sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Aperitivo - Ilha do Medo (Shutter Island, 2010) -

Ilha do Medo (Shutter Island, 2010)

" – Escuridão. Claustrofobia. Paranóia. Alucinações. Mistérios. Encare as suas fobias mais íntimas internado junto com a Liga Nerd numa ilha onde tudo remete ao maior medo humano: a total perda da sanidade!

Entrega o que promete: bom ou ruim, tanto faz, esse filme cumpre com a promessa do cartaz.Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Magnum Opus: a fotografia do filme é tão magnifica que parece ser uma obra de arte.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.Sinfonia: trilha sonora completamente memorável.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,4.

2010, EUA - Suspense - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Martin ScorseseTáxi Driver (1976), Os Bons Companheiros (1990), Os Infiltrados (2006).
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Michelle Williams.

Sinopse: o agente federal Teddy Daniels está investigando o desaparecimento de uma assassina que escapou de um hospital psiquiátrico para criminosos insanos e acredita que algo mais está escondido na remota ilha Shutter.

Laterna Verde - Gustavo ParanhosEu tenho o péssimo habito de, ao assistir a um filme, ir tentando descobrir o próximo passo, a próxima cena, ou como será o seu fim. Infelizmente, já consegui acertar muitas vezes, o que deixa o final menos interessante, já que devido a minha mania, se torna previsível. Porém, tem algumas vezes que, por mais que eu tente, isso não acontece. Esse é o caso de Ilha do Medo. O filme age como um furacão que vai transformando a realidade ao seu redor, em segundos nos perdemos e conforme vamos sendo apresentados a novos fatos, tudo se torna mais sufocante.
Isso se deve certamente ao ótimo trabalho do renomado diretor Martin Scorsese, que acerta em todos os quesitos: trilha sonora perfeita, efeitos na medida, ótima montagem e os pequenos detalhes da trama muito bem amarrados. Ele evita a correria e introduz as informações nos momentos certos, mantendo o suspense até que a grande revelação acontece. Muitas charadas e enigmas, que deixam a certeza de que quando assistido pela segunda vez, causará um prazer ainda maior, pois alguns aspectos que à uma primeira vista passam até desapercebidos, se mostram depois reveladores. O elenco foi muito bem escolhido e tem a presença marcante de Leonardo DiCaprio como protagonista.
Os eventos se passam numa Ilha “cadeia” onde o delegado Teddy Daniels (DiCaprio) vai investigar o estranho desaparecimento de uma detenta. Ocorrido sem testemunhas, sem vestígios, nada. E parece que é assim mesmo que os médicos, auxiliares e até os próprios internos desejam que a situação permaneça.
Conforme começam as duvidas, o medo e a tensão vão tomando conta do espectador, e você vai se encolhendo no sofá. Excelente pedida, alem de intelectualmente instigante. Se fosse a Liga que protagonizasse a película, certamente o atormentado Batman seria um ótimo personagem principal...

Merece estar no Top 250? É uma pena que não esteja (no momento em fizemos o congelamento), pois o filme acerta em cheio e assistir a ele é como ir numa festa na casa de horrores com seus piores inimigos. Por mim, iria pro top 250 com certeza.
Nota: 8,5 - por Lanterna Verde.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

Batman - Aparício Neto“- Scorsese é o meu diretor favorito de todos os tempos e é fácil explicar porque vendo um filme como esse: tudo, do roteiro excepcional à trilha sonora maravilhosa, passando por atuações excelentes e uma fotografia impressionante, é sensacional.
Investindo no clima pesado e constante sensação de perigo, o mestre apresenta uma obra prima do suspense, que prende o espectador na cadeira de forma eletrizante. Cada frame guarda uma pista para solucionarmos o desfecho, que é simplesmente genial, e por ser ambiguo recompensa ainda mais toda a experiência. Com certeza, o pai do estilo, Hitchcock, está em algum lugar muito feliz vendo tudo isso. Perto dessa ilha, o Asilo Arkham é um jardim de infância!”
Nota: 9,0 - por Batman.

