terça-feira, 2 de novembro de 2010

Top 220 - Bonnie e Clyde, Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde, 1967) -

Bonnie e Clyde, Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde, 1967) 

" - Se o amor é capaz de mudar o mundo, imagine o que acontece quando ele é aliado a metralhadoras, perseguições policiais e um jovem (e quente) casal de astros... A Liga Nerd investigou o passado do crime, e se maravilhou pelo caminho!

Superação: mesmo com todas as dificuldades do mundo, o filme ficou ótimo.Entrega o que promete: bom ou ruim, tanto faz, esse filme cumpre com a promessa do cartaz.Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 7,3.

1967 – Policial / Drama / Gangster - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Arthur PennO Milagre de Anne Sullivan (1962), O Trem (1964), O Pequeno Grande Homem (1970).
Elenco: Warren Beatty, Faye Dunaway, Michael J. Pollard, Gene Hackman.

Sinopse: uma visão romântica sobre a carreira da violenta dupla assaltante de bancos, roubando como casal e com sua gangue.

Batman - Aparício NetoO culto à celebridade é tão intrínseco na cultura americana, que há muito tempo deixou de ser algo reservado a quem tem algum mérito artístico ou historicamente importante. São tantos exemplos para citar que acho desnecessário me ater a isso, mas basta ver a fascinação que criaturas como Paris Hilton exercem na mídia daquele país, para ver quão deprimente é esta faceta da terra do Tio Sam. Muito disso é culpa de um quarteto de criminosos de um passado não tão distante: Jesse James, John Dillinger e o casal Bonnie e Clyde.
Em comum, foram extremamente charmosos, carismáticos e morreram de forma violenta. Além de serem moda na sua época, seu legado sobrevive até hoje, graças aos diversos filmes que retratam suas vidas curtas e intensas, sempre com uma visão romântica sobre o crime, emulando a visão da época em qual se baseiam. Dessas adaptações, Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas é de longe o melhor e mais importante já feito. Inovador, original e ultra-violento (para o ano do seu lançamento), é a base para todas as biografias sobre a bandidagem posteriores.

Álbum de Família...
Em uma adaptação livre sobre a vida do mítico casal assaltante de bancos, tornou-se um campeão de bilheteria e é até hoje lembrado em qualquer listagem ou premiação dos melhores do cinema. Uma linda fotografia, roteiro adulto belamente escrito e principalmente, o elenco arrebatador, foram os responsáveis por isso.
Warren Beaty atinge o auge da carreira como Clyde, um criminoso romântico, perturbado e inconsequente, que arrebata o coração da interiorana Bonnie, personagem vivida por Faye Dunaway (a mais linda e sexy das atrizes na década de 60). Essa paixão enche a tela cada vez que eles aparecem, mas o filme ainda tem Gene Hackmann e Estelle Parsons em performances incríveis, perfeitas. Todos receberam indicações ao oscar, entre as 10 que o filme concorreu, vencendo duas.
 
Merece estar no TOP 250 IMDB? Temática e técnicas inovadoras, elenco memorável e influência no cinema até os dias de hoje. Sim, merece estar por tudo o que representa. Antes dos super-heróis, foram os bandidos que ocuparam o inconsciente coletivo, graças a filmes como esse.
Nota: 8,0 - por Batman.


- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Mulher-Gavião - Daya Ambos"- É incrível como o cinema tem o poder de mudar opiniões e jogar por terra toda a moral e bons costumes quando conta uma boa história. Desafio qualquer espectador a assistir este filme sem se emocionar, torcer e ver com outros olhos o casas de assaltantes mais famosos de todos os tempos, Bonnie e Clyde.
Nota-se com clareza que o filme foi muito bem feito em cada um de seus detalhes e as interpretações são encantadoras, principalmente nas trocas de olhares dos protagonistas, que dizem muito mais sobre eles do que as suas constantes discussões. Um romance diferente, envolvente e com um final chocante e brutal que fez com que até mesmo eu, que luto contra os bandidos e foras da lei, ficasse torcendo por um final feliz...”
Nota: 7,5 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila“- Este é um dos primeiros filmes a retratar o lado mais sentimental da vida de um jovem e real casal de criminosos americanos. Gostei dele, e em como qualquer enredo sobre biografias de criminosos, ficou fácil de prever o que iria acontecer com os protagonistas. Em sua época de lançamento, o longa surpreendeu a todos com a boa receptividade do público.
Falando em receptividade, está marcado para este ano o lançamento do seu remake (A História de Bonnie e Clyde) com Hilary Duff e Keven Zegers nos papeis principais, porém duvido que ídolos teens consigam recriar a altura um filme que se tornou um clássico e que deveria ser intocável, ou melhor, “inremakeável”!”
Nota: 6,9 – Super-Homem.

