quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Top 240 - Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., 2001) -

Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., 2001)

" - Você já sonhou e tinha certeza de que era real? Você já passou por situações reais que poderiam certamente ser um sonho? Venha conosco tentar descobrir o que é realidade ou fantasia nesta excelente trama de David Lynch...

Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Abstrato: só o roteirista entende o filme. Mas nem ele consegue explicar o enredo.Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Seita: mais que filme, uma religião. Quem gosta, vira seguidor. Quem não gosta, vira inimigo mortal.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 7,6.

2001, EUA - Drama / Suspense / Gangster - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: David LynchO Homem Elefante (1980), Coração Selvagem (1990), Império dos Sonhos (2006).
Elenco: Naomi Watts, Laura Harring, Dan Hedaya.

Sinopse: após um acidente de carro na famosa avenida Mulholland Drive, uma mulher fica com amnésia. Ela e uma aspirante à atriz em Hollywood buscam por pistas e respostas através de Los Angeles, numa jornada cheia de reviravoltas, entre os sonhos e a realidade..

Lanterna Verde - Gustavo ParanhosCidade dos Sonhos é estranho, nos apresenta aos personagens principais, nos dá as dicas para interpretar o que será visto e nos joga na cadeira aguardando o desenrolar da trama. Enquanto a película rola, as hipóteses vão borbulhando em nossa mente, até que tudo vai pelos ares e aquilo em que acreditávamos é jogado no lixo, mudando toda a percepção que tínhamos.
É um bom filme, e tem a cara do renomado David Lynch (que inclusive poderia ter o apelido de Bombril, pois tem 1001 utilidades), que normalmente não só dirige como produz, atua, edita, trabalha no roteiro, trilha sonora, etc. Não encontrei uma só função no mundo do cinema que já não esteja no currículo dele, logo, merece com certeza o nosso respeito. Temos aqui como destaque a dupla de protagonistas: Laura Harring simplesmente maravilhosa e sexy como Rita e a bela Naomi Watts como Betty, desempenhando os papéis de duas mulheres ardentes e ansiosas para desvendar os mistérios nos quais são envolvidas.

David Lynch e suas cenas 
inesquecíveis...
Há uma grande dualidade na força principal do filme, seu mistério. Em sua capacidade de confundir o telespectador, que à princípio seu grande atrativo, foi pra mim também seu pior erro. Sem uma busca na internet fica complicado saber exatamente onde ele quer nos levar. Não acredito que alguém sem formação acadêmica em psicologia consiga entender todas as charadas que são apresentadas, excetuando as pessoas que tem uma mente privilegiada. São pequenas sutilizas que não ficaram tão evidentes para simples mortais com o poder do Anel.
 
Merece estar no Top IMDB? A obra tem um tema pesado, e nos deixa pensando no seu sentido, assim como propositalmente nos deixa perdidos sobre o que aconteceu. Levando em consideração esta perspectiva, mais o fato de eu não ter me sentido a vontade com o filme, acredito que não.
Nota: 7,5 – por Lanterna Verde.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Mulher-Gavião - Daya Ambos“- Existem filmes que mexem com nossa cabeça e nos fazem pensar por dias, procurando uma explicação compreensível para o espetáculo presenciado. E esta é a sensação que me dominou após assistir Cidade dos Sonhos, e confesso que minha mente thanagariana ainda esta dando voltas tentando entender algumas coisas.
A trama é cheia de personagens estranhos, mistérios, alucinações... É um emaranhado de fatos que nos levam de um lado a outro, culminando em um final muito bem elaborado, marcante e que, após algum esforço, faz todo o sentido. Surrealista e complexo, não pode apenas ser assistido e sim apreciado e pensado com muita calma, afinal, a explicação esta ali, só é necessário paciência para encontra-la.
Todas estas duvidas e confusões tornam a estória única, sutil e, porque não, brutal. Apesar do frio na barriga e das muitas interrogações que ficaram no ar, foi uma ótima “viagem”.”
Nota: 7,5 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila“- Filme enigmático que prende nossa atenção do começo ao fim. Assim como as batalhas me proporcionaram mais experiência para vencer o mal, é imprescindível ter uma vivência de filmes para entender essa “kryptonita prateada” escrita e dirigida por David Lynch. Foi ótimo revê-lo depois de obter quase uma década de conhecimentos, pois minha mente conseguiu ficar imersa e atenta durante e após o termino do longa, encaixando e criando minhas próprias teorias dos fatos dessa incrível história.
Se por acaso, não conseguiu vislumbrar nada no filme, não desista. Reveja, leia sobre ele... garanto que não é preciso ter visão de raio-x para decifrá-lo e ver que essa obra é realmente um sonho.”
Nota: 7,7 Super-Homem.