Mulher-Gavião - Daya Ambos“- Esse é um filme tão excepcional que consegue prender psicologicamente do inicio ao fim e quando acaba é preciso de vários minutos para que tudo se encaixe novamente em nossa mente. Se isso já é incrível, como descrever a atuação perfeita de Di Caprio?
Já faz algum tempo que este magnifico ator vem nos brindando com todo seu talento e competência perante as câmeras, cada vez mais insano e mergulhando de cabeça em cada personagem (digno de no mínimo uma possessão). Quando combinamos toda essa magnitude com a maestria igualmente “perturbada” de Scorsese, o que temos é um suspense que faltam até adjetivos para descrever.
Com um roteiro inquietante e um desfecho simplesmente gratificante, é uma pena que este filme tenha permanecido tão pouco tempo no top 250 do IMDB.”
Nota: 9,0 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila“ - Esse filme de suspense psicológico era um dos mais aguardados de 2010 por mim, não só pelos nomes do elenco e direção, mas pelo estilo da trama aparentemente intelectualizada. Gostei do filme, entretanto confesso que por toda a expectativa que eu havia criado, esperava algo mais excepcional.
Seguido o raciocínio lógico que o longa propõe, parece um tanto previsível o desfecho, da qual você torce para estar errado, numa tentativa quase que desesperada de ainda ser surpreendido. Quando o fim chega e nota que seu esforço foi em vão, resta como único consolo apreciar a obra por outro prisma, como na forma em que são disponibilizadas as pistas (nem sempre “entendíveis”) para o espectador poder fundamentar sua própria teoria da conspiração.”
Nota: 7,9 Super-Homem.
Aquaman - Leo Feck“- Um grande filme de suspense que, de início, mais parece com um longa de terror, enquanto a música envolve o telespectador e o transporta para aquele lugar sombrio e misterioso. A tensão da obra aumenta quando Teddy, o protagonista, descobre que havia muito mais do que o simples desaparecimento de Rachel, uma paciente, e que todos do instituto mental aparentemente estão contra ele.
Assistindo pela primeira vez ao lado de Super-Homem, recordo que o final não foi surpreendente, pois fui instigado a pensar no que estava acontecendo a todo momento e levantei algumas hipóteses sobre o desfecho, que acabou acontecendo. Filme interessante, mas que possui características que lembram o Identidade.”
Nota: 7,7 Aquaman.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

18 comentários:

  1. Eu particularmente não concordo muito, acho que as atuações foram bem medianas, e desfechos como o deste filme tem aos montes.
    Tem clima mas acho que falta conteúdo para estar num top.
    Fora que o Caprio já deu o que tinha que dar.
    Estou na espera que a jornada de vcs se inicie logo.
    Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei...Achei bem legal...Aquilo que ninguém espera é o ápice do filme! Fabi

    ResponderExcluir
  3. É um filme que tem clima e só. Realmente as mortes de judeus retratadas barrocamente são pontos fortes da criação de imagens do Martin Scorsese, e só. A história é previsível, e pra mim, história ainda é a parte fundamental de um filme.

    ResponderExcluir
  4. E aí, pessoal, tudo tranquilo? Em primeiro lugar, muito obrigado pela visita ao blog!
    O melhor da arte em geral é que instiga as pessoas a terem emoções próprias. Como o meu comentário deixou claro, achei o filme ótimo.
    DiCaprio vive talvez o seu melhor ano como ator, como a Ilha do Medo e a Origem vieram comprovar. Que outro ator consegue encabeçar projetos tão especiais como esses, um atrás do outro? Acho exagerado esse comentário do "já deu o que tinha que dar" quando o cara segue entregando ótimas atuações.
    Já não achei a história previsivel, mas na própria equipe tem gente que concorda com vocês nisso. Talvez eu como fã do Scorsese tenha ficado mais ligado nos ótimos detalhes do filme, o que desviou a minha atenção suficientemente para curtir muito o final. Mesmo assim, até acho que tem muito filme que gostaria de conseguir surpreender e amarrar todas as pontas com o seu final, mas pouquissímos conseguem. Pra mim, esse conseguiu, com louvor.
    Valeu demais por visitarem aqui, e é a casa de vocês também! Grande abraço;

    ResponderExcluir
  5. Um dos melhores do ano até agora... Scorsese presta as contas de seu Cinema e ainda entrega um final melancólico, delicado, sutil e sussurra:" Às vezes, mais vale viver (ou morrer) numa mentira do que aceitar a realidade".

    e Cleidson:

    "A história é previsível, e pra mim, história ainda é a parte fundamental de um filme."

    gostei do ainda... mostra que você está disposto a rever seus conceitos... o que provavelmente vai acontecer... porque no cinema, o resto > história...

