quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Top 223 - O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968) -

O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968)

" - Nada de sabres de luz, tele-transportes ou viagens no tempo. O 1° filme de ficção científica a se tornar mania mundial teve como tema central… Macacos! Não seja de outro planeta e explore com a Liga Nerd essa obra surpreendente...

Chefão: filme definitivo. Nenhuma obra posterior foi o mesmo depois deste.Entrega o que promete: bom ou ruim, tanto faz, esse filme cumpre com a promessa do cartaz.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.Pipoca de Ouro: feito somente para ganhar dinheiro, esse filme acabou sendo algo mais.Seita: mais que filme, uma religião. Quem gosta, vira seguidor. Quem não gosta, vira inimigo mortal.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,1.

1968, EUA – Ficção Científica / Ação / Aventura - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Elenco: Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter, Maurice Evans.

Sinopse: um grupo de astronautas cai, num futuro distante, em um planeta onde inteligentes macacos falantes são a espécie dominante que oprime e escraviza os humanos.

Super-Homem - Leandro AvilaPlaneta dos Macacos é um filme inspirado no livro de 1963 de mesmo título do francês Pierre Boulle. Apesar de a idéia básica ser a mesma, a obra cinematográfica tem grande diferenciação do romance, tanto por questões criativas como orçamentárias. Essas mudanças em nada prejudicaram na excelente recepção do público ao longa, muito pelo contrário, tornou ainda mais impactante a inversão dos papeis entre o homem e o macaco.
Revendo depois de adulto, pude perceber com mais clareza a dramatização e a critica do filme. Na verdade, considero que ele é uma incrível jornada, a qual nos remete a dois estágios distintos. Primeiro, nos sentimos como aventureiros ao acompanhar os astronautas explorando o novo planeta, até o encontro com a espécie dominante do lugar: os macacos. Num segundo momento, levamos um “choque” dramático quando nos deparamos com os defeitos da nossa própria civilização e nos indignamos com as atitudes dos símios, muito similares as nossas. Tudo isso ainda se torna mais relevante se lembrarmos que, na época da produção, estávamos às voltas da guerra-fria e com medo generalizado da possibilidade de um confronto nuclear.

Planeta dos Macacos
O amor é lindo... Ou não.

Da minha visão infantil, o que eu gostava mesmo era ver aqueles “homens-macacos” agindo como gente, achava sensacional. Essa euforia deve ter se repetido com outras pessoas (mesmo que por motivos diferentes) e, por conta disso, desencadeou uma serie de outros subprodutos da franquia. O longa deu origem a 4 seqüências (nenhuma chegou à altura do primeiro), a produção de seriados, desenhos e um remake em 2001, além de inspirar personagens, como o vilão símio do seriado Spectreman, o Dr. Gori. Até o Brasil entrou nesse embalo, criando o programa humorístico da rede Globo O Planeta dos Homens, clonando a idéia do filme, e Os Trapalhões produziram um longa com essa mesma temática, intitulado Os Trapalhões no Planalto dos Macacos.
 
Merece estar no TOP 250? Claro que sim! Um filme que encantou o público, conquistou seguidores e teve um enorme apelo de auto-reflexão sobre os caminhos da humanidade (principalmente pelo seu final antológico), realmente foi um marco para o cinema e merece estar entre os melhores.
Nota: 8,1 Super-Homem.


- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

Batman - Aparício Neto"- Em 1968, as pessoas eram mais felizes. No dia 3 de abril estreava Planeta dos Macacos e 2001 – Uma Odisséia no Espaço, disputando as atenções dos fissurados por ficção científica de todo o mundo.
Mesmo sem ter combinado, ambos os filmes moldaram e revolucionaram o gênero daquele momento em diante. Enquanto que a obra de Kubrick adicionou questionamentos sérios, metafisica e filosofia, provando que não se tratava de uma temática menor, a obra de Schaffner, com sua proposta de diversão total, efeitos especiais alucinantes e muita ação, formatou o padrão de qualidade para o estilo. Ao contrário do que pode parecer, não houve nenhuma divisão com isso, só se mostrou o quanto de possibilidades haviam para serem exploradas (e foram).
Mas apesar de investir pesado no fator pipoca, temos aqui importantes analogias (racismo, dogmas religiosos x ciência, ecologia), sendo essas questões ainda atuais que dão o charme necessário para manter sua evidência após tantos anos. Vi o filme quando criança, e esse reencontro só provou o quanto ele é bom, visionário e a frente de seu tempo. Ah, e tem o melhor final da história do cinema!”
Nota: 8,5 - Batman.

Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Como tratar o fim do mundo de uma forma criativa, original e que deixe todos que assistirem com um nó na garganta no final? Essa deve ter sido a pergunta que os escritores desta história se fizeram. E a resposta está nas duas (longas) horas que nos aguardam neste épico de ficção cientifica, cujo tema principal é a involução humana e como isso vai destruir tudo que conhecemos e construímos.
Uma obra grandiosa, inovadora e revolucionaria, e mesmo assim foi pouco para me agradar. Reconheço os motivos que o levaram a estar nesta lista, mas para mim, que já viajei por muitos sistemas solares e já conheci diversas galáxias, esse foi apenas mais um: com um tema “chocante” e uma realidade surreal, mas ainda assim é apenas outro planeta...”
Nota: 7,5 - Mulher-Gavião.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos"- É quase inacreditável que este filme, feito em 1968, seja tão melhor do que a sua refilmagem de 2001, tendo em vista toda a evolução que o cinema sofreu.
A obra original com certeza nos deixa muito mais a vontade para entender a historia, pois é contada de forma linear e com nitidez dos acontecimentos, sem maiores excentricidades do diretor e com isso salienta os pontos fortes que tem. Como exemplo, posso citar a critica feroz de como tratamos nossos animais, a ciência e a fé (curiosamente no filme o responsável por uma também determinava o que era aceito na outra), entre outros temas importantes.
Fiquei muito satisfeito em conhecer o original, e mais uma vez o simples fato de ser antigo, que era um fator negativo pra mim antes, foi quebrado. E eu, brindado com horas agradáveis de boa arte.”
Nota: 8,0 Lanterna Verde.

Aquaman - Leo Feck"- Rever esse filme foi tão bom quanto à primeira vez que eu assisti, na minha infância. Revivi momentos marcantes como o impacto de apresentação dos símios e, principalmente, pelo final mais chocante que havia assistido até então.
Se compararmos com o remake do Tim Burton, de 2001, o original ainda é melhor “anos-luz” de distância, tornando-se um grande exemplo de longa-metragem de ficção científica.
Nota: 8,5 - Aquaman

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.


3 comentários:

  1. Esse filme é um marco na história da ficção cientifica!

    Marcou época e me marcou igualmente, esse filme tem tudo, ação, interpretações excelentes, história sensacional contada de uma forma perfeita e uma bela equipe por trás disso tudo.

    Planeta dos Macacos nos enche de questionamentos morais e sociais ao mesmo tempo que diverte.

    Esse como todos os outros filmes e o seriado são excelentes e valem muito a pena. E o Remake? Bom, como a Liga já comentou, não existe comparação mas se assistir o Remake isoladamente, é um bom filme.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Esse filme foi muito bem aceito por todos da Liga, e é realmente muito bom.
    Realmente marcou uma época, e um gênero. e concordamos contigo Ney, em relação ao elenco, história, equipe...

    Quanto ao Remake, eu, pessoalmente( não sei quanto ao resto da Liga), mas eu assisti antes mesmo de ver o original, e não me agradou muito não.

    Cara, obrigado por estar sempre presente aqui no blog, seus comentários são sempre muito bons,

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente acho que o remake fraquíssimos que foi feito à pouco tempo só tornou essa obra um filme excelente, não só nas inovações como na história ousada que apresentou.
    Porque sempre nos achamos superiores dos que são diferentes de nós?

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!