quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Top 226 - Patton, Rebelde ou Herói? (Patton, 1970) -

Top 226 - Patton - Rebelde ou Herói? (Patton, 1970)

" - Um general que transformava homens em soldados, poemas em estratégias e guerra em satisfação pessoal, possuindo um único inimigo: sua personalidade. Assim era Patton. Entre no campo de batalhas com a Liga Nerd e conheça esse Dom Quixote moderno…

Chefão: filme definitivo. Nenhuma obra posterior foi o mesmo depois deste.Magnum Opus: a fotografia do filme é tão magnifica que parece ser uma obra de arte.
Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.
Possessão: um artista desse filme perdeu sua vida própria e se tornou o personagem. Performance sensacional.
Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 8,1.

1970, EUA – Drama / Guerra / Biografia - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Elenco: George C. Scott, Karl Malden, Stephen Young, Michael Strong.

Sinopse: a Segunda Guerra Mundial é mostrada pela visão do mais controverso dos generais americanos.

Aquaman - Leo FeckO filme conta a história do controverso Gen. George S. Patton Jr. durante a 2ª Guerra Mundial, adaptado de dois livros (Patton: Ordeal and Triumph e The Soldier’s Story). Sendo muito bem produzido e de grande aceitação do público, o longa levou pra casa 7 Oscars das 10 indicações, incluindo melhor filme, diretor e ator.
Ao conhecer Patton, você irá amá-lo ou odiá-lo; no meu caso, a segunda opção. Para os que o amaram, a paixão pelas batalhas e a eficiência incontestável no comando (lembrando muito o nosso querido Batman) são algumas das características que despertaram esse sentimento. Já os que o odiaram, viram em seus métodos não ortodoxos (lembrando também o nosso querido Homem-Morcego), gafes, ameaças arrogantes aos subordinados, entre outros, motivos que causaram suas desaprovações. Realmente atitudes contraditórias fazem parte da personalidade do protagonista.

"Aquaman, tu não é caveira,
tu é muleque..."
Para interpretar o General casca grossa, foi chamado George C. Scott. Há quem diga que nada é por acaso... Visto que após 3 outros terem recusado o papel de Patton, somente o ator teve a coragem suficiente de aceitar, lhe garantindo o principal filme da sua carreira depois de sua brilhante atuação. Parece que ele continuou sendo o personagem rebelde (ou herói) encontrado na obra, uma vez que se recusou a receber o Oscar de melhor intérprete por não concordar com o caráter competitivo da Academia.
 
Merece estar no TOP 250? Na verdade não gostei do filme. Para mim foi maçante e desinteressante em toda execução do longa-metragem, conseguindo ver somente o lado rebelde e chato do protagonista. No entanto, tenho que ponderar e ser justo, tendo a consciência da sua relevância para o cinema. Patton não venceu a “guerra” da minha conquista pessoal, mas a do mundo cinematográfico, já é outra história...
Nota: 6,0 - Aquaman

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Super-Homem - Leandro Avila"- A primeira vista, pode parecer um filme que retrata a guerra, mas na verdade é a história de um homem que vive e é apaixonado por batalhas. Eu, Super-Homem, entro em confrontos por uma causa maior (como ajudar os mais fracos e proteger inocentes), enquanto Patton lutava por seu próprio deleite. Essa peculiaridade contrária a minha, tirou um pouco da natural satisfação que o longa poderia me proporcionar, por se tratar de um tema que muito me atrai: filmes inspirados em fatos reais. De qualquer forma, é inegável a qualidade que percebemos nessa obra, muito bem produzida e adaptada por Franklin J. Schaffner. Isso nos causa uma dicotomia emocional a respeito do protagonista, beirando sempre o amor e o ódio.
Então fica a pergunta sugerida no sub-título: afinal, Patton é um rebelde ou um herói? Nem uma coisa, nem outra. Patton é, do seu jeito, como qualquer um de nós, um homem de conflitos...”
Nota: 8,0 Super-Homem.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos"- Um homem obcecado por ter seu nome escrito na historia como um grande herói, participando de uma das maiores guerras já vistas no mundo, este é o roteiro perfeito para que o diretor Franklin J. Schaffner criasse um filme de ótima qualidade.
Agora, se juntarmos a excelente atuação de George C. Scott, pronto, temos uma obra de arte, que prende a atenção do inicio ao fim, graças a um protagonista com um carisma quase maternal quando via alguém agonizando e logo após conseguia desferir um ataque canino a outro que na sua opinião estivesse se acovardando.
O filme conta o drama diário da guerra, com suas vitorias e derrotas, sucessos e fracassos. É interessante imaginar que um general na 2ª Guerra Mundial lutasse utilizando os antigos livros de historia para organizar sua estratégia no século XX.“
Nota: 9,0 Lanterna Verde.

