domingo, 19 de setembro de 2010

Top 242 - Quem tem Medo de Virginia Woolf? (Who's Afraid of Virgina Woolf?, 1966) -

Quem tem Medo de Virginia Woolf (Who's Afraid of Virgina Woolf, 1966)Prêmio:
Desceu de Faixa!

A Liga Nerd considerou esse filme de gosto duvidoso e acha que ele merecia estar abaixo no ranking do Top 250 IMDB.


" - Casamentos, discussões, mentiras e verdades. Misture tudo com gelo, álcool e estrelas do cinema. Isso lhe causou medo? Acompanhe a Liga Nerd e descubra se é necessário temer Virginia Woolf...


Enchendo Linguiça: para cumprir horário, o filme tem uma série de acontecimentos desnecessários.Pesadelo: ver o filme é como ter um sonho erótico com Freddy Krueger...Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Possessão: um artista desse filme perdeu sua vida própria e se tornou o personagem. Performance sensacional.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 6,6.

1966, EUA - Drama - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Mike NicholsA Primeira Noite de um Homem (1967), O Lobo (1994), Closer - Perto Demais (2004).
Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal, Sandy Dennis.

Sinopse: marido e mulher, amargurados e bêbados, usam um outro jovem casal como combustível para alimentar toda a angustia e ressentimentos que nutrem um contra o outro.

 Aquaman - Leo FeckUma história que se passa em uma noite e com apenas quatro personagens. Projetado para o palco, o roteiro é uma adaptação da peça teatral homônima. Como curiosidade, o título Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? é um trocadilho à canção infantil “Quem tem medo do Lobo Mau?” do desenho animado da Disney, “Os Três Porquinhos”.
No fundo do oceano, sempre ouvi falar muito bem de Elizabeth Taylor tanto por suas atuações quanto por sua beleza estonteante, mas nunca havia assistido a um filme seu. Fiquei encantado por vê-la interpretar a personagem Martha de maneira tão intensa e comovente. A atriz surpreendeu o público (em sua época) ao aparecer gorda e envelhecida num papel escandaloso de uma mulher barulhenta e furiosa, quebrando o paradigma de mulher “bonita”.
Justificou o seu estrelato e garantiu o Oscar de melhor atriz (o segundo de sua carreira). Ela estava realmente demais!

"- Chega de beber, tu já ganhou o
Oscar! Direto pra dieta!"
Além de Elizabeth, todos tiveram ótimas performances e concorreram ao Oscar, mas somente a bela Sandy Dennis ganhou de atriz coadjuvante. George Burton (que fez o papel de maridão) era casado com a nossa protagonista na época das filmagens, e isso rendeu alguns boatos de que as suas atuações foram inspiradas pelas brigas da vida real do casal. Somado a tudo isso, o longa é muito interessante e diferente, justificando a sua fama ao longo dos anos.

Merece estar no TOP 250? As discussões mais insanas de um casal, feitas por atuações surpreendentes e destacadas, fizeram por merecer a estadia entre os 250 melhores filmes.
Nota: 8,0 – Aquaman.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

Batman - Aparício Neto“- Sinto emoções dicotômicas ao analisar meus sentimentos quanto a este filme: enquanto fiquei maravilhado pelas estupendas atuações, brilhantes e de uma intensidade talvez sem precedentes, o filme em sí se tornou um martírio para ser assistido, devido a seu roteiro enrolado, falta de surpresas e excesso de dialogos inuteis.
Logicamente, tudo isso se explica pelo fato de ser uma adaptação vinda do teatro, mas não se justifica pelo mesmo argumento, tendo em vista que isso não é desculpa para vários outros excelentes filmes que tem essa mesma origem. Ampliei minhas fobias aqui: além de morcegos, tenho medo de Virginia Woolf também agora!”
Nota: 5,0 - Batman.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos”- Eu! Sim, assumo, depois de assistir a esta obra fiquei com medo de Virginia Woolf. É certo dizer que o filme conta com a espetacular atuação dos atores Elizabeth Taylor e Richard Burton, sendo o casal protagonista, que vive entre o céu e o inferno e que merecem a citação especial aqui no meu comentário.
Mas de resto, o filme se arrasta quase todo dentro de apenas um cenário, onde se passa mais de 80% da trama. É cansativo e até agora um dos piores filmes que assisti do Top 250 IMDB.
Nota: 6,0 - Lanterna Verde.

