domingo, 3 de outubro de 2010

Top 235 - O Show de Truman (The Truman Show, 1998) -

O Show de Truman (The Truman Show, 1998) 

" - Um drama sensível sobre um homem que descobre que sua vida é uma mentira absoluta, estrelado por... Jim Carrey? É possível um filme assim dar certo, e ser um dos 250 melhores já feitos? Deixe o show começar e acompanhe nossa equipe nessa descoberta!

Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Cebola: a única forma de disfarçar o choro vendo o filme é indo para a chuva...

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,6.

1999, EUA - Drama / Comédia - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Peter WeirA Testemunha (1985), Sociedade dos Poetas Mortos (1989), Mestre dos Mares (2003).
Elenco: Jim Carrey, Natascha McElhone, Ed Harris, Noah Emmerich.

Sinopse: um vendedor ordinário e comum descobre que sua vida inteira é na verdade um show de televisão.

Batman - Aparício NetoO estilo cinematográfico de “O Show de Truman” tem um apelido engraçado, “dramédia”. São filmes que tocam em assuntos importantes, delicados e muitas vezes profundamente tristes. Porém, tem como contraponto uma forte carga de humor, deixando o que seria uma sessão de lágrimas em uma sessão de lágrimas... com risadas. Funciona muito bem, talvez porque esse contraste emocional acaba capitalizando ainda mais os sentimentos expostos, deixando tudo à flor da pele. Até mesmo para o Cavaleiro das Trevas.
Então, para começar essa análise, tenho que admitir que é impossível não se sensibilizar com o personagem principal do filme, Truman. Graças ao enredo genial e muito original, descobrimos que ele vive em um set de televisão, e toda a sua vida até aquele momento não havia passado de um programa assistido por milhões de pessoas ao vivo, sem o seu conhecimento. Todavia, alguns poucos momentos foram verdade, e por serem reais acabaram tornando-se importantes o suficiente para causar nele um grande despertar...
O primeiro papel dramático do maior comediante do mundo naquela época, Jim Carrey, é surpreendentemente bem realizado. Seu medíocre vendedor mora em uma cidade que exalta cada detalhe do “American Way of Life”, mas o tempo todo ele demonstra uma inquietude que denota como este princípio é uma farsa por si só. É uma interpretação que ainda contém seus infames exageros faciais, mas que é complementada por uma carga sutil de sentimentos.
O trabalho de direção do filme é sensacional. Temos visões distintas dos acontecimentos, alternando entre acompanhar a vida de Truman e ver a versão de seu programa de tevê (incluindo hilariantes comerciais). Ficamos completamente envolvidos com a trama, é fácil se deliciar com a sofisticada crítica social exposta e se sentir envergonhado por, mesmo que involuntariamente, participar como voyeur durante a projeção.
 
Merece estar no Top 250? “Se a avaliação aqui fosse só técnica, já diria que sim, pela originalidade e maestria com que Peter Weir dirigiu o filme. Agora, além disso temos a performance incrível de Jim Carrey, um excelente argumento e toneladas de emoções, que fazem refletir sobre o assistido por um bom tempo.”
Nota: 8,5 – por Batman.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

Mulher-Gavião - Daya Ambos "- Simplesmente maravilhoso! Nunca poderia imaginar que o hilário Jim Carrey, após me fazer rir tantas vezes com seus filmes, conseguiria me emocionar em um belíssimo drama. Sem deixar de lado suas caretas e seu jeito moleque, ele consegue interpretar com muita seriedade a triste estória de Truman Burbank, um sujeito um tanto solitário em sua vida pessoal, mas que está acompanhado pelo mundo inteiro, sem ao menos ter conhecimento disto.
Um drama muito bem produzido e atuado. Não conseguiria deixar de comentar as diversas vezes que cai na risada quando a doce Meryl (Laura Linney), esposa de Truman, aparecia do nada com “comerciais” e textos prontos que fugiam completamente do assunto em questão.
Mesmo fazendo uma crítica feroz aos reality shows, o filme deve ter incentivado esta febre mundial em acompanhar a vida alheia, pela delicadeza com que trata o tema. Merecidíssima posição no Top apesar de eu achar que poderia estar mais perto do topo.”
Nota: 9,0 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila“- Filmes são feitos basicamente para entretenimento e utilizam para isso artifícios que estimulam nossos sentimentos mais primitivos: amor, raiva, alegria, tristeza, compaixão, etc. Show de Truman foi capaz de despertar tudo isso em mim e ainda mais, estimulou o que poucos filmes conseguem: a reflexão.
Durante o transcorrer do filme, o que 1° me chamou atenção foi a quase instantânea identificação com o drama que vivencia o protagonista (já me peguei pensando inúmeras vezes em estar sendo vítima de uma conspiração coletiva).
Além dessa estranha sensação, o divertimento me acompanhou ao longo do filme trazendo com sutileza e graça, questões morais e éticas. Acho que o que mais me impressionou em Truman foi a constatação que nosso desenvolvimento é muito mais tecnológica do que pessoal, pois o filme só causa esse impacto por retratar o que de fato pode acontecer na “evoluída” sociedade em que vivemos atualmente...”
Nota: 8,5 Super-Homem.
 
