segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Top 224 - Manhattan (Manhattan, 1979) -

 Manhattan (Manhattan, 1979)
" - Um quarentão neurótico entra em crise no maior centro cultural do mundo. Como elementos tão díspares conseguiram atingir e emocionar tantas pessoas, colocando esse filme no nosso top 250? Clique aqui e descubra!

Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 6,9.

1979, EUA - Comédia / Romance - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Woody Allen Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), Hannah e Suas Irmãs (1986), Ponto Final - Match Point (2005).
Elenco: Woody Allen, Diane Keaton, Mariel Hemingway, Meryl Streep.

Sinopse: um nova-iorquino divorciado que está atualmente namorando uma jovem universitária, acaba se apaixonando pela amante de seu melhor amigo.

Lanterna Verde - Gustavo ParanhosMulheres, esses seres tão complexos, que desafiam a nossa capacidade masculina de decifra-las. Sem elas, não somos completos, apenas rascunhos de um, talvez, grande desenho final. Se esta palavra significa tudo para um homem, é porque devemos tudo a elas. Em Manhattan não é diferente.
Dirigido e estrelado por Woody Allen, que vive um homem de meia idade sofrendo com o anúncio de que a ex-mulher Jill (Meryl Streep, ótima no papel como alguém que se descobre lésbica) está para lançar um livro contando as desventuras do casal. Devido ao relacionamento ter falido, ele sabe que vai aparecer em situações extremamente constrangedoras. Ao mesmo tempo, experimenta um novo romance com uma parceira bem mais jovem, a bela Tracy (Mariel Hemingway) com apenas dezessete aninhos, e todo o ímpeto de sua juventude. Mas tudo isso vai sofrer uma brusca mudança quando ele conhecer a mais velha Mary (Diane Keaton), com sua personalidade forte.

"- Tio, tu quer outra Sukita?"

Manhattan é o cenário e musa inspiradora de todas as questões levantadas, graças a sua diversidade cultural e paixão de Woody pelo bairro. Mais que simples locações, temos aqui um lugar que parece respirar e interagir com cada um dos personagens.
O filme conta ainda com uma excelente trilha sonora, e a brilhante atuação dos protagonistas. Achei que retrata bem a realidade do homem em qualquer época histórica, pois mesmo parecendo meio nostálgico, faz perceber que nem sempre conseguimos discernir o que é bom ou ruim. Pelo menos, somos capazes de aprender com os erros.
 
Merece estar no TOP 250 IMDB? Woody Allen entrega uma ótima direção neste filme, que de certa forma, é a sua cara. Pena que a sua cara é muito feia e, na minha opinião, não merece fazer parte do top, pelo menos, não com esse filme.
Nota: 7,0 – Lanterna Verde.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Aquaman - Leo Feck"- Curiosamente não me surpreendeu assistir esta obra, pois repete a mesma receita de outros filmes de Woody Allen. Não é ruim se a pessoa tem um gosto peculiar: aprecia longas com boa veracidade contada num contexto “cômico” (e um tanto dramático) e excessivas conversas entre os personagens. As interpretações sempre, ou quase sempre, do mesmo personagem excêntrico e neurótico do ator/diretor, tornou o filme cansativo e desinteressante.
Prefiro outras obras de Allen (como Match Point) do que Manhattan que poderiam ocupar, ao meu ver, o seu lugar no Top.”
Nota: 6,7 – Aquaman

Batman - Aparício Neto"- Deliciosa comédia de costumes de Woody Allen, que mais uma vez vive um personagem inteligente, complexado, neurótico e intelectualizado, ou seja, ele mesmo. Talvez sua realização mais pessoal, cheia de referências às suas influências e ídolos, diálogos perfeitos, elenco excelente e linda fotografia.
Com momentos muito engraçados, o filme é uma declaração de amor à cidade do titulo, capital mundial da efervescência cultural. Uma obra requintada, com humor refinado, destinada as pessoas que realmente amam cinema, que gostam de ver seres humanos na tela grande, personagens que são falhos e complexos, e não criaturas inverossímeis e de personalidade rasa, servindo mais como peões para tramas pontuadas pela correria e imediatismo. Batman gosta de porrada, mas também tem coração.”
Nota: 8,0 - Batman.