Aquaman - Leo Feck“- David Lynch, além de ser um grande diretor e produtor, também é conhecido por fazer obras algumas vezes surreais e um tanto incompreensíveis. Cidade dos Sonhos é mais um longa-metragem dessa linha, dando a impressão que poderá acontecer qualquer coisa a qualquer momento. É um filme bem interessante que nos mantém focado na trama, mas para entendermos o significado da história, e o que David quer passar, é necessário que prestemos muita atenção nos detalhes desde o princípio. Se algum deles nos passar despercebido, ficaremos “boiando” no final.
Pra mim, o único destaque do elenco é Naomi Watts, que se puxou em algumas cenas. Mesmo com seu brilhantismo e analogias dentro da história, o final poderia ter um desfecho melhor...”
Nota: 7,4 Aquaman.

Batman - Aparício Neto"- Há duas formas de encarar Cidade dos Sonhos: como um fantasioso filme noir, com seus cenários cheios de sombras e divas platinadas contrastando com gangsters malvados e esquisitices, ou como um intrincado e complexo quebra-cabeças, repleto de dicas e truques que precisam ser pacientemente analisados para que o enredo faça um sentido mais real. De qualquer forma, é uma experiência cinematográfica única, provavelmente a imagem mais fiel da mente genialmente doentia de David Lynch.
Não há como ficar impassível perante ao filme, se você gostar criará suas teorias e vai se unir aos outros seguidores dessa que é a obra maior de um diretor que sempre faz questão de ser diferente. Se o Coringa resolvesse filmar uma história, seria como essa aqui."
Nota 8,0 - por Batman.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

16 comentários:

  1. SOU FÃ DESSE FILME
    pronto, disse tudo
    venero lynch bastante, e não posso deixar de destacar cidade dos sonhos e veludo azul como suas obras primas.
    cidade dos sonhos é o tipo de filme que gera discussões infinitas, eu gosto bastante de ouvir a teoria das pessoas sobre ele, eu tenho a minha própria, e a gnt sempre acaba descobrindo novos detalhes ou percebendo outras coisas. são tantos detalhes e informações que Lynch implanta no filme, o cara é realmente um gênio.
    uma curiosidade sobre o filme, parece que foi idealizado para ser um seriado de TV, mas o episódio piloto não foi aceito, então lynch acrescentou algumas coisas, e criou cidade dos sonhos.
    também queria chamar atenção para o estupendo elenco desse filme, escolhido a dedo, e atuou muito bem.
    SILENTIO!!! aqui no hay bandas!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!

    É um filme difícil, ele tem um ritmo por vezes lento (mas em momento algum se torna chato) mas que prende a atenção do inicio ao fim. Esse tipo de filme te deixa com a pulga atrás da orelha, depois que acaba tu ainda pensa muito sobre ele e sua história. Naomi Watts, a rainha dos Remakes, e todo o elenco esta bem e a direção excelente.

    Vale bastante a pena assistir!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Putz, este filme pra mim deveria estar entre os 10 primeiros... é isso que eu fico com estas listas. "The Shawshank redemtion" em 1°, que não é nada mais que um filme bacana... e uma coisa genial destas em 240°...

    Sem contar que tem uma das melhores atuações da Watts.