Aquaman - Leo Feck"- Que história! Que filme! Andrew Riccol foi muito feliz ao escrever algo tão original assim. Claro que não adianta ter um roteiro brilhante se não houver produção e direção impecáveis. Peter Weir (diretor) usa diferentes ângulos de câmera para que tivéssemos a sensação de estar assistindo realmente a um verdadeiro reality show e não a um filme. Jim Carrey se destaca ao fazer o papel de Truman Burbank sem deixar com que o personagem seja cômico ou dramático de maneira exagerada, atuando na medida certa. Pra mim, o melhor filme do comediante. Ed Harris, que sempre foi um grande ator, está melhor ainda nesse filme. Ele interpreta Christof tão brilhantemente que não sabemos se o personagem está ajudando ou prejudicando Truman.
Adorei os diálogos, as performances, a trilha sonora e o tempo exato que o título tem. Tudo deu certo para que a obra se tornasse um longa-metragem maravilhoso. Não há nada que eu mudaria no filme.”
Nota: 9,3 Aquaman.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos“- O Show de Truman foi muito interessante de ser revisto, pois hoje em dia, depois de tantos Big Brothers, não encontramos muitos problemas morais em ver alguém 24 horas preso num mundo paralelo, totalmente alheio à realidade.
No filme temos um atenuante: o fato de o personagem principal, simplesmente desconhecer a existência da verdade, o que torna a experiência mais cruel e interessante.
Eu gostei do filme, tem uma excelente atuação de Jim Carrey, trata de um tema atual com bom humor, pena que deixa faltando aquele algo mais que cria os clássicos."
Nota: 7,5 Lanterna Verde.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

5 comentários:

  1. Eu simplesmente não suporto os papéis decomédia interpretado por Jim Carey, não adianta, na minha opinião, todos os filmes de comédia dele são com o mesmo personagem, pois ele faz as mesmas caretas, piadas e tudo, assistir a alguma comédia estrelada por Jim Carey, vale como assistir a todas( incluindo as mais antigas, como Ace Ventura). então Show de Truman me surpreende, msotrando que ele pode ser sim um bom ator( o que foi comprovado em "brilho eterno de uma mente sem lembranças"), então o Jim Carey que eu gosto, não é o da comédia, qualquer um, menos o da comédia hehe
    quadno ao filme, eu adoro, assisti na primeira vez para fazer um trabalho da escola, e reassisti a pouco tempo, só para matar as saudades, como o super-homem falou, é um filme que consegue arranar todas as emoções da gnt, além de nos fazer refletir. Mais um grande filme do top.

    Só não entendi muito bem o porque de pequena miss sunshine estar no assista também, talvez por ser um ótimo exemplo de dramédia, mas acho que teriam filmes mais relacionados ao assunto, como "adaptação", ou, principalmente, "melinda e melinda" d mestre Woody Allen, então aproveito meu comentário para deixar sugestão para esses 2 filmes :)

    ResponderExcluir
  2. O Show de Truman é um filme necessário porém não obrigatório de assistir.

    Ele é bem feito e por incrível que pareça, Jim Carrey esta bem no papel mas não me empolgou nem um pouco. Achei muito arrastado!

    Apesar de não se encaixar muito nesse tema mas achei mais interessante o Mais Estranho que a Ficção. Inclusive, até a idéia do filme é mais atraente!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de carteirinha desse filme. Tinha apenas 13 anos quando assisti pela primeira vez, e a idéia de estar sendo vigiada não saia da minha cabeça. O filme me marcou de forma tão profunda que não posso deixar de considerá-lo um dos meus Top 10!

    ResponderExcluir
  4. Acho esse filme um daqueles que são bem mais que um filme pipoca, acho ele um filme que nos faz pensar.

    Pobre Truman, vivendo aquela vida certinha, arrumadinha...com uma vontade imensa de ir um pouco mais longe do que a ponte que liga sua cidade ao resto do mundo.
    Fui às lágrimas no final.....

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era mais novo, e vi Truman pela primeira vez, também fiquei com aquilo na cabeça por meses...

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!