sábado, 11 de setembro de 2010

Top 246 - Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro, 1988) -

Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro, 1988)Prêmio Totoro!

totoro

" - Totoro é um ser imaginário japonês que habita o universo do Top 250 e que, provavelmente, você nunca ouviu falar. Será que ele merece morar aqui? Descubra se nossos intrépidos aventureiros ficaram amigos do Totoro também!


Sinfonia: trilha sonora completamente memorável. Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.Seita: mais que filme, uma religião. Quem gosta, vira seguidor. Quem não gosta, vira inimigo mortal.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 7,6.

1988, Japão - Animação / Fantasia / Drama - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Hayao MiyazakiA Princesa Mononoke (1997), A Viagem de Chihiro (2001), Ponyo, Uma Amizade que veio do Mar (2008).
Vozes de: Noriko Hidaka, Chika Sakamoto, Shigesato Itoi, Hitoshi Takagi.

Sinopse: quando duas meninas se mudam para o interior para ficarem perto de sua mãe doente, elas vivem aventuras com um maravilhoso espírito da floresta que mora ali perto.

Super-Homem - Leandro AvilaDiferente de outras animações, Meu Amigo Totoro não nos transporta para um mundo cheio de conflitos ou situações perigosas. Tampouco, um local para aventureiros. Na verdade, a história deste anime é conduzida de uma maneira muito delicada e sutil, onde na maior parte do tempo, com a exceção de um único problema central, impera a harmonia entre todos os seres e a natureza.
Pesquisando nos arquivos do Planeta Diário, descobri que este desenho tem inspiração autobiográfica: o diretor e escritor Hayao Miyazaki baseou-se numa época de importantes mudanças, durante sua infância, para compor o pano de fundo do roteiro. Usando elementos figurativos e fantasiosos para mostrar os seus sentimentos, a narrativa é focada em duas crianças de idades diferentes para representá-lo e contar a sua história. O termo totoro não existe em japonês e é criado quando utilizado erroneamente por uma das crianças, já que na forma correta seria tororu (duende, em português).

Totoro: ídolo da Liga Nerd!
Mesmo direcionada para o público infantil, as questões principais propostas pelo filme precisam de um bom amadurecimento para ser verdadeiramente compreendidas. Como ponto fraco do anime, acho que os elementos dramáticos acabam ocupando espaço demais durante a projeção, desconstruindo uma expectativa formada quando sentamos para assistir o desenho. Inclusive com pouca ênfase na criatura mágica em si.
Tenho uma atração natural por animações de qualquer segmento e possuo uma grande gama de outras referências nesse estilo. Talvez até por isso achei Totoro um desenho pouco memorável, devido às questões levantadas acima, e fugindo do que satisfaz o meu gosto pessoal.

Merece estar no TOP 250 IMDB? Não. Independente da proposta da animação, ela tem que construir um atrativo de expressão para estar no Top 250. O longa tem seus pontos fortes mas, se não fosse pelo projeto, não sei se me sentiria atraído a ver esta obra de Miyazaki, mesmo sendo ele um nome forte dos animes japoneses. Infelizmente, não fiquei tão amigo assim do Totoro...
Nota: 8,0 – por Super-Homem.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Aquaman - Leo Feck “- Eu realmente não sabia o que esperar desse filme antes de assistir. Achei até que seria uma experiência um tanto entediante... Que bom que estava equivocado.
Nos primeiros minutos percebi quanto o desenho é belo, bem feito e caprichado, e em alguns momentos me transportou em pensamento de volta à minha infância, no meu extinto lar Atlantis. O filme não tem vilões, traz um enredo simples, mas muito criativo em relação aos personagens. Destaco um em especial, o “Gato-ônibus”, muito original e que de certa forma remete à psicodelia. A garotinha Mei acaba sendo a personagem principal do desenho devido a sua inocência, ingenuidade e forma de agir muito engraçada. Todo mundo quer ter um amigo como Totoro, menos o Super-Homem...”
Nota: 7,3 – Aquaman.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos“- Um filme japonês sem violência, muito indicado para crianças, indo contra ao que se vê hoje em dia. Focaliza em uma realidade com coisas boas e agradáveis, tendo apenas um contraste que é o fato da mãe das meninas estar doente. É esse fato que vai levar as crianças a um mundo imaginário repleto de alegrias.
Totoro é o espírito protetor da floresta (parece o Pokémon). É gentil, brincalhão e faz de tudo ao seu alcance para agradar as meninas. Achei tudo muito bonitinho. Gostei de toda a ingenuidade representada pelo filme, mas não recomendaria para ninguém com mais de 10 anos de idade.”
Nota 7,0 – Lanterna Verde.