    ResponderExcluir
  4. Aliás, meu comentário ficou estranho... o que eu queria dizer é que é isso que me deixa puto com estas listas.

    ResponderExcluir
  5. Hm, ok... a palavra foi comida mesmo... enfim, começava com P, e terminava com UTO.

    ResponderExcluir
  6. Hahahahahahah
    Régis ficou tão indignado que se perdeu na digitação! Bom cara, como tu sabe, a listagem do imdb é bem democrática, é a "voz do povo" mesmo, então tem disso...
    O importante mesmo é o filme constar na lista, o ranking é necessário a gente deixar de lado, senão fica louco de raiva. Compartilho isso contigo!

    Ney: realmente, o filme tem um "climão" que é impossível desgrudar os olhos da tela!

    Pedro: pois é, cara, ia ser um seriado sensacional, tu não acha? Se o filme já é ótimo, imagina se ele pudesse desenvolver os conceitos com calma, e quando todo mundo já estivesse desesperado tentando entender, ele faz a reviravolta do final... Ia marcar época na teve, como Twin Peaks marcou.
    De qualquer forma, pela qualidade do filme, fica aquela sensação que de repente, foi melhor assim...

    Galera, muito obrigado sempre pelas visitas, por comentarem aqui! Vocês fazem o blog muito mais divertido! Grande abraço;

    ResponderExcluir
  7. Pra mim é um dos melhores filmes dos últimos anos, quiça, um dos melhores do Lynch.

    Ai vai um top anos 2000, obviamente extremamente pessoal:


    1 – Edukators
    2 – 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
    3 – Encontros e Desencontros
    4 – Amantes
    5 – Nove Rainha
    6 – Na Natureza Selvagem
    7 – Cidade dos Sonhos
    8 – A Garota Ideal
    9 – Onde os Fracos Não Têm Vez
    10 – Gran Torino

    ResponderExcluir
  8. Dr. Soup:

    Obrigado pela visita! Gostei do teu top, claro que é totalmente diferente do meu, mas nota-se que foi bem escolhido e com filmes de imensa qualidade (com exceção do Gran Torino, hahahahhaha)
    O importante é que tu sempre engrandece o nosso blog, cada vez que passa por aqui. Valeu demais a força!
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. bando de nerd...
    filme "bom"? não merece estar entre os 250?
    vão jogar magic e assistir matrix

    "Se algum deles nos passar despercebido, ficaremos “boiando” no final."
    ele diz N vezes no meio do filme o que está acontecendo. Presta atenção.
    E se não entendeu, vá atrás.

    ResponderExcluir
  10. Porra, estamos em 2010 e ainda tem gente achando que nerd é pejorativo, e que é algo destinado ao estereótipo do óculos fundo de garrafa e ausencia de vida social... Tá faltando informação, né meu amigo?
    Bom, os nerds aqui são assumidos, e mostram a cara todos os dias no projeto, ninguém é ANÔNIMO...
    Além disso, produzem material para divertir as pessoas, não ficam entrando no blog dos outros pra ficar "indignados" com o OPINIÃO PESSOAL de alguém. A gente nunca disse que estamos com a verdade do nosso lado, muito pelo contrário, admitimos que somos fãs e as resenhas e comentários são emocionais.
    E eu até concordo contigo, pois a opinião dos meus colegas difere muito da minha, como tu podes ver no texto. Mesmo assim, sei respeitar ela e entender que no mundo, nem tudo é preto, tem o verde, vermelho, o azul, o laranja e o marrom também, pra ficar nas cores aqui do site!

    E sim, se algo for deixado de lado, o espectador pode vir a se confundir no final, todo mundo que viu o filme sabe disso, mas só os "nerds" aqui admitem, né brother? Ninguém aqui não entendeu, e quem precisou, foi atrás. Faça o mesmo, aprenda algo: a comentar com respeito, sem raiva e de forma coerente, que vai ser um prazer pra gente te responder. Afinal, ser educado sim faz parte de ser nerd, não outras coisas.