    ResponderExcluir
  6. Boa noite pessoal, gostaria de parabenizar a iniciativa do blog, mas tambem fazer uma pergunta, são muitos filmes, alguns raros, como voces adquirem eles, voces tem uma coleção particular, conseguem com amigos, locadoras? pois teria interesse em assistir algum deles.

    ResponderExcluir
  7. Antes de responder a pergunta, gostaria de agradecer a visita e o comentário no nosso blog. Pena que não deixou um nome ou um e-mail para entrarmos em contato. Agora no inicio dos trabalhos no blog, ainda conseguimos acompanhar os comentários anônimos, mas com o tempo, acho que será difícil pois o ideal é responder para a pessoa em específico e não responder aqui.
    Sobre a sua pergunta, no grupo todos são fanáticos por cinema e a grande maioria dos filmes já temos a disposição em nossas coleções particulares. Algumas obras mais antigas que não possuimos, encontramos na internet como domínio público. E também tem o garimpo na locadora.
    A certeza é que, se tu procurar, vai encontrar, visto que os filmes do top são populares o suficiente para isso.
    Grande abraço, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  8. A respeito do Caprio, vc nota que é um ator mediano quando vc pensa que outro ator no mesmo papel seria muito mais interessante.
    Nessa ilha, se colocássemos o Wes Bentley ou o Liev Schreiber no papel do Caprio teríamos uma atuação bem mais surpreendente e convincente.
    Não me agrada muito os atores serem escalados pelo retorno financeiro que eles possam dar, isso acaba desprestigiando atores talentosos.
    A sensação que me passa vendo o Caprio atuar é que já assisti esse mesmo personagem em outros filmes dele, fazendo uma comparação mais direta, em Gangues de NY. Mas pegamos outros filmes como o Aviador e Prendam-me se for Capaz, A Ilha e Infiltrados e assim por diante...

    ResponderExcluir
  9. O filme é previsível? sim no início, ele nos arremete para um desfecho anunciado porém, com o andamento da trama ele vai surpreendendo pelo fato de que vc não imagina o que vai acontecer até o final. Aliás, o desfecho não é o principal porque, por mais previsível que seja, não substitui a genial(como sempre) direção do Scorcese. Acredito que o ponto mais forte do filme recai sobre a ótima escolha do elenco.

    ResponderExcluir
  10. E aí, Ferro, tudo tranquilo?
    Li o email em que tu homenageou nosso querido homem do anel, estava sensacional, hahahahaha
    Bom cara, eu não acredito que um filme possa ser previsivel se a gente não rapidamente desvenda como ele vai terminar. Apesar de ser um argumento recorrente sobre esse filme, mais parece que o pessoal se sentou não para assistir, mas para adivinhar o que ia acontecer.
    E tu mesmo disse que ele pode até parecer previsivel, mas não é. Só pro Superman e pro Aquaman, que são muito sagazes e de primeira já descobriram TUDO sobre a trama (ironia, hahahaha);
    Eu curto muito suspense e mistérios, mas como parte de um todo. Por isto, concordo contigo sobre o filme ser excepcional, com um ótimo trabalho do mestre Scorsese.
    O mais legal do blog aqui é termos diversas opiniões, algumas conflituosas, dentro da equipe e de quem nos visita. Comenta sempre o que tu achar, e se quiser saber de algo em específico intima o integrante que ele vai vir aqui falar contigo. Valeu por fazer a jornada conosco, obrigado!

    ResponderExcluir
  11. po Dicaprio ator mediano? o cara tá bem equivocado! E ainda citar Wes Bentley como melhor que o Dicaprio? isso é algo bem estranho, o quê o Wes Bentley fez de bom pro cinema? só uma atuação como coadjuvante em Beleza Americana, e só mesmo, depois não fez nenhum outro grande filme e mto menos grande atuação! Wes Bentley é ator fraquíssimo. Dicaprio é foda, vai ganhar um Oscar em breve e será aplaudido de pé. Se ele não fosse ótimo ator Scorsese não teria escalado ele várias vezes para seus filmes, não tem nada de retorno financeiro escalar o Dicaprio, o cara é bom e ponto!

