sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Top 222 - A Batalha da Argélia (La Battaglia di Algeri, 1966) -

A Batalha da Argélia (La Battaglia di Algeri, 1966)

" - Este filme não trata sobre duelos entre o bem e o mal, tampouco tem mocinhos ou vilões. Apenas fala sobre a busca da liberdade, e acredite, isso é mais que o suficiente. Entre com a Liga Nerd nessa batalha você também!

Superação: mesmo com todas as dificuldades do mundo, o filme ficou ótimo.Brutal: ponha um pano embaixo da tela, porque vai rolar sangue, e você vai precisar...Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,0.

1966, Itália - Drama / Guerra - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Gillo PontecorvoVermelho Escarlate (1993), Ghost of a Chance (1998), No Vale das Sombras (2007).
Elenco: Brahim Hadjadj, Jean Martin, Yacef Saadi, Samia Kerbash.

Sinopse: uma revisão sobre a mais sangrenta revolução da história moderna.

Aquaman - Leo FeckA Batalha da Argélia é baseado na guerra da Argélia (1954-1962), conflito em que o povo local estava buscando sua independência contra a ocupação da França. Foi feito em 1965, mas com seu conteúdo violento foi proibido em diversos países na época. Um longa que mostrou sua importância também fora das telas, já que até o todo-poderoso Pentágono mostrou através dele o que os soldados americanos poderiam enfrentar na guerra do Iraque. Curioso é que ele era uma aula do que não devia ser feito, e recebeu o título de “como vencer uma batalha contra o terrorismo, e perder uma guerra de idéias”.
Na obra, o único ator profissional era Jean Martin, que interpretou o personagem Coronel Mathieu. Para o restante do elenco, o diretor Gillo Pontecorvo selecionou figurantes amadores para trazer mais veracidade às cenas.

A Batalha da Argélia
Faça amor, não faça guerra...
Em alguns casos, a falta de experiência dos coadjuvantes era tanta, que tiveram que ser dublados!
Achei interessante a sacada do diretor em produzir esse longa com “cara” de documentário, o que deu muito mais realismo ao filme. Surpreendeu-me bastante por quase vivenciar aquela guerra civil cada vez que assistia às cenas de explosão de bombas, assassinatos e os protestos. Tudo muito tenso. É uma bela obra em preto e branco que por vezes se torna difícil de acreditar que foi escrita pouquíssimo tempo depois do término da guerra e gravada nos mesmos locais.
Merece estar no Top 250? Na minha opinião sim. Além de mostrar a luta de um país por sua independência, o que acrescenta bastante culturalmente, é produzido de maneira distinta. Vale a pena assistir.

Nota: 8,0 – Aquaman


- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Batman - Aparício Neto"- A maior surpresa do Top 250 até agora! Um filme italiano realista, violento e humano, sem concessões dramáticas ou protagonistas, potencializando os fatos históricos que basearam sua realização.
Fiquei realmente impressionado com a parte técnica da obra, com diversas cenas com caráter documental, mas que foram filmadas para o longa. Todas as atuações são ótimas, e o elenco excelente. Mas considerei o fator principal de destaque a habilidade do diretor em construir uma narrativa totalmente livre de julgamentos, mesmo tratando de assuntos complexos como terrorismo e tortura, que depois desse tempo todo estão mais atuais do que nunca. Não temos heróis ou vilões aqui, só uma grande sensação de desconforto e impotência pelo que assistimos.
O tema da luta pela liberdade já gerou muitos filmes, mas nunca vai esgotar como motivação se contar uma boa história. Graças à demonstração do caráter humano em suas formas mais obscuras, temos aqui um dos melhores filmes sobre esse sentimento que une a humanidade.”
Nota: 8,0 - Batman.

Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Um drama sobre guerrilha, antiguerrilha e a luta pela liberdade da Argélia dos “dominadores” franceses que, além de extremamente didático, é simplesmente maravilhoso. O que achei mais brilhante é o fato que apesar de a história ser claramente mostrada de forma simpática para os argelianos, não senti aquele lugar comum onde os militares assumem o papel de monstros opressores.
O filme não puxa para nenhum lado e mostra as coisas como realmente devem ter ocorrido sem minimizar nem supervalorizar a inteligência estratégica ou o poder de fogo de ambos os lados. Um trabalho esplêndido que o deixou até com certa cara de documentário, passando para o espectador uma sensação de autenticidade que poucas vezes vi. Além de um filme ótimo faço questão de destacar a trilha sonora que estava muito bem encaixada e engrandecia emocionalmente cada cena.”
Nota: 8,5 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila"- Ao me acomodar para assistir A Batalha de Argel, de nada sabia da obra, além de supor, devido ao seu pôster, que se tratava de alguma revolução. Fui surpreendido ao descobrir que contava a história da luta do povo argelino pela independência da colonização francesa e ainda mais atônito pelo caráter realista das filmagens.
Apesar de não simpatizar com a violência e crueldade retratada (que não deve ter sido nem 1/3 da realidade), gostei muito do filme. A forma que o longa é conduzido, nos fazendo sentir como se realmente estivéssemos participando do levante, vivenciando juntamente com os personagens a mesma aflição e ansiedade, foi o que de mais me agradou. Quem dera nossa Liga existisse naquela época para evitar que divergências como essa desencadeiem tamanha atrocidade...”
Nota: 7,8 Super-Homem.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos"- Esse filme, na minha opinião, poderia ser visto até mesmo como um documentário, pois foi baseado em fatos reais e teve como principio manter a versão mais próxima da realidade. Claro que isso nem sempre consegue ser realizado, pois é difícil manter a imparcialidade nas questões históricas, afinal, quem as escreve pro futuro é quem vence os conflitos. Talvez isso seja o mais inovador nesse filme, pois tive a impressão que sim, foi exatamente o que aconteceu, pois não tivemos maniqueísmos, e sim a triste realidade do ocorrido.
O que assistimos é massacre de lado a lado, com traições e falsos acordos. Dá para sentir na carne a dor da amputação ou as torturas sofridas.
O diretor Gillo Pontecorvo foi muito feliz na escolha das locações para as filmagens, pois sentimos claustrofobia naquele ambiente apertado e mal conservado. Mais uma vez tive a sensação de que os conflitos militares, sejam quais forem, servem só para destruir o povo e as belezas do planeta. É contra isso que lutamos na Liga, pois acreditamos que um mundo melhor e igualitário pode ser criado e mantido."
Nota: 7,8 Lanterna Verde.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

5 comentários:

  1. Já beixei esse filme, gravei ele em um dvd e sempre gosto de assisti-lo aki em casa !!!!!!!!!

    Sobre este blog (que conheci pelo orkut), achei muito original a meta de vcs. Desde já boa sorte a todos neste projeto e grato se lerem minha mensagem.

    Vlw ^^ ... !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Ien!
    Esse filme realmente é muito bom.
    Cara, valeu mesmo pelos elogios, e não se preocupe, nós lemso todas as mensagens, pois queremos sempre manter uma bola relação com os outros cinéfilos que acessam nosso blog.
    Mais uma vez obrigado cara.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gente, o nome do filme é "A Batalha de Argel", pois narra os acontecimentos ocorridos na cidade de Argel, propriamente. Superman, acharia muito melhor que estudasse mais antes de fazer conjecturas como "Apesar de não simpatizar com a violência e crueldade retratada (que não deve ter sido nem 1/3 da realidade)", achei um desrespeito enorme com a história da luta de libertação de um poco, e uma ingenuidade tremenda achar uma ficção sobre guerra, mesmo seguindo o neo-realismo italiano e suas linguagens, mais pesada que a realidade. De toda a sorte, é um hiper filme de Pontecorvo, cujas bases técnicas são bastante originais.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, queremos deixar claro aqui, que somos 100% abertos à opiniões, sugestões e críticas, ppis estamos sempre procurando uma forma de melhorar nosso trabalho, porém, é necessário também compreensão dos visitantes, além de respeito na hora de formular seus comentários, mas vamos lá...
    Cleidson, quanto ao nome do filme,existe bastante divergência se o certo seria "A Batalha de Argel" ou "A Batalha da Argélia", nós resolvemos dar uma pesquisada, e encontramos fontes abundantes que indicavam qualquer um dos títulos, então resolvemos seguir o título escolhido pelo livro "1001 Filmes Para Se Ver Antes De Morrer", pois reconhecemos o trabalho e a pesquisada na realização do mesmo. Levamos em conta sim, que o Título Original, em italiano, possui a palavara Algeri, que traduzida para o Português significa Argel, mas ainda assim preferimos seguir o guia dos 1001 filmes, além de outras fontes que indicam ser Argélia o título em português.
    Quanto ao comentário do superman, acredito que houve uma má interpretação de sua parte, portanto acho válido que você leia novamente...

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  5. Tudo ok, é porque no disco 2 que acompanha o filme, a tradução da legenda que traduz a fala do diretor aparece repetidamente o nome "Batalha de Argel", assim como no box do DVD. Historicamente, também, o título seria Argel, pois o filme se baseia nos acontecimentos ocorridos entre 1954 e 1957 na cidade dita, e que seriam o começo das lutas de libertação que depois tomariam contexto nacional. Sobre o comentário do Superman, acho que exagerei, realmente. Desculpas ai, homem de aço. Abraços a todos.

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!