quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Top 237 - O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993) -

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993)

" - O Natal mais inesquecível da história do cinema não foi feito por um Papai Noel, e sim por um esqueleto! Se tiver coragem, visite conosco o estranho mundo de Jack e ganhe o seu presente em forma de abóbora do Halloween...

Magnum Opus: a fotografia do filme é tão magnifica que parece ser uma obra de arte.Sinfonia: trilha sonora completamente memorável.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.Pipoca de Ouro: feito somente para ganhar dinheiro, esse filme acabou sendo algo mais.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,0.

1993, EUA - Animação / Musical / Terror - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Henry Selick - James e o Pêssego Gigante (1996), Monkeybone – No Limite da Imaginação (2001), Coraline e o Mundo Secreto (2009).
Vozes de: Cris Sarandon, Danny Elfman, Catherine O’Hara, William Hickey.

Sinopse: Jack Skellington, rei da cidade do Halloween, descobre a cidade do Natal, mas não entende muito bem o seu real propósito.
 
Batman - Aparício NetoNo saudoso ano de 1993, Tim Burton já tinha sido reconhecido como o cineasta mais esquisito de Hollywood, mas que de alguma forma transformava em sucesso todos os seus projetos (obras únicas e pessoais), contrariando todas as regras estabelecidas ao alcançar o grande público. Esse prestígio deu condições de ele realizar um velho sonho e levar para as telonas uma paródia que havia escrito no início de sua carreira satirizando o famoso poema americano “A Noite antes do Natal”.
Cheio de elementos de terror, o filme encontrou o veículo e diretor perfeito no mestre da técnica do Stop Motion, Henry Selick. Só essa arte de animação poderia dar ao filme todo o realismo e escuridão necessários para contar a história do gentil Jack Skellington, nosso esquelético e doce herói. Uma celebridade no mundo do Halloween, ele se encontra desmotivado com sua profissão após tantos anos assustando as pessoas. Ao descobrir por acidente que seria possível arrancar outras emoções dos humanos, como alegria e amor, decide convencer seus amigos (uma galeria de personagens tenebrosos e inesquecíveis) a fazerem sua própria versão do Natal.
O filme transpira a personalidade de Burton em cada frame, mesmo tendo sido dirigido por encomenda. Os visuais são impressionantes, lindos e assustadores na medida certa. É incrível como as crianças adoram, apesar da temática pesada e que, se fosse mostrada de outra forma, certamente causaria muitos pesadelos nos pequenos. Já a trilha sonora é algo a ser comentado a parte: o filme é de certa forma um musical, e investe nesse quesito de forma magistral. Existem até albuns tributos com grandes bandas de rock para suas canções envolventes, inspiradas. De longe, o melhor trabalho de Danny Elfman, compositor do longa.
 
Merece estar no TOP 250 IMDB? Com certeza! Batman voltou a ser criança durante a projeção, recuperou o seu espirito natalino e ficou completamente comovido com nosso querido Jack, exemplo a todos que se deparam com um momento de encruzilhada e questionamento na vida, onde há necessidade de novos desafios para que tudo faça finalmente sentido. Além de uma estória tocante, somos brindados com uma trilha sonora, direção de arte e técnica de animação que por sí só, já valeriam a pena. Tim Burton acertava de novo no alvo, sem apelar a nenhum fator comercial e mudar sua personalidade. Saudades dessa época...
Nota: 8,5 – por Batman.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

 
 Aquaman - Leo Feck“- O Estranho Mundo de Jack é uma animação muito bem produzida que se passa em num mundo sombrio (Halloween). Como um musical, apresenta músicas bonitas e algumas divertidas. As canções que eu mais gostei chegaram a ser regravadas por Marilyn Manson e Panic! At The Disco.
Lembro de já tê-lo assistido na televisão há bastante tempo, perto do Natal (que tem a ver com a história do filme), e ele não havia me chamado muito a atenção por não parecer tão alegre e interessante. Mesmo que seja um marco na carreira de Tim Burton (como produtor), prefiro outras obras dele, como o nosso amigo com tesouras no lugar das mãos...”
Nota: 7,0 Aquaman.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos“- Tim Burton acertou a mão ao escrever a estória deste Estranho Mundo de Jack, um musical que conta com alguns personagens bem assustadores (porém muito meigos), que apesar de fazerem as coisas mais absurdas e horrendas, deixam claro que fazem aquilo com um carinho especial. Sendo assim, nos remetem a nossa infância e foi por esse motivo que aproveitei a situação e curti assistindo-a.
A trilha sonora é envolvente e bem trabalhada, e dá brilho ao filme, ajudando a contar a estória. Não considero como a melhor animação que já vi, mas certamente esta entre uma das melhores.“
Nota: 7,9 Lanterna Verde.

Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Sempre me perguntei onde ficavam e o que faziam todos os seres mágicos fora de suas respectivas datas festivas. Essa pergunta foi magnificamente respondida nesta encantadora animação musical e obscura de Tim Burton.
Tendo como foco o mundo do Halloween, onde vivem seus protagonistas, o filme encanta usando uma estória inocente e mágica sobre encontrar a si mesmo, através da estória do triste Jack, rei do horror, que ao final de mais uma noite de terror percebe que não esta mais feliz com o talento que tem para assustar, se sentindo infeliz e incompleto. Isto o leva a uma busca por novos objetivos e, ao meu ver, pela própria identidade.
Sou apaixonada por animações e, apesar de já ter visto muitas, esta se mostrou especial, o clima sombrio, as musicas magnificas (as quais não resisti e cantei junto) e os personagens muito bem feitos tornaram a experiência fantástica.”
Nota: 9,0 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila“- Das animações presentes na lista do Top 250, o Estranho Mundo de Jack era o único que ainda não havia visto, pois não tinha me despertado nenhum interesse maior. A animação é divertida, no melhor estilo Tim Burton, ao criar personagens de aparência bizarra com personalidades carismáticas. Infelizmente ter visto outras obras similares antes desta, diminuiu um pouco do encanto / surpresa que poderia proporcionar, além da natural falta de atração por essa mescla de “anime-cômico-sombrio”, muito mais ao estilo do meu super-amigo Batman.
Não diria que é um filme para toda a família (minha mãe, Martha Kent, não iria gostar), mas sei que a criançada de hoje em dia se identifica muito com animações desse tipo e, pra essas sim, eu recomendo.”
Nota: 6,9 Super-Homem.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

6 comentários:

  1. Cara, talvez eu precise rever este filme, pois eu achei uma coisa tão sem sentido, que fica difícil explicar. Faz tempo que eu vi, e talz, mas que eu lembro eu achei maçante, não via a hora de acabar. Muita cantoria chata de desnecessaria, muitos acontecimentos que não levavam a nada. Sei lá, prometo reassistir, mas que eu lembro achei ruim mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Régis! Tu não teve infância? hahahahaha
    Jack é um queridão, as músicas são ótimas, a história é muito bacana e trata de temas importantes, o filme passa voando e cada momento é muito bem pensado!!!
    Vê de novo, urgente, que a surpresa vai ser grande! Pode confiar no Batman, hahahhaha!!!
    Grande abraço;

    ResponderExcluir
  3. Tim Burton é um aclamado Diretor e sempre consegue sucesso nos seus projetos, Tim Burton é uma marca mundial. Mas confesso, não sou fã do trabalho dele.

    Ele se repete muito e a "fórmula Tim Burton" já ta enchendo o saco. Rsrsrs

    Mas me desviei do assunto, rsrsrs, O Estranho Mundo de Jack é a cara do Burton e é muito bem feito e executado, o clima sombrio contribuiu para os adultos se identificarem. Vale a pena assistir!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Aehh Ney... somos dois que não apoiam essa babação toda que existe em cima do Burton.

    ResponderExcluir
  5. Ah, mas eu também não concordo com babação sobre o Tim Burton, ele é muito irregular para merecer isso.
    Mas babação sobre o Jack, daí eu apoio, hahahahahaha

    Grande abraço, obrigado pelas visitas!

    ResponderExcluir
  6. Cara, esse filme foi um marco na minha infãncia, lembro muito bem a primeira vez (de muitas) que assisti, tinha 4 anos, e tava na casa de uma tia minha, ela colocou o dvd e eu me apaixonei pelo estranho mundo de Jack.
    é um filme bastante nostálgico para mim, pois me traz ótimas memorias, sem falar que é ótimo, de uma qualidade incrível, muito melhor que outros filmes de Burton na minha opinião.
    Confesso que não sou muito fã de Burton, mas nesse filme o cara me conquista.
    e a trilha sonora então? nossa, só de pensar já vem aquela musiquinha na minha cabeça( This is halloween)

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!