lanternaverde10“- O casal de bandidos mostra o seu carisma desde o inicio. Jovens e charmosos, pessoas comuns, que gostam das mesmas coisas que gostamos. O problema é que não mantiveram a postura moral correta e caíram na vida do crime, se transformando nos assaltantes mais procurados dos EUA em sua época.
A sorte deles é que neste período ainda não existia uma Liga da Justiça, senão, tudo teria sido diferente. A história é interessante, mostrando o romance acontecendo entre um assalto e outro. Tive o privilégio de ver a bela Faye Dunaway em ação, não tinha idéia de que desde jovem a moça era uma atriz tão talentosa.”
Nota: 7,0 – Lanterna Verde.
 
Aquaman - Leo Feck“- Desde pequeno ouvia falar sobre esse longa, principalmente quando via filmes onde era citado alguma coisa sobre ele, e não foram poucos... Mas confesso que vendo Bonnie e Clyde pela primeira vez, não foi tudo aquilo que eu imaginava, talvez por esperar a melhor obra sobre ladrões de banco da história do cinema. Digo isso porque já assisti filmes com abordagem semelhante que me apeteceram mais, alguns até que tiveram esse famoso casal como inspiração. Por favor, não pensem que estou desmerecendo essa “dupla dinâmica”, pois eu gostei.
Mesmo que o final não seja surpreendente, com certeza causou grande impacto. A primeira coisa que veio a minha mente foi que se eu tivesse assistido a Bonnie e Clyde quando pequeno, seria um dos finais mais fortes que teria visto... Certamente o filme nunca deixará de ser um ícone do cinema!”
Nota: 7,3 – Aquaman.


Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

5 comentários:

  1. Embora por demais romanceada, inclusive as cenas de violência soam até poéticas (exceto a última), o filme é excelente. Tudo funciona muito bem, mesmo datado não perde o charme, até em razão do elenco e da mão condutora do recem finado Penn na batuta. Curioso notar que, quando a temática é sobre filme de gangsters, ocorre quase que uma beatificação da figura do bandido. Aliás o papel de vilão sempre é mais interessante e dá maiores espaços para quem os faz.

    ResponderExcluir
  2. leiam easy rider - raging bulls

    ResponderExcluir
  3. Bonnie & Clyde é um bom filme!

    Ele tem muitos méritos, as atuações muito boas de todos, principalmente do Gene Hackman e da Faye Dunaway. Aliás a Bonnie é o termômetro do filme, ela entrou de cabeça na vida do crime com o Clyde num momento de amor a primeira vista e se mete em tiroteios e fugas sem nenhum problema, se o Clyde era perturbado e carismático, a Bonnie era louca de pedra e encantadora. A direção também é destaque, conseguiu tirar o melhor de todos os atores que foram muito bem escolhidos.

    Apesar de todos os méritos, Bonnie e Clyde envelheceu mas não perdeu seu brilho. Vale muito a pena conferir!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Farenheit32: Concordo contigo cara, e em relação à beatificação do vilão, eu acho que se fosse ator, torceria pra fazer papel de vilão sempre que possível, é o que realmente marca. pelo menos eu, sempre lembro primeiro dos vilões.

    anonimo: dei uma pesquisada sobre o livro, e parece ser muito interessante, vou ler assim que possível, valeu pela dica

    Ney: concordo contigo cara, o filme conseguiu não perder o brilho, por isso acho que o remake que está sendo idealizado não será muito valorizado...

    ResponderExcluir
  5. Na boa você tem que procurar saber mais sobre o filme antes de começar a escrever, para passar mais informação para o leitor. Vocês só falaram abobrinhas. Procurem estudar mais cinema.

    1° Tinham que informar que esse filme foi fortemente influenciado pela Nouvelle Vague francesa e por diretores como François Truffaut e Jean-Luc Godard.

    2° O filme foi um marco no cinema americano, foi o precursor da "Nova Hollywood" e criou um novo cinema em Hollywood.

    3° Foi um filme que retratou bem a sociedade americana na época da Grande Depressão.

    Ps: Esse filme não é um romance, ou que fala de vilões ou o bem e o mal. E sim um retrato de uma geração, seres humanos em uma época difícil.

    Um dos filmes mais importântes do cinema merece um tratamento melhor, pelo amor de Deus. Pelomenos leiam sobre o filme antes de defecar em palavras.

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!