domingo, 28 de novembro de 2010

Top 207 - Magnólia (1999) -

Magnólia (1999)

" – Da mente genial de Paul Thomas Anderson nasceu um dos filmes mais especiais dos anos 90, tratando sobre os acasos da vida que, em suas facetas, lembram uma linda e frágil Magnólia.  Venha conosco conhecer melhor essa obra de arte, mas prepare-se porque a meteorologia já avisou: vem uma chuva de sapos por aí…"

Magnum Opus: a fotografia do filme é tão magnifica que parece ser uma obra de arte.Sinfonia: trilha sonora completamente memorável.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.Cebola: a única forma de disfarçar o choro vendo o filme é indo para a chuva...

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 8,4.

1999, EUA - Drama - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Paul Thomas AndersonSangue Negro (2007), Boogie Nights - Prazer Sem Limites (1997), Embriagado de Amor (2002).
Elenco: Julianne Moore, Tom Cruise, William H. Macy, John C. Reilly.

Sinopse: um épico mosaico de diversos personagens se relacionando em busca de felicidade, perdão e um sentido para sua vida.

Lanterna Verde - Gustavo ParanhosCom um grande elenco, Magnólia trás varias estórias que em algum momento se cruzam, mostrando ao expectador que todos nós temos problemas, todos sofremos por algo e temos os nossos esqueletos guardados no armário.
O filme conta ainda com cenas intrigantes, uma flor (Magnólia) que aparece em alguns momentos querendo marcá-lo, uma chuva de sapos, tornando a trama um tanto incompreensível, enfim, ele tem varias pistas largadas em momentos chaves, e você pode assisti-lo sem percebê-las ou tentar montar o quebra-cabeças.

Magnólia (1999)
"- É sério, pai, estão chovendo
sapos lá fora..."

Minha experiência diz que não vai ser na primeira vez que você vai conseguir entender todas elas, pois é um complexo quadro o que se apresenta.
Paul Thomas Anderson dirigiu brilhantemente o longa, mas o fez para poucos.
Eu mesmo, por ainda não ter conseguido assistir mais de 2 vezes, me situo entre as pessoas que não conseguiram chegar na mensagem maior que é passada.
 
Merece estar no Top 250? Meu sentimento inicial diz que não, já disse em outros comentários/resenhas, o filme deve apaixonar e passar a mensagem de forma simples, podendo deixar o expectador com duvidas ou curiosidades, instigando sua vontade de ir atrás e buscando informação, mas não concordo com tornar o filme algo complexo por natureza, dificultando o entendimento do grande publico.

Nota: 7,0 – Lanterna Verde.

* Atenção: texto original do colaborador, sem revisão editorial.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Batman - Aparício Neto"- Um dos meus filmes prediletos está no top em uma honrosa posição. Muito já ouvi falar mal dele, mas notadamente por gente que não gosta do seu estilo, ou que não o entende. Tecnicamente soberbo, muito bem escrito e interpretado de forma primorosa, é difícil pra mim entender o porque disso ocorrer.
Talvez a causa de tanta rejeição se deva pela forma anárquica com a qual ele trata de assuntos sérios e importantes, como as questões de paternidade, as cobranças feitas às crianças, o que é realmente a fidelidade e a solidão que assola as pessoas num mundo fartamente habitado.
Porém, sua mensagem real é sobre o acaso da vida, das relações humanas, de sua fragilidade, de como ela é incrível em suas bizarrices e falta de sentido aparente. As pessoas que vemos nessa história estão todas conectadas, sem ao menos perceber isso no seu dia-a-dia, assim como eu estou ligado a todos vocês de alguma forma, mesmo que na maior parte do tempo eu ignore ou simplesmente desconheça.
Claro que pode ser difícil de perceber isso enquanto uma chuva de sapos acontece, mas bastaria olhar a cena em que todos os personagens principais cantam a mesma música, ao mesmo tempo, pra chegarmos a uma conclusão um tanto óbvia, mesmo que muito negada: ninguém é uma ilha, e só uma obra-prima como essa faz com que contemplemos isso da forma correta.
Mas é preciso abrir o coração e ter um mínimo de sensibilidade pra apreciar uma mensagem que graças ao talento de Paul Thomas Anderson, é livre de apelações e armadilhas.”
Nota: 9,5 - Batman.
 
Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Este não é apenas um filme, ele não tem uma historia comum, nem personagens simples. Não, ele é muito mais.
É uma obra prima do cinema. Já tinha o visto antes, e lembro que me assustei bastante com o tamanho de sua duração. Na ocasião pensei: “como eles manterão uma trama por pouco mais de três horas sem torna-la monótona e cansativa?”.
Após este tempo percebi o quanto tinha subvalorizado o talento de seus criadores e realizadores. Afinal, o que vemos é simplesmente sensacional. A maneira com que as vidas daquelas pessoas estão entrelaçadas, a riqueza dos detalhes (alguns imperceptíveis na primeira olhada e agora, tão claros), a trilha sonora e as interpretações que nem preciso comentar o quanto são perfeitas fazem com que o filme seja um dos mais belos que já assisti e que suas longas horas de duração sejam extremamente prazerosas, passando assim quase despercebidas.”

Nota: 9,0 - Mulher-Gavião.


Super-Homem - Leandro Avila"- Nesta obra, nos deparamos com uma temática que tem dado certo e, justamente por isso, tem tido um crescente: histórias paralelas que se cruzam. Temos diversos títulos, inclusive no próprio Top, que seguem esse princípio, mas Magnólia tem um diferencial que nos é apresentado numa frase impactante nos primeiros momentos do filme, ’coisas estranhas acontecem o tempo todo’.
Devo confessar que essa “coisa estranha” que o longa revela é muito bizarra, quase inacreditável e que, para mim, soa de forma negativa, mas há quem goste. Analisando então o enredo, nos deparamos com personagens que estão em momentos críticos de suas vidas e a nossa atenção é voltada justamente para os possíveis desfechos que essas diferentes pessoas podem ter. Infelizmente, nem todas as histórias parecem encaminhar para um fim, deixando algumas “pontas soltas”, mas acompanhar o drama de cada integrante do filme é o que de melhor nos propicia.”

Nota: 7,9 – Super-Homem.


Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. É um grande filme, apesar do PTA ter algumas coisas bem interessantes.

    Não morro de amores pelo filme, mas por motivos bem diferentes do "Lanterna Verde"...

    "o filme deve apaixonar e passar a mensagem de forma simples, podendo deixar o expectador com duvidas ou curiosidades, instigando sua vontade de ir atrás e buscando informação"

    Meu deus, que coisa mais desprovida de nexo, ele quer estipular o que arte tem ou não tem que ser?

    "mas não concordo com tornar o filme algo complexo por natureza, dificultando o entendimento do grande publico."

    Alguém conta para o senhor resenhista que o cinema assim como um álbum de música ou um poema é a expressão artística de um artista (o diretor), puro e simplesmente isso. Artista nenhum tem a obrigação de fazer sua arte pensando "mas pera aí, será que o 'grande público' vai entender isso daqui?"

    Por favor.

    Enfim, acho a cena deles todos cantando deveras piegas, a chuva do sapo é apenas uma metáfora, nada de que prejudique ou seja genial. O grande mérito de Magnólia está na primorosa construção das personagens. E na direção de atores sensacional do Paul Thomas Anderson.

    Parabéns pelo trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Preciso rever, ou melhor, ver. Há bastante tempo tentei assistí-lo, mas prvavelmente a imaturidade fez com que eu desligasse o DVD assim que sapos começaram a chover.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, visitantes! Muito obrigado por terem passado aqui, fico muito feliz com a presença de vocês!
    Bom, acho que o Michael foi perfeito no seu comentário. Infelizmente a jornada não trouxe bons frutos na percepção de alguns membros do projeto, o que acabou desembocando nas mudanças que vocês verão em seguida.
    Eu sou contra qualquer paradigma relacionado à arte, porque o que a torna a coisa mais fascinante do mundo é exatamente a liberdade de expressão. Dentro disso, lamento o que meu ex-colega achou do filme, mas primamos por total liberdade para todos e cá está a resenha publicada.
    Agora, por mais que respeite a sua opinião, também achei lamentável.

    Patrícia, olha o filme de novo! Ele é muito bom mesmo. E sim, chovem sapos pelo mundo, isso não foi inventado nem nada do gênero, apesar de ter sido usado no filme como metáfora da imprevisibilidade da vida, completando o arco criado com a história do início.

    Ah, a cena de todos cantando é genial também! Nesse exato momento, quantas pessoas não estão em sintonia sem perceberem isso?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. O que dizer eu vi esse filme pela chuva de sapos rs.

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!