sábado, 9 de outubro de 2010

Top 232 - O Curioso Caso de Benjamim Button (The Curious Case of Benjamim Button, 2008) -

O Curioso Caso de Benjamim Button (The Curious Case of Benjamim Button, 2008)

" - A vida já é difícil e complicada conosco tendo tempo para amadurecer e envelhecer com dignidade. Agora, imagine se esse processo fosse invertido cronologicamente! Ficou curioso em saber como seria viver assim? Então confira com a Liga Nerd a inusitada história de Benjamin Button...

Magnum Opus: a fotografia do filme é tão magnifica que parece ser uma obra de arte.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Clone: tem um filme igual a esse andando por aí...Enchendo Linguiça: para cumprir horário, o filme tem uma série de acontecimentos desnecessários.Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 7,3.

2008, EUA – Drama / Fantasia / Romance - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: David FincherSeven - Os Sete Crimes Capitais (1995), Clube da Luta (1999), Zodíaco (2007).
Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Taraji P. Henson, Julia Ormond.

Sinopse: conta a história de Benjamin Button, um homem que os anos passam fisicamente ao contrário, com consequências bizarras.

 Aquaman - Leo FeckA obra, adaptado por Eric Roth, é baseado no conto homônimo de F. Scott Fitzgerald, escrita em 1922, onde o autor teve inspiração pela famosa frase de Mark Twain: “A vida seria infinitamente mais feliz se pudéssemos nascer aos 80 anos e gradualmente chegar aos 18”. O diretor David Fincher fez um excelente trabalho conseguindo o equilíbrio entre a fantasia e a realidade, algo que muitos julgavam impossível nessa história, sendo até considerada por muito tempo como infilmável.
Logo no início, fiquei comovido com os efeitos especiais aplicados para a criação de um bebê com ar de velho, que depois, gradualmente, ia se tornando mais jovem. Um processo bem sedutor e trabalhoso, realizado através de computação gráfica e efeitos na maquiagem, tanto que Brad Pitt ficava cinco horas por dia sendo maquiado... Uma curiosidade que permeia a obra é que na década de 90, diversos nomes foram cotados para fazerem parte do projeto, entre eles Steven Spielberg como diretor e Tom Cruise como protagonista. Será que o longa-metragem seria melhor?

O Curioso Caso de Benjamin Button
"Espere só pra ver esse corpinho
daqui uns vinte anos..."
A história é muito bem construída, transmite lições sobre a vida e possui algumas frases interessantes como “nossas vidas são definidas pelas oportunidades”, que nos remetem à reflexão da nossa existência... O Curioso Caso de Benjamin Button ascende mesmo quando os protagonistas se encontram, criando uma química um tanto esquisita entre Benjamin e Daisy, uma vez que possuem idades fisiológicas diferentes durante a maior parte do longa. O resultado final é uma obra muito interessante e com boa aceitação do público de modo geral, que vale a pena ver e rever.
 
Merece estar no TOP 250? Apesar de ter ganho 3 Oscars na parte técnica e possuir um enredo diferente, estes atrativos são pouco representativos para um filme que é apenas razoável, faltando um certo deslumbramento para merecer estar no Top.
Nota: 7,8 – por Aquaman.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Batman - Aparício Neto"- Considero David Fincher o segundo melhor diretor da nova geração, sendo superado apenas por Christopher Nolan. Porém, ao contrário do primeiro lugar, sua carreira tem demonstrado altos e baixos, o que pra mim vai diminuindo a confiança que deposito em sua obra.
Benjamim Button é algo intermediário: se não é o seu pior, também está longe da genialidade que os filmes anteriores que ele fez com Brad Pitt demonstraram. Tudo aqui parece requentado de “Forrest Gump”, as atuações são mornas, a metragem excessiva para uma trama que parte de uma premissa única e muito interessante, mas não consegue alcançar toda a expectativa que cria. Ficamos então com a excelente maquiagem, boa fotografia e um incrível primeiro ato, que deve ser o motivo do filme estar nessa lista. Muito pouco pra tanto barulho.”
Nota: 7,0 - por Batman.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos“- Por um momento pare e pense, como seria nascer velho e ir rejuvenescendo até virar um bebe? Eu acredito que isso seria muito interessante e, por este motivo, o filme conquistou toda a minha atenção e esperança de que tudo desse certo.
Brad Pitt se destaca num papel muito exigente, principalmente enquanto aparece como velho. O trabalho de maquiagem é simplesmente sensacional, cada ruga, cada fio de cabelo branco esta lá, dando uma veracidade inacreditável para a obra.
O drama maior vivido pelo protagonista é ver as pessoas que ele gosta envelhecerem e morrerem enquanto ele vai ficando cada dia mais forte e saudável. Isso cria um paradoxo de sentimentos para o expectador: se por um lado a idéia de rejuvenescer parece atrativa, isso só seria viável se fosse uma realidade para todos.”
Nota: 7,5 Lanterna Verde.