Batman - Aparício Neto"- Que filme incrível! Essa é a melhor biografia que já vi na vida, e é perfeita por uma série de motivos: roteiro maravilhoso, obra do mestre Coppola. Cinematografia excepcional, recriando com exatidão os cenários das legendárias batalhas protagonizadas pelo general na 2ª Guerra Mundial. Efeitos especiais e trilha sonora incríveis, atuais ainda hoje, com grande perfeição técnica.
Em sua belíssima montagem, é valorizado o ato primordial do cinema, contar uma história. Para as debilóides audiências de hoje em dia, acostumadas a sempre terem correrias e todas as soluções dadas no seu colo, concorrendo contra a pipoca que desce pelo esôfago, deve ser difícil entender isso. Sorte que o amante real da sétima arte vai saber dar valor a algo tão especial, que parece estar perdido em algum lugar do passado.
Mas Patton trata-se de um personagem com uma história maior que a vida, exigindo assim um intérprete à altura. E é fácil perceber que tudo só funciona graças ao estupendo George C. Scott, pois seu trabalho realmente impressiona. Numa interpretação visceral, emotiva, cativante, carismática e com um magnetismo que domina cada fotograma dessa obra eterna, ele ressuscita o heróico comandante, na melhor atuação de sua carreira.”
Nota: 9,5 - Batman.

Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Sensacional! A historia de um general que é apaixonado pelos campos de batalha e faz de tudo para transformar simples homens em soldados prontos para ganharem a 2ª Guerra Mundial é contada de uma forma que me faltam até as palavras certas para descrever.
Fiquei empolgada e emocionada com este filme, ele é incrível, principalmente ao explorar detalhes da vida de Patton e mostra-los para o espectador através da magnifica atuação de George C. Scott.
Após assistir esta obra pude perceber o quanto era ingênua ao avaliar filmes de guerra, pois agora, após esta experiência, tornei-me muito mais exigente com este tema. Quanto à pergunta “rebelde ou herói” fico com a segunda opção, afinal ele foi um heroi tão grande a ponto de deixar a Mulher-Gavião aqui com muita inveja.”
Nota: 8,0 - Mulher-Gavião.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

11 comentários:

  1. Gostei muito desse filme, assisti várias vezes, talvez por gostar do gênero (guerra). O Filme mostra a história de um grande estrategista .Ele era amado mas ao mesmo tempo odiado pelos seus soldados. Amado, por ser um grande líder e guerreiro e odiado pelo fato de ser muito rígido. Sim, ele tinha suas extravagâncias e esquisitices mesmo assim, eu o admirava pela sua grande capacidade de liderar, e é isso que na minha opinião o filme retrata. Duvido que em algum momento de nossa vida, tanto pessoal quanto profissional, não tenhamos usado alguma estratégia de guerra utilizada por ele.

    ResponderExcluir
  2. Se faltava a prova do retardo mental desse tal de aquaman essa é a que nao deixa mais duvidas. Só nao desisti do blog porque tenho a esperança de ver ele e o lanterna serem expulsos. O batman e o superman sao as unicas opinioes que prestam, a gaviao é muito sentimental pro meu gosto.
    Filme arretado da porra!

    ResponderExcluir
  3. batman deu na cara do aquaman bucha dessa vezhuahahahahaushsuhuuuaaaaa
    cara burro nao entendeu ofilme. nao da nem pra levar a serio um figura desses.

    ResponderExcluir
  4. Caras, esperem ai. Ter uma visão ou entendimento diferentes de um filme da que você tem, não caracteriza ninguém como burro, ou de má vontade com o filme.
    Se vocês vão criticar qualquer um dos comentaristas, apenas porque eles deram uma nota que vocês não gostaram, ou falaram mal de um filme que vocês adoram, então me desculpem, mas vocês não sabem o que é ter opinião.
    Se é para ler textos que pensem o mesmo que vocês, apenas para massagear o próprio ego, então vocês estão no lugar errado.

