sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Top 243 - Monstros S/A (Monsters Inc, 2001) -

Monstros S/A (Monsters Inc, 2001)

" - Monstros são criaturas horríveis, que assustam a nossa infância e habitam nossos piores pesadelos, certo? Errado! Abra o seu guarda-roupa sem medo e descubra nossa opinião sobre essa animação...

Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Entrega o que promete: bom ou ruim, tanto faz, esse filme cumpre com a promessa do cartaz.Hilariante: gás hilariante na sua sala não faria você rir tanto.Pipoca de Ouro: feito somente para ganhar dinheiro, esse filme acabou sendo algo mais.

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,3.

2001, EUA - Animação / Comédia / Aventura - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Pete DocterWinter (1988), O Novo Carro de Mike (2002), Up - Altas Aventuras (2009).
Vozes de: John Goodman, Billy Crystal, Steve Buscemi, James Coburn.

Sinopse: os monstros geram a força elétrica de sua cidade assustando crianças, mas são aterrorizados com a idéia de se contaminarem pelo contato com elas. Então, quando uma menina entra em Monstrópolis, o maior assustador de todos, Sulley, acaba vendo o seu mundo virar de pernas pro ar.

Mulher-Gavião - Daya AmbosJá foi o tempo em que os filmes de animação eram feitos exclusivamente para as crianças. Alias este publico está cada vez mais deixando de ser o alvo deste gênero (e temos vários exemplos de filmes que são infantis só no nome, pois o conteúdo é extremamente cheio de duplos sentidos).
No entanto, alguns filmes ainda conseguem casar muito bem a ideia de agradar pais e filhos, dando-lhes uma boa opção de lazer e oferecendo além de diversão uma estória repleta de emoção. Entre esses, encontra-se um dos meus preferidos, Monstros S/A.
A perfeição nos detalhes, o roteiro muito bem elaborado, os gráficos magníficos e os inúmeros personagens inesquecíveis tornaram o filme, na minha opinião, uma obra prima da animação. Ele revisita nossas referências infantis de forma totalmente inovadora, com um argumento que não se baseia somente nos velhos clichês: inveja das mais belas, madrastas malvadas, anões, princesas e maças envenenadas.

Oh meu Deus, é a Virginia Woolf!!!
E isso é ótimo, afinal todos evoluímos, principalmente as crianças. Não me entendam mal, gosto muito dos clássicos e acho importante incentivar a sua exibição e apreciação, pois são elementos importantes para construirmos a nossa própria identidade. Porém, julgo o ritmo dessas obras um pouco ultrapassado para a criançada moderna do seu planeta.
O filme mantém a atenção durante os seus 92 minutos e faz com que nos apaixonemos por esses seres até então temidos. Gostaria de ter visto ele quando era criança, certamente olharia meu guarda-roupa thanagariano com outros olhos...

Merece estar no TOP 250 IMDB? Com certeza! Um filme que consegue agradar da mesma maneira adultos e crianças e até mesmo as instiga a procurarem monstros em seus armários merece estar entre os 250 melhores de todos os tempos!!!
Nota: 8,5 - Mulher-Gavião.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

Batman - Aparício Neto“A fórmula da Pixar é realmente imbatível, e aqui temos mais uma dose generosa dos elementos que fizeram a nossa alegria em seus trabalhos anteriores: uma excelente estória, técnica impecável, ação frequente, personagens memoráveis e uma overdose de humor. Porém, mesmo seguindo uma linha, a produtora nunca deixa de colocar a originalidade e emoção na frente.
Vislumbrar o mundo infantil dessa forma é o que faz toda a diferença em suas animações, e conquista toda a família. Rever os seus filmes é um prazer que o TOP 250 está me proporcionando, e mesmo com a minha visão atual, mais adulta e menos emocional, ainda continuo me emocionando com o tocante relacionamento do monstro Sully e sua pequenina Boo. Que o Coringa nem imagine isso...”
Nota: 8,5 - Aparício Neto.

Laterna Verde - Gustavo Paranhos“O filme é muito bom. Sempre dou boas risadas ao assisti-lo, é uma ótima experiência. Para mim, este é o marco inicial em filmes de animação bem feitos. Em algumas cenas conseguimos ver os pêlos do protagonista (Sullivan) mexendo ao vento.
Conta com personagens inesquecíveis como a Boo, garotinha que arrebata os corações de monstrões e monstrinhos e o gigante em otimismo Mike Wazowski, ou simplesmente o “zoiudinho da mamãe” para os íntimos. Eles roubam as cenas onde aparecem, principalmente o último, até porque, como eu, ele é da cor mais bonita que existe.”
Nota: 8,5 - Lanterna Verde.