Mulher-Gavião - Daya Ambos“- Este é um daqueles filmes medianos com uma historia fraca, mas que possui um elenco de primeira e uma produção magnífica, o que torna “menos ruim” assisti-lo.
Sinceramente acho um exagero a repercussão que ele causou, pois a mim não agradou tanto assim, me decepcionei bastante e acredito que as pessoas superestimaram demais este drama. Gostos à parte, a maquiagem, as interpretações e a direção são realmente muito boas e a obra de certa forma é até poética e bela, mas isso não foi suficiente para merecer estar entre os 250 melhores filmes que já vi na vida”.
Nota: 6,5 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila“- O Curioso Caso de Benjamin Button é um filme bem produzido, com atores de 1° linha, mas que nos conquista mesmo por sua fantástica história muito bem explorada por David Fincher, inspirada num conto do norte-americano F. Scott Fitzgerald. Muitas vezes (principalmente nós, super-heróis) nos sentimos diferentes das outras pessoas, sem saber o que fazer ou que rumo seguir, e é com essa premissa e identificação que o longa vai nos conquistando a medida que acompanhamos o decorrer da inusitada vida do personagem central.
Essa bem contada fábula, além de mostrar uma história de amor quase impossível, também aborda que “ser diferente” não é algo negativo, muito pelo contrário, “ser diferente” é essencial para nos tornar tão excepcionalmente especiais e únicos, assim como essa recomendável e inspiradora obra do cinema.”
Nota: 7,9 Super-Homem.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

10 comentários:

  1. Escrevi isso em Janeiro de 2009, quando assisti no cinema.

    Finalmente aconteceu...
    CONSEGUI GOSTAR DE UM FILME INDICADO AO OSCAR DE MELHOR FILME! Rsrsrsrss

    MUITO BOM!!!

    O filme consegue unir dramaticidade com bom humor de uma forma cativante e emocionante. A história por si só ja é interessante e foi muito bem conduzida por todos do elenco. Brad Pitt excelente!

    Por fim faço uma confissão: Vocês sabiam que fui atingido por raios sete vezes?

    Rsrsrsrsrsrsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amei esse filme. Uma verdadeira poesia filmada. As quase três horas passaram completamente desapercebidas. Eu queria era mais.
    Adoro essa mistura de fantasia, drama, comédia e romance. Melhor que este, talvez só Feitiço do Tempo.
    Nota: 9,0!

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Patrícia e Ney!

    Eu achei o filme muito bonito,uma obra de arte em termos de produção...

    Achei os protagonistas sensacionais, fora a qualidade da maquiagem.

    Pena que soube depois que o roteiro é quase uma cópia do Forrest Gump.Na hora que assisti o filme não me dei conta, mas depois, realmente, os dois se parecem muito.

    Realmente Patrícia, a nossa média está errada e vamos corrigir isso.
    Muito obrigada pelos comentários dos dois.

    Um abraço.

    Débora

    ResponderExcluir
  4. Ney:
    Que exagero!!! Não sou fã do Oscar, acho ele injusto e falho em uma série de coisas mas, de modo geral, tem bons filmes indicados todos os anos... Só não tem os que a gente gosta, mas tem, hahahahahaha

    Patrícia:
    Em primeiro lugar, bem-vinda à família! Bacana ver que começaram a aparecer os filmes que tu conhece, e ler os teus comentários!
    Estava errada a nota, porque depois do exagero inicial, a maioria da liga caiu na real e foi dando uma nota mais justa pro filme... hahahahaha
    Como eu já tinha deixado pronto, cometi o engano. Valeu demais por avisar, já está consertado!!! Obrigado pela visita!

    Débora:
    Pois é, o filme infelizmente comete esse pecado de requentar uma fórmula e, apesar de ser muito bom, carrega esse estigma. Falamos nisso no segundo podcast, que vai ao ar na quarta-feira!!!
    Desde já convido todos os visitantes a conferirem! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal
    bem... esse filme gerou um alarde enorme em sua estréia, lembor que todo mundo assistiu no cinema, e diziam como era ótimo, e queriam assistir de novo...
    me decepcionei um pouco quando assisti, não é um filme ruim, mas também não é tão bom assim, acho que a hstória se enrola demais( bem merecido o distintivo de enchendo linguiça), e não me cativou tanto assim,
    mais uma vez repito, não é um filme ruim, mas não está entre os meus favoritos.

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei o filme, mas confesso que preciso rever... achei poético, sensivel.
    Não é aquela obra-prima que todos pintam, mas é um grande filme.
    E particularmente não sou assim tão fã do Fincher.
    Fight club é ótimo, mas Zodiac me deu sono, Seven é um thriller ok, mas também não é essa oitava maravilha tbém. Panic room é bem fraquinho... enfim.

    ResponderExcluir
  7. Muito bomm esse filme!!
    Realmente incrível..eu ameeeiiii
    Apesar de mt longo e se tornar chato em algumas cenas!!
    Mas mt showw

    ResponderExcluir
  8. Brad Pitt ficando mais jovem uma beleza rs não é meu estilo de filme mas gostei!

    ResponderExcluir
  9. É um dequeles filmes que te levam para dentro da história e o faz viajar.
    Um filme muito bonito, uma história alegre, triste, emocionante e com esperanças. É um filme de pessoas. Brad conseguiu fazer um personagem super carismático e junto com a Cate (cada vez mais linda), fez um par romântico que transende das telas. É tudo muito apaixonante e belo.
    Um filme de emoção.

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!