    ResponderExcluir
  12. Pois é, eu concordo com o Sr. Anônimo que o DiCaprio é um excelente ator.
    Esse fato é demonstrado não só pelas atuações em si, também pelas sábias escolhas de personagens e a busca por trabalhar com diretores que são notadamente muito exigentes.
    Titanic criou um clima ruim sobre o cara, mas poucos conseguem o que ele fez: calar a boca dos detratores com um baita trabalho. Wes Bentley e principalmente, Liev Schreiber, não tem 10% do talento e potencial artístico do DiCaprio.
    Da próxima vez, deixa o teu nome e email pra gente te conhecer melhor, aqui é um lugar democrático e todo mundo pode opinar a vontade, desde que mantendo o respeito. Esse foi o teu caso. Grande abraço;

    ResponderExcluir
  13. adorei esse filme e também adoro o Leonardo DiCaprio e o Scorsese.adorei como voces falam dos filme,e como eu gostam de bons filmes,não sei se voces já falara mas recentemente vi o filme deixe ela entrar é um file exelente quando puderem dividam comigo suas opiniões.obrigado blog ótimo.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rafaela, nos da Liga agradecemos a visita e o elogio do blog. Realmente a idéia é essa, falar de forma diferente e divertida sobre cinema. O "Deixe Ela Entar" é uma das obras que estão no Top, na 204° e estará no ar a partir do dia 4/12. Estamos preparando um material de 1° sobre ele, mas posso adiantar a minha opinião e dizer que também achei o filme excelente, além de surpreendente e instingante, ocupando um lugarzinho entre os 250 com méritos. Espero que continue nos acompanhando e deixando a sua opinião. Caso ainda não faça parte da comunidade do Orkut, não apenas deixamos, mas fazemos questão que você entre! Valeu pela participação.

    Super.

    ResponderExcluir
  15. valeu pela resposta,ouvi falar de um filme chamado o sétimo selo dizem que é meio antigo mas muito bom,sabes alguma coisa de filme?obrigado

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rafaela, que bom que voltou, temos alguns dados sobre a sua questão.
    “O Sétimo Selo” é uma obra de 1957, rodado em preto e branco, escrito e dirigido pelo genial Ingman Bergman, considerado o clássico dos clássicos. Assim como o “Deixe Ela entrar”, “O Sétimo Selo” também é sueco e está entre os 250 do Top, ocupando a 117° posição. A postagem oficial dele com todas as opiniões do grupo só acontecerá em maio do ano que vem, mas posso também dar a minha adiantadinho e dizer que gostei muito. Não é um filme que vai cair no agrado de todos, pois é cheio de simbolismo e deve ser visto basicamente com uma alegoria. Diversos filmes fazem menção a ele (O Último Grande Herói, 500 Dias com Ela, Da Cama para a Fama, Minority Report, Bill e Ted – Dois Loucos no Tempo, e por ai vai...), mostrando toda a sua importância para a sétima arte.
    Assisti a 1° vez por uma indicação de uma amiga que conhecia bem o meu gosto. Como não conheço o teu, não posso garantir que irá gostar, mas se quer conhecer um obra que inúmeras vezes serviu de referência e possui grande relevância para o cinema, “O Sétimo Selo” é indispensável.
    Apriveitando a oportunidade, descobri que os americanos fizeram o remake do "Deixa Ela Entrar", intitulado "Let Me In" com estréia prevista pra esse ano e é basicamente igualzinho ao original, como pode conferir no trailer (http://www.youtube.com/watch?v=nlYSRuWZlhQ). Eta povinho que tem preguiça de assitir filme legendado...

    Grande abraço, espero que tenha ajudado e que continue participando, seja com opiniões ou com perguntas que sempre gostamos de responder.

    Super.

    ResponderExcluir
  17. valeu mais uma vez pela resposta,eu estava sabendo do remake de deixe ela entrar e esto muito curiosa para conferir,mas séra que é tão bom quanto o original?só esperando né.obrigado assim que eu puder vou assistir o sétimo selo.

    ResponderExcluir
  18. O propósito desse filme não é te dar um final surpreendente, até mesmo pq é fácil de descobrir. O diferencial é vc se deliciar com uma história de narrativa tão simples, mas a forma de contar tão genial. Assisti 2x seguidas e delirei em ambas. Tão bom quanto "Cabo do Medo"

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!