Mulher-Gavião - Daya Ambos“- Apesar do nome sugestivo, não encontrei nada a temer neste filme. Pelo contrario, gostei bastante da trama que possui uma carga emotiva forte e duelos de textos inteligentes. Interpretados com imensa maestria, mostrando a completa insanidade dos casais “duelistas”, trata-se de um drama pesadíssimo sobre relacionamentos (ou o fim deles), com personagens completamente desequilibrados passando por situações embaraçosas e humilhantes que me deixaram com um embrulho no estomago: as cenas são tão perfeitas que me senti uma intrusa naquela sala, bem no meio do fogo cruzado.
Já vi diversas vezes essa temática de casais que se amam e odeiam ser abordado no cinema, porém em sua grande maioria são levados para o lado da comédia, com situações que dão muitas voltas para acabarem sempre num final feliz. Isso não ocorre aqui. Fiquei surpresa e encantada ao ver que esta problemática foi mostrada através de um ponto de vista sério, apesar de exacerbar bastante a possível realidade da situação.”
Nota: 8,0 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila“- Drama psicologicamente perturbador. Após terminar de ver, me senti tão cansado, esgotado e “sujo” quanto os próprios personagens do longa. Apesar de conhecer, nunca havia visto Elizabeth Taylor atuando e fiquei fascinado por sua performance, confirmando o que já era de conhecimento geral: ela é uma estrela. O restante do elenco também faz um excelente trabalho e a união desses 4 talentosos atores é o que de melhor o filme proporciona.
Não sei dizer em que nível a obra me agradou (ainda sinto um misto de satisfação e desconforto estimulado pelo filme), só sei que, pra quem é amante do cinema, não é preciso ter medo de assistir Virgínia Woolf.”
Nota: 5,8 – Super-Homem.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

8 comentários:

  1. Nunca assiti a esse filme, ams algum dia ainda verei...
    parece ser bastante interessante

    ResponderExcluir
  2. Como vocês devem ter notado, eu não sou muito de criticar. Prefiro fazer comentários mais contrutivos. No entanto, acho que aqui cabe uma ressalva. Pois penso ser de utilidade pra vocês, e pra que continuem evoluindo.

    O comentário do Lanterna Verde chega a ser risível. Pautar seu desgosto pelo filme
    no fato de ele se passar quase que totalmente dentro de um cenário e por isso ele ser cansativo e ruim, é desconsiderar obras-primas como Anjo Exterminador do Bunuel ou o próprio Festim Diabólico do Alfred Hitchcock, as quais se passam
    totalmente dentro de apenas um ambiente; Lembrar que isso não é um erro, mas sim um recurso estilistico que o diretor optou.
    Veja, não estou criticando o descontentamento com o filme, até porque não sou grande fã, mas seu comentário é mero achismo equivocado, diferentemente do do batman que citou os diálogos inúteis, o roteiro e tudo mais. O filme pode até ser enfandonho, e de fato é, mas tenha certeza que não é por conta do cenário.

    Peço desculpas se fui grosseiro. A intenção não foi essa. É que esse tipo de comentário leviano pode levar as pessoas a tirarem conclusões erradas. Abraço.

    http://omundodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. gente, agora tenho que concordar, eu pensei a mesma coisa que o Dr. Soup, ao ler o comentário em relação ao único cenário, apesar de que eu meio que entendi a crítica do lanterna, como ainda n vi o filme, n posso opinar, mas pode ser que ele tenha se expressado mal, e o que realmente queria dizer, é que "nesse" filme, um único cenário pesou negativamente...
    e se você é contra esse recurso, não se preocupe, pois sua opinião mudará em menos de 500 dias :), pois 2 dos meus filmes favoritos da lista são feitos praticamente inteiros em um cenário apenas, que são Festim diabólico de hitchcok, também citado acima pelo Dr. Soup, e meu favorito, Onze homens e uma sentença, com o mestre Henry Fonda, filme que tenho certeza a liga aprenderá a amar :D .