Mulher Gavião - Dayane Ambos“- Meu amigo Totoro é um filme um tanto quanto incomum. Sua estória é bonita, emociona em determinadas cenas e inclusive me fez lembrar algumas lendas que meus antepassados thanagarianos me contavam quando ainda era pequena.
A animação é bem feita, principalmente para a época (que não é tão antiga, mas essa área recebeu avanços muito rápidos), a trilha sonora é típica dos animes e filmes infantis japoneses, os personagens são carismáticos e os “Totoros” são engraçadinhos, conquistando assim as crianças... Enfim, quando analisamos o conjunto, é um bom filme e acredito que sob a ótica japonesa tenha um significado bem mais profundo do que para nós, ocidentais.
Mas devo confessar a vocês que não sei bem ao certo se gostei. Não sei explicar porque, só sei que quando o filme acabou me deixou com uma sensação estranha. Talvez por não ter tanta familiaridade com a cultura oriental ou, simplesmente, por não ter entendido todo seu significado. Portanto, para mim, não acho que este seja um dos 250 melhores filmes já feitos, apesar de não o encarar como ruim, apenas como diferente!”
Nota: 7,0 - Mulher-Gavião.

Batman - Aparício Neto "- Assisti ao Totoro com dois batarangues em punho, prontos para destroçar a tela na mínima provocação. Não nutro nenhuma simpatia especial por animes, sendo esse aqui o primeiro que assistiria por inteiro, cumprindo a minha obrigação.
Apesar de toda a má-vontade, logo acabei ficando amigo dele também. Com uma tocante estória envolvendo as dificuldades e perdas da infância, a narrativa conquista o expectador por se manter a margem de clichês e maniqueísmos, construindo um relacionamento sincero conosco, nunca apelando para pirotecnias ou exageros. Você acaba se importando realmente com o que está acontecendo, e torce muito para que tudo tenha um final feliz.
Entendo agora sua presença nessa lista, após ter torcido tanto o nariz quando verifiquei sua existência. Totoro, por todos esses motivos, é um vencedor...”
Nota: 8,5 - por Batman.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

10 comentários:

  1. Tenho bastante preconceito com esse filme, e sempre deixo ele como segundo plano, algum dia irei assistir, afinal está no top 250, quem sabe, agora que li um pouco sobre ele esse dia não chegará mais depressa...
    O problema é que eu tive a oportunidade de assistir a viagem de chihiro, que é do mesmo diretor, e até ganhou oscar de melhor animação em 2001,lembro bem que eu assisti com minha prima de 8 anos, e, ao término do filme, eu estava morrendo de tédio, enquanto minha prima estava vibrando de felicidade e pedindo para assistir de novo ( sim, eu me senti humilhado :P ). Que seja, virou seu filme favorito, assim como é um filme que muitas pessoas veneram, e eu definitivamente não achei grande coisa, por isso meu receio para com Totoro, mas darei uma chance...

    ResponderExcluir
  2. É ingênuo pensar que o filme é ingênuo. Hayao Miyazaki mostra como ninguém que a vida é isso mesmo: mães que adoecem e morrem, pais que trabalham demais, mudanças constantes. Se não conseguirmos imaginar, criar nosso próprio universo para contrabalancear as imundices do mundo, de nada adianta viver.

    E não tem jeito mesmo; Totoro é o melhor personagem de animações já feito, sem sequer abrir a boca. Sem falar que algumas cenas são geniais. A cena do guarda-chuva é daquelas que nunca se esquece, durante momentos inusitados vocês se pegaram lembrando dela. Vai por mim, haha.


    http://www.omundodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro e Dr. Soup, tudo bem com vocês?