Super-Homem - Leandro Avila“- Outra animação em 3D super-divertida! Recria o mito do monstro do armário numa perspectiva totalmente diferente, tornando os “vilões” em “mocinhos” deixando com inveja até o Cavaleiro das Trevas. Com personagens inesquecíveis e engraçados (Sullivan, Mike, Boo, entre outros), o desenho se tornou popular entre crianças e adultos, solidificando ainda mais o nome da Pixar na indústria do cinema.
Eu, particularmente, gosto tanto dessa linha de comédia da produtora quanto de suas obras mais emotivas. Monstros S/A é um desses filmes que conquistam até mesmo alguém vindo de Krypton.”
Nota: 8,0 - Super-Homem.

Aquaman - Leo Feck“- Entre tantos títulos fantásticos, Monstros S.A. se destacou e transformou-se em um grande clássico da animação. O filme tem uma qualidade altíssima, mostrando uma significativa evolução quando comparado às animações anteriores. Nota-se o evidente trabalho nos detalhes técnicos, trazendo realismo nas feições e emoções dos personagens (principalmente da menininha Boo).
Outro aspecto que chama atenção é a história, que me fez voltar à infância por abordar o antigo mito do monstro que assustava a maioria das criancinhas. O grandão e peludo Sully, ao lado de seu amigo verde e caolho Mike Wazowski, formam uma “dupla dinâmica” (de monstros) muito divertida e engraçada...
E os “erros de gravação” nos créditos finais? É outro motivo que faz o filme ser obrigatório. Nenhuma criança vai temer novamente o bicho-papão...”
Nota: 8,5 Aquaman.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

6 comentários:

  1. Excelente animação!

    Esse ja vi e revi e revi e revi...

    Mike Wazowski e Boo roubam a cena, protagonizando cenas hilárias e cativantes. Diversão garantida para adultos e crianças!

    Abraços
    Ney

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM!!
    sou fanzão de monstros S.A.
    já vi inúmeras vezes( a primeira, tinha 10 anos se não me engano, no cinema).
    o filme é incrivel, o roteiro é ótimo, mas o principal, são os personagens. Sully, boo, mike( ri muito relembrando o zoiudinho da mamãe) e outros menos importantes mais igualmente engraçados como a recepcionista e o cara das meias hahahaha.
    a pixar sempre inova, e possui filmes que agradam todas as idades...

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito desse filme. Infelizmente ele fica meio ofuscado em meio a outros grandes filmes do estúdio, mas é um dos melhores, sem dúvidas.

    A inversão de valores que o filme passa, invertendo o papel dos monstros, tornando-os humanos, ao passo que os humanos tornam-se meros monstros - que é o que eles são mesmo, convenhamos - é não menos que genial.
    Inteligente, originial e divertido.

    www.omundodoscinefilos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, como estão todos? Vocês não imaginam o prazer que é, para nós, ler os comentários de vocês... É muito importante, obrigada pela participação!!

    Bom, Ney sou meio suspeita para falar, mas realmente Monstros SA é uma animação maravilhosa, também já perdi as contas de quantas vezes já revi esta obra e sempre me divirto como se fosse a primeira vez. Certamente o fato que tu colocaste dele agradar os adultos e as crianças aumenta ainda mais sua qualidade e importância!


    Pedro, eu também sou muito fã deles. Concordo plenamente contigo em relação aos personagens, é algo que sempre falo quando converso sobre este filme. É incrível a forma com que todos os personagens são mostrados, desde o que aparece em apenas uma cena até os principais, todos são engraçados e de certa forma importantes para a trama. Aquela recepcionista é impagável mesmo, né e coitado do cara das meias... Realmente demais!!


    Pois é, Dr. Soup as animações são um gênero que vem crescendo muito e com todo esse crescimento aumenta a quantidade de produções feitas, umas são maravilhosas outras nem tanto. O problema é que, às vezes, as pessoas não sabem como administrar tantas produções novas chegando o tempo todo e acabam não dando o devido valor a cada uma delas. Mas, na minha opinião, não chega a ser um ofuscamento, são tantas novidades chegando e cada vez com mais qualidade e recursos que é praticamente impossível não tapar um pouco o sol dos mais “antigos”. Também acho o Monstros uma das melhores e a forma como eles humanizam os monstros é realmente incrível.

    “Inteligente, original e divertido.” Tu disse tudo, Dr.

    Super Beijos a todos e participem sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. revi uns trechos por esses dias e acho que a Pixar tinha uma premissa espetacular nas mãos mas que não acertou em cheio na execução... parecia ainda estar amadurencedo...

    sinto falta de momentos 'catárticos' como "This is not falling, this is flying with style" do TS1, "Define dance" do Wall-E entre outros... sem contar algumas piadinha repetitivas e over-explicadas... mas tudo isso é implicância... o filme é beeeeeeem legal e eu to sendo pentelho... :-P

    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Bernardo:

    Verdade, cara, esse filme é do lado "divertido" da Pixar, que prima mais pela correria e humor mesmo. Não tem a genialidade dos outros, de forma alguma.
    Valeu pela visita!!!

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!