Mulher-Gavião - Daya Ambos"- É incrível como às vezes um filme pode conquistar quem o assiste. Isso aconteceu comigo ao ver esta obra de Woody Allen que, apesar de ter uma historia comum sobre um homem apaixonado pela cidade onde vive e seus problemas com as mulheres de sua vida, me encantou muito e me fez querer procurar outros títulos deste ótimo ator / cineasta / escritor.
Adorei a maneira com que são abordados temas tão corriqueiros e populares como relacionamentos, sexo, casamentos, mas sempre através de situações engraçadas e absurdas. Dei varias risadas, me emocionei e me apaixonei juntamente com os personagens (todos muito bem interpretados). Enfim, me surpreendi com o quanto gostei desse filme e certamente foi para minha lista de gratas surpresas que este projeto me trouxe!”
Nota: 7,5 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila"- Nunca fui muito fã do Woody Allen e, das obras que vi dele (nenhuma das antigas), poucas me agradaram. Assistindo este longa, um dos seus clássicos, me pergunto: por Kripton, o que esse filme esta fazendo no Top 250? Nenhuma atuação excepcional, uma história que, resumidamente, banaliza os sentimentos afetivos e que mostra o quanto Allen é sem graça (seu personagem é ele mesmo num contexto fictício). Filmes como Match Point - Ponto Final ou O Sonho de Cassandra, que também são dele e que ele coincidentemente não participa como ator, têm muitos mais atrativos que Manhattan, apesar de serem menos reconhecidos. Assisti contando os minutos para o seu término. Não recomendo nem pro Lex Luthor!“
Nota: 5,5 – Super-Homem.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

7 comentários:

  1. Nunca assisti por inteiro assisti alguns minutos uma vez no pc e esses tempos atrás assisti mais um pouco no telecine cult, sou fã de woody allen, pra mim um dos 10 melhores diretores de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. Ah, que ótimo que a nota da Liga não foi grande coisa. Eu não sei qual meu problema com este cara, mas dos filmes antigos dele, eu detesto todos... "Poucas e boas", "Rosa purpura do Cairo", e por ai vai. "Annie Hall" eu só consegui aguentar até a metade, de tão maçante que achei... e olha que em toda minha vida, eu não devo ter largado mais do que 10 filmes sem terminar.

    Só comecei a gostar dele a partir do "Melinda e Melinda".

    ResponderExcluir
  3. O legal aqui é que o pessoal não é tão xiita quanto a diretores, já li comentários dizendo de que não gostam de Fellini,Truffat e Woody Allen que em certos meios soaria como blasfêmia, até eu quando disse que de Kubric só gostei de "De Olhos bem Fechados"não me crucificaram(não lembro bem onde foi mas acho q comentei algo assim no Barry Lindon)

    ResponderExcluir
  4. Opa... visitei na hora certa... Obra-Prima amada!!!

    Assistir a abertura desse filme com aqueles enquadramentos de Manhattan em widescreen, milimetricamente sincronizados com Rhapsody in Blue e o texto de Woody Allen que percorre, através de infrutíferas tentativas de começar um livro, o processo de amadurecimento do homem e sua visão de sociedade é... enfim... maior do que a vida...

    Uma banana pra quem não gosta... .|. :-P

    ResponderExcluir
  5. É incrível como as vezes um filme pode conquistar quem o assiste. [2]

    Peguei emprestado essa frase da mulher-gavião pra expressar o que eu acho. Rsrs

    É isso mesmo, Woody Allen como tem um humor dirigido, tem muitos fãs e outros que não gostam tanto, eu me encaixo nos que acham meia boca (me desculpem quem gosta! Rsrs). Manhattan é um filme mediano, com algumas boas cenas e só.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. AH, que saudade do velho Woody!

    Eis aqui mais um diretor pelo qual sou apaixonado. Mas não considero manhattan o melhor dele, posto que é de Annie Hall.
    E acho que o batman disse tudo: "Uma obra requintada, com humor refinado, destinada as pessoas que realmente amam cinema"

    Que realmente amam o cinema.

    ResponderExcluir
  7. Olá a Todos, é um prezer ter a presença de vocês aqui no blog. Muito obrigado.
    Quanto a Woody Allen, ele realmente é um diretor que sempre dividiu opiniões, inclusive dentro da própria liga como vocês puderam perceber, por isso é tão bom discutir sobre cinema, sempre aparecerão pessoas com diferentes opiniões e pontos de vista, gerando sempre um bom diálogo.
    Entre os comentários também não foi diferente, recebemos fãs do bom e velho Woody, pessoas que não curtem muito o Woody Allen de antigamente, e pessoas que simplesmente não acham o cara lá grande coisa. O importante, é ter uma opinião e respeitar a dos outros.

    Mais uma vez obrigado Pessoal, e continuem sempre por aqui, adoramos os comentários de todos vocês!

    Um Grande Abraço da Liga Nerd IMDB

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!