    ResponderExcluir
  4. Não tinha lido ainda nada do blog, embora achasse a concepção extremamente interessante, este é o primeiro filme que leio. Creio que filmes sejam isso mesmo: o que nós percebemos, nossas emoções, a pulsação, enfim, o que sentimos ao presenciar essa experiência. Logo, o gosto por algum dos elementos que constituem um filme passa por uma filtragem clara de nossas experiências, independente do que a crítica especializada pensa.
    No entanto, nesse caso, o comentário do Dr. Soup (excelente, diga-se) procede...mesmo compreendendo que uma pessoa pode simplesmente não gostar de uma ideia,acho que deve estar sempre aberta para recebê-la de modo aberto. A criação de Mike Nichols, um verdadeiro tratado de psicologia humana adota uma dinâmica cujas características principais estão esboçadas em inúmeros fatores do filme.Toda a ambientação, o processo de criação dos personagens, os diálogos traçados entre eles, dentre outros contribuem para criar um clima de profunda tensão entre os protagonistas e evocar o próprio espectador, que se degrada e se esgota aliado a eles. É imprescindível na trama a presença de um cenário único, claustrofóbico e que reflita tanto antagonismo cerebral. Considero esse um dos melhores filmes de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  5. Prezados visitantes:

    Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora em responder o comentário de vocês. No nosso grupo temos como regra que o membro citado vem aqui e responde os visitantes, mas infelizmente, como isso não aconteceu, por motivos pessoais dele, veio aqui pra dar uma satisfação pra vocês.

    Eu concordo com o que ambos, Dr. Soup. Pedrão e Silvio colocaram. Desde o início do projeto gosto de salientar que é uma jornada de crescimento pessoal e que precisa ser realizada por quem ama verdadeiramente cinema. Sendo assim, ter a mente aberta para questões que mesmo primordialmente causem estranheza é essencial.
    Porém, não acho que o Lanterna tenha citado isso como forma pejorativa, só foi uma questão de informação mesmo. Se o filme fosse sobre uma volta ao mundo, ele poderia ter colocado o mesmo argumento, se não gostasse:
    "- O filme se arrasta enquanto troca sucessivamente de cenário, etc..."
    Eu também não gostei do filme, mesmo respeitando muito a sua importancia para a sétima arte. Inclusive, o recomendei para um assista também por achar que suas grandes qualidades são indicáveis a todos os cinéfilos. Só a proposta do blog é essa, de comentar de forma pessoal, então o meu lado de "crítico magnánimo e razoavelmente bem informado", se é que eu tenho um, fica de lado enquanto eu escrevo.

    Muito, muito obrigado mesmo pelas visitas, e por dedicarem o seu tempo comentando aqui de forma tão bem redigida e embasada! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Apa cara
    brigadão pelo comentário, sério mesmo
    e eu entendi isso que vc quis dizer, só achei importante comentar, para questão dele próprio perceber a evolução e tal, quando olhar as postagens mais antigas :)

    ResponderExcluir
  7. Eu vou estar sempre por aqui, até porque vi vários dos filmes do imdb (especialmente os primeiros colocados). O que mais aprecio em blogs assim é a possibilidade de vermos opiniões diversificadas e percebermos que todas são incrivelmente válidas. A troca de experiências nos faz crescer e observar outras variáveis de inúmeras formas. Parabéns e obrigado pelo comentário tanto lá no blog como aqui. : )

    ResponderExcluir
  8. Perfeita esta tua colocação “Psychofield” quanto a troca de experiências. Percebemos muito isso neste projeto, tanto na interação dos integrantes da liga quanto na com todos os vocês queridos visitantes. Por isso que criamos este blog, não bastava apenas assistir os filmes precisávamos evoluir e para isso tínhamos que dividir nossas opiniões, ouvir outras e aprender com esta troca de informações. Por todos estes motivos que dizemos que este espaço é de vocês, este blog é de todos e temos um prazer imenso em ouvir suas sugestões, criticas e opiniões...

    Super Beijos e continuem sempre nos ajudando a crescer e evoluir!!

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!