    ResponderExcluir
  5. Aha para meu, a propria liga toda concordou que é um puta filme e só o bocó do aquaman escreveu bobagem! O que ele nao gostou do filme, se nao fala coisa com coisa? eu sou fa do blog venho todo dia aqui e curto muito ler,as vezes nao concordo mas olha o nivel que é quando o batman ou o super nao curtem o filme e quando é um mane como o aquaman e o lanterna?
    se o cara quer ter blog e escrever o qeu quer tem que fazer direito ou eu nao posso ter opiniao tambem?

    ResponderExcluir
  6. Esse "cinefilo" ja comprovou sua ignorancia e falta de cultura outras vezes. Tanto ele quanto o que se denomina Lanterna Verde sao pessoas sem a minima condiçao de falar sobre cinema.
    Discordo porem sobre as opinioes sobre o resto da equipe. Batman e Gaviao sao as opinioes melhoeres embasadas, sempre pessoais. Ja o Superhomem carrega diversos preconceitos, como o que ele colocou hoje. Francamente dar uma nota para um filme como esse porque discorda das atitudes do protagonista é um tanto quanto vexatorio.
    Ouvi os dois podcasts e o que digo esta la para quem quiser ouvir. Enquanto um nao fala, os outros dois só falam besteiras. Se a equipe esta mudando, vou torcer pra que as pessoas que fiquem resolvam verdadeiramente gostar de arte.
    Sucesso pro blog.

    ResponderExcluir
  7. Não, claro que pode. O que quero dizer é exatamente o mesmo que você colocou agora. Ele não fala coisa com coisa, ou seja, não teve embasamento na hora de criticar o filme.
    Mas a meu ver, foi o mesmo que você fez, ao chamar o cara de burro, usando como justificativa apenas o fato de o cara não ter a mesma opinião sobre o filme que você. Faltou embasamento de tua parte para criticar o homem, em vez de apenas chama-lo de burro. Sacou cara? Concordo com você em relação ao texto do Aquaman, só acho que não precisa ofender o homem, né?

    ResponderExcluir
  8. se ele nao tem embasamento nao devia ficar escrevendo. faz que nem eu e le o blog dos outros que ele ganha mais.
    nao quis ofende o homem, pois os aquaman nao é um homem é um personagem. E se tu concorda comigo e esta defendendo ele deve ser amigo do cara, porque é de indignar esse texto aí!
    Campanha fora aquaman!

    ResponderExcluir
  9. Calma Pessoal, sem stress hehe
    Patton é outro filme que ainda não tive a oportunidade de assistir, mas virou prioridade após ler os comentários, e principalmente a forma como vocês defenderam ele.
    Assim que assistir voltarei aqui para comentar um pouco sobre esse filme.
    quanto ao comentário do Aquaman, eu entendo, vocês não gostaram por achar que ele não foi feliz ao apresentar argumentos, mas também não precisa ser grosso...

    Um grande abraço a todos, e sem stress

    ResponderExcluir
  10. Caramba meu, mas esse blog já está dividindo a galera aew hein ...

    Seguinte:não vou ficar aki tomando parte nessa briga escrota de blogueiro que gosta/detesta daquele ou de outro filme por qualquer motivo comezinho [leia-se "subjetivo"] --> todavia, todo internauta tem seu direito de opinar sobre os filmes daqui, desde que sua convicção tenha consistência, senão vira bagunça não é não, galera ?????????????

    Quanto ao filme em si (que já baixei e tenho num dvd aki em casa), é um dos melhores filmes de guerra q já vi na vida, como cinéfilo veterano que se preza ...

    Enfim, só pra completar o assunto, um tópico da vida real:

    Vcs sabem o q foi o "Massacre de Biscari" de 1943?
    Pergunto pois na net, achei informações sobre este crime de guerra cometido pelos EUA no conflito. O batalhão q participou ativamente do fato estava sob o comando do General George Patton em Biscari - Itália (entre julho e agosto de 1943), em q foram mortos 36 soldados italianos e 42 oficiais alemães durante a Campanha da Itália.

    Não vou ficar julgando ninguém aki, apenas gosto de partilhar com vcs, informações pertinentes sobre meus temas de interesse, certo ??????????

    Vlw e continuem assim, com certeza, este é um blog promissor na blogosfera ... ^^ !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Patton junto do Capitão Nascimento são meus heróis!!!!!

    Achei o filme sensacional e uma das melhores biografias do cinema.

    Minha nota é 9,5

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!