôo e outro, numa grande performance marcial das atrizes.

Merece estar no TOP 250 IMDB? Com todos os méritos do mundo! Quem é intimo do gênero sabe que o grande acerto do filme não é sua originalidade, e sim a feliz mistura que Ang Lee conseguiu com maestria conduzir. Excelente e destruidor de barreiras! 
Nota: 8,0 – por Batman.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Belíssima fotografia, coreografias impecáveis, figurino encantador, tudo isso mesclado com uma historia emocionante e envolvente, que nos transporta para uma aventura fantasiosa e cheia de efeitos especiais. Esses são os ingredientes usados para produzir este fantástico épico que mistura kung fu, ação e romance para tornar-se um dos meus preferidos do gênero.
As cenas de luta são impressionantes, com muitos vôos e pulos lembrando uma bela dança. A trilha sonora dá um toque todo especial, complementando esta obra artística. Revendo este filme pude perceber mais profundamente sua mágica e após ele acabar deixa por muito tempo no peito aquela sensação gostosa de saciedade cultural.”
Nota: 8,0 - Mulher-Gavião.
 
Super-Homem - Leandro Avila“- Lutas com armas marciais, pessoas voando... Parece até um filme de super-herói, mas na verdade se trata de um romance baseado numa lenda chinesa. O diretor Ang Lee conseguiu colocar o cinema chinês em evidência mundial e emocionar o público com uma longa que mistura ação, drama, aventura, fantasia, romance e exalta a rígida e tradicional cultura oriental.
Além disso, O Tigre e O Dragão nos atrai com um belo apelo visual e musical, tornando-se uma obra emblemática e merecedora de estar entre a seleta lista dos 250 melhores filmes.”
Nota: 8,3 Super-Homem.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos“- Poucos filmes nesta caminhada, que é a busca pelo top 250 IMDB, serão tão bonitos para serem assistidos quanto foi este. Ele conta com a exuberância de cenários antagônicos e muitas vezes a sensação que tive foi a de estar completamente ébrio ao ver numa cena um deserto infindável, e logo após uma floresta de bambus que parecem tocar o céu.
Só este motivo já valeria a sua presença na lista, mas além disso o filme conta com cenas de lutas com quase todos os tipos de armas orientais, e o balé apresentado é muito bem elaborado. Com isso a diversão de assisti-lo alcança sua plenitude. Temos também a interpretação excelente de duas atrizes (que inclusive travam entre si os mais interessantes combates de serem assistidos).
São elas que dão o brilho especial desta obra. Temos aqui um pacote completo, e eu achei excelente!”
Nota: 7,5 Lanterna Verde.

Aquaman - Leo Feck“- O filme é belíssimo visualmente. A história, apesar de simples, também trata sobre honra, disciplina, dever... São características que me interessam e que, volta e meia, vemos em filmes orientais. Mas claro que O Tigre e o Dragão não é qualquer obra, pois ganhou várias premiações. Desde o primeiro filme que assisti com Chow Yun-Fat (The Killer, de 1989), ele me impressionou com uma excepcional atuação e aqui não está diferente. Também destaco Michelle Yeoah, que está tão formosa quanto a fotografia do longa...
Como estamos aqui para falar sobre opiniões pessoais, tenho a incumbência de comentar que gosto de filmes orientais e de suas artes em geral, mas não sou fã quando os personagens ficam sobrevoando telhados nem tão pouco essas lutas um tanto exageradas. Sei que é uma obra muito bela e produzida de modo excelente, e que se tornou muito importante no cinema, mas que não me conquistou...
Nota: 7,7 Aquaman.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. Quando vi esse filme pela 1ª vez, achei médio, aquelas cenas que os lutadores saem voando me incomodaram um pouco e toda uma história dramatica por trás, achei cansativo mas fui ver de novo um tempo depois...

    e gostei muito! Rsrs

    O filme é excelente visualmente, as lutas são ótimas, criando uma tendência (que nem Matriz já havia feito) posterior, muitos filmes copiaram na cara dura O Tigre e o Dragão. Chow Yun-Fat e Michelle Yeoh estão perfeitos nos seus papéis e a história dramatica só contempla todo o resto.

    Depois disso, já assisti mais umas 3 vezes e todas com a mesma boa impressão!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. depois de ler o que vocês falaram, e o que lei postou nos comentários, vi que preciso rever esse filme imediatamente, pois quando assisti, achei um filme, bom, apenas bom, nada demais.
    e fiquei bastante surpreso com sua presença no top, mas foi unânime que essa presença foi merecida, então assistirei mais uma vez, dando outra chance a ele.

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei desse filme. Não, é mentira. Eu odiei esse filme. Talvez tenha sido o fato de que eu tinha apenas 15 anos quando ele passou no cinema. Mas me lembro bem que meu pai, com quem adoro discutir cinema, também não gostou. Talvez eu realmente precise rever, mas pra ser bem sincera, não tenho a menor vontade.

    ResponderExcluir
  4. Ney:

    Cara, você me deixou com muita vontade de reassistir a esse filme, pois eu só vi uma vez, e senti exatamente como você, achei cansativo e sem nenhum atrativo de verdade. talvez esteja na hora de revê-lo

    Patrícia:

    Patrícia, eu sinto o mesmo que você, só assisti uma vez, e realmente não gostei. talvez você também deva fazer como o Ney, e assistir mais uma vez hehe

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!