quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Top 205 - O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon, 2007) -

O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon, 2007) 
"- Quando o corpo funciona como uma prisão e um olho é a única parte capaz de estabelecer comunicação com o mundo exterior, só um verdadeiro super-herói seria capaz de superar essa situação e transforma-la em uma lição de vida. Por sorte, Jean-Do era um membro honorário da Liga e você vai conhecê-lo agora!"

Magnum Opus: a fotografia do filme é tão magnifica que parece ser uma obra de arte.Superação: mesmo com todas as dificuldades do mundo, o filme ficou ótimo.Brutal: ponha um pano embaixo da tela, porque vai rolar sangue, e você vai precisar...Cebola: a única forma de disfarçar o choro vendo o filme é indo para a chuva...

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,3.

2007, França - Drama / Biografia - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Julian Schnabel Basquiat - Traços de Uma Vida (1996), Antes do Anoitecer (2000), Jean-Michel Basquiat: The Radiant Child (2010).
Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny.

Sinopse: A história real de editor da Elle, Jean-Dominique Bauby, que sofre um derrame e tem que viver num corpo em que somente seu olho não está completamente paralizado.

Ajax - Pedro PetribuJean-Do sofre um derrame, e ao acordar, encontra-se vítima de uma rara síndrome, que o deixa paralisado, sendo apenas capaz de respirar e mover o olho esquerdo. O filme é baseado em um livro homônimo lançado em 1997, e escrito por Jean-Dominic Bauby, o editor da venerada revista francesa Elle. O incrível é que foi escrito depois de ele ficar assim!
Divinamente interpretado pelo talentoso Mathieu Amalric, o protagonista está trancado como em um “escafandro”, com um corpo servindo de mero casulo para sua consciência. Com o passar do filme, ele sofre uma metamorfose perante o espectador. É bastante interessante a direção de Julian Schnabel, pois ele faz conosco o que aconteceu com o Jean real: nenhuma mobilidade no início, até o momento em que ele passa a se aceitar melhor e a borboleta rompe o casulo, dando a câmera uma liberdade, onde passamos a observar os acontecimentos de fora. Esse recurso foi muito bem empregado, possibilitando que nos coloquemos no lugar do personagem com muito mais facilidade, além de criar uma sensação de interatividade com o longa.

O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon, 2007)
"- Morra de inveja, Stephen Hawking!"
A fotografia é incrível, além também da trilha sonora, com músicas muito bem escolhidas e tocadas nos momentos certos. Tudo foi extremamente ponderado a fim de criar uma experiência sinestésica inesquecível. Mas o mais importante é a mensagem, que é magnífica, pois O Escafandro e a Borboleta prova que as pessoas estão sujeitas a diversos tipos de acontecimentos na vida, mas que se deve seguir em frente e lutar, pois enquanto existe alguém acreditando na gente, a vida vale a pena. Agora, quando esse alguém somos nós mesmos, a chance de dar a volta por cima é muito maior.
 
Merece estar no TOP 250 IMDB? Sim, a obra é de uma qualidade impressionante. Roteiro, direção, elenco, trilha sonora e fotografia impecáveis. Além de ser um ótimo representante do atual cinema francês.

Nota: 8,5 - Ajax.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

Batman - Aparício Neto"- Alguns poucos filmes conseguem ser bem mais do que apenas momentos de diversão, entretenimento. Eles ocasionam uma mudança na vida do expectador, que nunca mais consegue ser o mesmo. E entre esses, menos ainda são os que fazem isso de uma maneira tão linda e singela, que o tempo todo vem à mente a expressão obra de arte...
Ver O Escafandro e a Borboleta é uma experiência única, tocante e emocionante, que te arrasa por dentro, mas te faz querer cada vez mais aproveitar a vida, independente dos problemas e dificuldades que ela te apresenta. E saber que o filme é fielmente baseado numa história real, transforma de vez nossa concepção sobre o que é realizar de verdade o seu trabalho na Terra. Difícil não embargar a minha voz mental enquanto penso nisso, principalmente pelo fato que normalmente falo mais dos quesitos técnicos e diretores que aprendo a respeitar. Porém, dessa vez, gostaria apenas de exaltar que o filme é excelente e obrigatório, acima de qualquer outra coisa.
Assista, mas preparado para mudar, porque a imagem do espelho amanhã poderá até ser conhecida. Já o seu olhar...”
Nota: 8,5 - Batman.

Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Belíssimo e emocionante, esses são os melhores adjetivos que consegui encontrar para esta obra. É difícil ver a fragilidade humana ser tratada de uma forma tão intensa e claustrofóbica. Claro que a maneira com que nos é apresentado o drama vivido pelo personagem nas cenas iniciais do longa aumenta ainda mais esta sensação de impotência e imobilidade, fazendo com que, de certa forma, nos sintamos um pouco na pele daquele pobre e moribundo homem.
Outro fator que pode exacerbar bastante a opinião dos espectadores é o fato de se tratar de algo verídico, e nesses casos fica muito mais intensa a emoção com o sofrimento, a dificuldade e a superação apresentados. Apesar de muito bem feito e das inúmeras qualidades que deixei de citar aqui, este continua sendo um filme de doença, assim como tantos outros, e certamente fará você chorar.
Mas não se apegue apenas as lagrimas e a bela e triste historia, há muito mais nas entrelinhas que não pode passar despercebido, sem que façamos ao menos uma rápida reflexão.”
Nota: 8,5 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila"- Eu estava preocupado se assistiria a um filme basicamente triste e deprimente, mas fui agradavelmente surpreendido com a forma delicada que é apresentada a tragédia. As cenas iniciais são impressionantes, mostrando bem a sensações de claustrofobia e impotência vivenciadas pelo personagem principal após o seu fatídico acidente.
Os desempenhos são excelentes, mas as verdadeiras estrelas aqui são o escritor e o diretor que conseguiram nos levar de forma tão realista e convincente ao mundo de Jean-Do, na sua tentativa reconstruir a sua vida e em até alguns lampejos de humor.
Como a história é baseada em um fato real, temos que ter em mente que os finais em casos como estes, nem sempre serão da maneira que desejamos...”
Nota: 7,8 – Super-Homem.

Assista também:
© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.


7 comentários:

  1. A sinopse acima relata o filme de uma forma tão real, nos remetendo a história, aos sentimentos e a dor do personagem. Parabéns pela forma como os fatos foram registrados!!
    Uma boa dica para quem gosta do cinema Francês.
    Ana Alice

    ResponderExcluir
  2. "...enquanto existe alguém acreditando na gente, a vida vale a pena. Agora, quando esse alguém somos nós mesmos, a chance de dar a volta por cima é muito maior."
    Se o filme for tão lindo como essa frase, quero assistir ele ontem.
    Parabéns pelas belas palavras.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com os comentários do Ajax. Sou fã do cinema francês e a obra "le scaphandre et le papillon" é de uma sensibilidade e qualidade que impressionam. Gostei muito deste blog, da forma em que os comentários são elaborados e ficarei acompanhando as boas dicas de cinema!
    Catarina.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a forma como vocês 4 descreveram o filme, todo o aspecto sentimental, sem deixar a história e a parte técnica de fora...
    irei assistir SEM FALTA...
    Parabéns pelo blog pessoal, de verdade, vou acompanhar

    ResponderExcluir
  5. Este juntamente com Sangue Negro e Rain Man está entre os ótimos filmes que por força da ocasião acabei assistindo dublados.

    Mas agora que o projeto tá de volta o lance de assistir em 500 dias tá de pé ainda?Pq dai vcs terão que fazer 1 filme por dia algumas vezes.

    ResponderExcluir
  6. Prezados Visitantes:

    Muito obrigado por estarem aqui! Nessa fase difícil que o blog infelizmente está passando, com muitas coisas para consertar devido as modificações, a visita e o apoio de vocês está sendo o diferencial entre desistirmos e seguirmos fortes em frente. Então, muito obrigado pela fidelidade!

    Pedro: pena que assistisse dublado, meu velho, isso na minha opinião tira boa parte do prazer em conferir um filme. Te dá a chance de revê-lo na sua língua original, que tudo vai ficar melhor ainda.

    Quanto ao prazo: desde o início, falamos que vamos ASSISTIR aos filmes em 500 dias. Se fosse possível, PUBLICARIAMOS eles também nesse período. Infelizmente, não foi.

    Coisas assim acontecem quando tu respeita de verdade o leitor do teu veículo, quer que ele tenha acesso a um material de qualidade, feito com o coração, divertido, informativo e opinativo. Isso significa ter que mudar os planos eventualmente.

    Logo, por te querer sempre conosco, o blog vai durar mais tempo do que o originalmente previsto. A vantagem disso? Uma reformulação que vai significar muito mais material e diversão para os nossos visitantes. Conto sempre contigo aqui, opinando, elogiando e criticando.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Em um blog com varios editores (como o que eu participo) é normal acontecerem mudanças. Boa sorte nessa reformulação.

    Quanto ao filme, ainda não tive a oportunidade de ver, mas vo procurar pra baixar...

    Abraço
    http://omundodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!