    Primeiramente queria agradecer mais uma vez a , sempre presente, participação dos dois aqui no blog, valeu mesmo!!!

    Pedro: Quanto ao Totoro, não precisa ter preconceito nem medo de assisti-lo. Apesar destes sentimentos serem normais quando nos deparamos com um filme como este, diferente. Inclusive aqui na liga tivemos vários casos assim. Tínhamos receio de que ele seria muito infantil ou não nos agradaria, obviamente fomos maravilhosamente surpreendidos por esta bela obra, inclusive viramos fãs e apaixonados pelo encanto deste ser.
    Portanto, pode convidar tua priminha e ir assistir tranquilamente este filme. Com certeza vocês dois também serão “amigos do Totoro” assim como nós...


    Dr. Soup: Realmente o Totoro é sensacional. E é incrível mesmo o talento de Miyazaki é inegável, afinal num filme tão simples e singelo ele consegue passa esta visão mais séria e profunda, que tu colocaste muito bem, e ao mesmo tempo trazer magia e fascinação para milhares de crianças que ainda não tem a maturidade de absorver estes temas mais adultos. Por isso mesmo que esta obra é tão famosa, respeitada e recomendada não só para os pequenos, mas para toda a família.

    E sim, o filme é cheio de cenas memoráveis e a do guarda-chuva fica realmente na memoria de todos!!

    Super beijos a todos e continuem participando sempre...

    ResponderExcluir
  4. Criançada:

    Realmente o filme é demais, surpreendentemente adulto e profundo. Cada vez que olho de novo (minha filha adora), descubro novas coisas dentro da sua mensagem.
    Obrigado pelas visitas! Grande abraço;

    ResponderExcluir
  5. Ridículo falar que não merece estar no Top, acho que deveria estar numa posição mais elevada ainda, animação nota 10.

    ResponderExcluir
  6. Totoro é muito bonito mesmo... mas numa linha quase oposta, dos que eu vi, minha animação oriental favorita é 'Túmulo dos Vagalumes'... além de ser um dos maiores filmes sobre guerra, do cinema...

    ResponderExcluir
  7. Finalmente tive a chance de assistir ao filme, e adorei.
    Muito bom mesmo, a historia é linda, os personagens são ótimos, e eu quero um Totoro pra mim!!!!!
    achei o totoro bastante semelhante ao Pokemon snorlax hehehe.
    adorei as meninas, principalmente a Mei, mas elas gostam de gritar hein...
    Totoro é praticamente a Mary Poppins oriental ( não consegui n pensar nela na cena do voo com guarda-chuva)

    ResponderExcluir
  8. Eae Bernardo e Pedro, como estão?

    Bernardo: Tu tens toda razão, Totoro é realmente muito belo e único. Ainda não assisti a este filme que indicaste, mas como boa fã de animes e apreciadora da cultura oriental já o pus na minha lista e assim que vê-lo virei aqui comentar com vocês, ok!!

    Pedro: Que bom que tu tiveste a oportunidade de assisti-lo e que tu gostaste, é lindo né?!! Aqui na liga todos ficaram querendo um também, eu queria um para por em baixo do meu cobertor, hehehe!!

    As meninas são muito fofas mesmo né e esta tua comparação com a Mary Poppins sabe que eu não tinha percebido, agora que falaste realmente faz todo sentido, muito bem lembrado!!

    Super Beijos a todos e continuem sempre nos visitando!!

    ResponderExcluir
  9. Particularmente não é um dos meus preferidos de Miyazaki, porém ótimo filme!

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi 652625531 filmes de animaçãoes japonesa e digo com toda certeza esse filme é o MELHOR O MAIS LINDO O MAIS EMOCIONANTE A MAIS PERFEITA OBRA DE MIYAZAKI A TRILHA SONORA É ÉPICA É FODA COMO PODE SER EM ÉPOCA DE TECNOLOGIA TÃO PRECARIA ELE TER CRIADO TANTA PERFEIÇÃO EM UMA OBRA ,OS SENTIMENTOS DE MIYAZAKI TRAMBORDA NESSA OBRA PRIMA!o amor incontestável pela arteS

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!