    Então é isso, meu prezado ANONIMO, cresça e apareça. Obrigado pela visita, grande abraço;

    ResponderExcluir
  11. Faço minhas as palavras do Aparício. Não nos cabe sermos donos da verdade. Somos pessoas diferentes, logo nossas emoções ao assitirmos os filmes são completamente diferentes.
    E que mal existe não entender um filme?
    Eu mesma, jah assisti pelo menos alguns da lsta dos 250 que tive que assistir novamente e procurar informções pra poder entender o que vi...e posso garantir que não caiu nenhum pedaço.
    O enriquecimento pessoal, ou cultural por assim dizer, passa também pelo processo de buscar o que não foi entendido, pra depois, quando formos escrever, sejamos no mínimo justos com a obra que assistimos...

    Abraços caro Anônimo, e olhe o mundo a sua volta...ele é bem maior do que só as pessoas que concordam com a gente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Acho bem nobre a proposta de vocês, de como se mostram dispostos a aprender mas ao mesmo tempo é difícil fugir da crítica (e desculpa ser chato) de que as vezes passa a sensação que - via de regra - o Batman é o único realmente empenhado no sentido da análise em si, de procurar entender alguns pontos técnicos básicos até, como por exemplo a liberdade de um filme onírico (ligado ao mundo dos sonhos) ter o pretexto de se livrar de certas amarras.

    O lance é tentar exorcisar os preconceitos MAIS DO QUE TUDO se desprender de certas verdades que a maioria das pessoas encaram devido à cartilha hollywoodiana de como fazer um filme. O "Lanterna Verde" é um que sinceramente parece-me numa constante má vontade com o que é novo, diferente ou simplesmente incomum aos padrões. Reclama por causa de pouco cenário, reclama por que as respostas não vêm de bandeja e outras coisas que - sem a devida argumentação - soam como puro preconceito.

    Ademais a proposta é sensacional e o empenho de vocês louvável.

    ResponderExcluir
  13. A crítica era justo não entender e já sair escrevendo, sem ir discutir com os colegas

    Não foram todos que fizeram isso

    abs!

    ResponderExcluir
  14. Perfeitos os selos pra este filme o do só o diretor entender e o de criar religião, sou adepto dela, mesmo sem ser muito fã de Lynch venero este filme e acho que merece no mínimo um 9,0 e top 50 imdb fácil.

    ResponderExcluir
  15. Queridos Michael e Anônimo como estão?

    Primeiro eu gostaria de agradecer muito a visita, a participação e os comentários de vocês e, claro, convida-los a continuarem conosco durante todas as etapas deste projeto que nada mais é do que a busca por crescimento cultural, enriquecimento e um maior conhecimento da maravilhosa sétima arte pela qual nutrimos uma apaixonada admiração.

    Concordo plenamente com todos os apontamentos feitos, estamos aqui para crescer, evoluir e para isso é obvio que devemos no mínimo gostar do que estamos nos propondo a fazer e ter a mente aberta para o que nos aparenta ser diferente.

    Porem devo avisa-los que estamos apenas no inicio de nossa longa jornada e certamente estes erros e preconceitos serão superados e abandonados com o amadurecimento cinematográfico que este projeto está nos proporcionando. Claro que para isso precisamos contar sempre com a participação e, de certa forma, ajuda de todos nossos companheiros, seguidores e colaboradores, somente assim seremos seres muito mais evoluídos ao final desta viagem.

    Super Beijos, muito obrigada mesmo pela rica participação de vocês e continuem sempre nos visitando...

    ResponderExcluir
  16. Concordo contigo Pedro, também não sou muito fã de Lynch apesar dele ter obras realmente fascinantes! E esta certamente é uma delas incrível, complexa e que com certeza tem muitos seguidores...

    Quanto as distintivos ficamos muito felizes que tu tenhas gostado esta é mais uma maneira divertida e original que encontramos de dar nossa opinião sobre as obras!

    Super beijos, volte sempre e fique a vontade para comentar sempre que quiser, ok!!!

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!