sábado, 18 de setembro de 2010

Reflexões Thanagarianas – Boo x Mei: qual merece mais estar embaixo do guarda-chuva (ou dentro do guarda-roupa)…

Boo.
XMei

A batalha do século para a Liga Nerd não é entre Batman x Coringa ou Superman x Lex Luthor. Nada causa mais polêmica aqui do que a disputa entre Boo (Monstros S/A) x Mei (Meu Amigo Totoro)!
Por mais impossível que pareça, veja como esse assunto, um tanto quanto descabido, se tornou uma bela lição de vida...



Mulher Gavião - Dayane Ambos
por Dayane Ambos.
Primeiramente gostaria de deixar claro que sou completamente apaixonada por animações, principalmente quando elas vêm recheadas de conteúdo, qualidade e personagens inesquecíveis, tanto para as crianças quanto para nós, adultos.

Partindo desta premissa, deparei-me até agora no Top 250 com duas obras que, na minha opinião, são muito parecidas. Ambas possuem monstros adoráveis, seres imaginários e menininhas carismáticas e extremamente fofas, além de uma historia emocionante e uma lição de vida nas suas entrelinhas.

Obviamente estou falando do emocionante Meu Amigo Totoro e do maravilhoso Monstros S/A. Tenho uma historia muito particular com cada um deles, o que me motivou a escrever este especial, já que perdi a conta das vezes em que fui questionada no grupo sobre qual deles seria meu preferido. Hoje tentarei responder esta pergunta...

A Disputa: Qual é a melhor personagem?

Mei.XBoo.

Sou muito apaixonada pelo Monstros S/A e já ousei inúmeras vezes dizer que ele era a melhor animação já feita (palavras fortes e baseadas unicamente num sentimento intenso que possuo pela obra e nada mais). Claro que nem de longe tinha razão, mas, ainda assim, o coração falava alto através de minha boca.

Princesinha NathaliaUsava de justificativa o impacto causado em mim ao assisti-lo pela primeira vez, a bela lição de amizade, os detalhes técnicos em cada cena, os personagens (todos, desde os principais até os que só aparecem para nos fazer rir) que se tornam memoráveis e, o motivo mais intenso, a Boo. Querida, meiga... O que sempre me lembra da minha afilhada que é a minha princesinha Nathalia, por quem sou completamente louca.

Por todos esses motivos junto com minha teimosia e apego extremo, fiquei meio receosa quando descobri o Totoro e mais ainda quando constatei que as tramas, os personagens e até mesmo minha amada protagonista infantil eram semelhantes. E antes que alguém diga, eu sei que o Totoro veio antes e que ele certamente influenciou todas estas animações com seu conteúdo, que ele é tão reconhecido e importante que é até homenageado com uma participação no novo filme da Pixar, Toy Story 3, tenho conhecimento disso. E admito que o que tinha não era nem preconceito, era diferente, era algo mais pessoal…

Monstros S/A.Então, carregada de todos estes detalhes encrustados em meu peito,  sentei-me para assistir este filme e tenho um orgulho imenso ao dizer que o Totoro me ensinou uma lição muito valiosa, tanto para minha vida como para o meu rumo neste projeto: não renegue o desconhecido, a surpresa pode ser muito gratificante. Aprendi que há espaço para mais de um monstro (ou ser magico) dentro da imaginação de uma criança e no coração de uma fã.

E, apesar das semelhanças, há um detalhe crucial que viabiliza ainda mais a convivência destas duas obras em qualquer lista (pessoal ou publica). Meu Amigo Totoro é muito mais inocente, puro, magico... Já o Monstros é mais realista, não por existirem monstros no armário, lógico! Mas por mostrar os relacionamentos e comportamentos bem humanos (trapaças, mentiras, ligações afetivas e amizades verdadeiras) que para nós ocidentais são muito mais palpáveis do que a beleza e sutilidade dos orientais.

Meu Amigo Totoro.Para encerrar, devo admitir que comecei a escrever este post com a certeza de que ao final conseguiria escolher uma das obras, ou personagens, como minha preferida e agora, após relembrar os detalhes das duas percebi como estava redondamente enganada. Não posso escolher apenas uma, quando as duas são de uma maestria sem igual, mesmo sendo uma mais séria e a outra mais divertida.

A conclusão é que levo todos: Mei, Boo, Sulley e Totoro para baixo do meu guarda-chuva e para dentro do meu armário. E num lugar bem escondido, onde ninguém poderá encontrar, coloco todos os preconceitos, opiniões imutáveis, teimosias e ignorâncias que tinha antes de iniciar este projeto. Aqui tenho aprendido muito e o Totoro foi um dos meus professores!

Até o próximo Reflexões Thanagarianas, espero que vocês tenham gostado e obrigado pela visita!


© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

Um comentário:

  1. Como não vi Meu Amigo Totoro, só posso comentar sobre a Boo. E ela é encantadora!

    Até o mais brucutu dos homens ou Sulley ficaria sensibilizado com a doçura da Boo.

    Abraços

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!