sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Top 236 - Anatomia de um Crime (Anatomy of Murder, 1959) -

Anatomia de um Crime (Anatomy of Murder, 1959)

" Um dos mais aclamados e emocionantes suspenses de tribunal da história do cinema é sobre um misterioso homicídio, que ocorre em condições suspeitas. Aqui, ele foi analisado sob o atento olhar da Liga Nerd. Não cometa o crime de perder...

Enchendo Linguiça: para cumprir horário, o filme tem uma série de acontecimentos desnecessários.Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.

Nota IMDB: 8,1.Nossa Nota: 7,1.

1959, EUA - Drama / Comédia / Tribunal - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Otto PremingerO Homem do Braço de Ouro (1955), Exodus (1960), A Primeira Vitória (1965).
Elenco: James Stewart, Lee Remick, Ben Gazzara, George C. Scott.

Sinopse: num julgamento de assassinato, o réu alega ter sofrido insanidade temporária após a vítima ter estuprado sua esposa. Qual será a verdade, e quem irá vencer esse caso?

Super-Homem - Leandro AvilaEste filme tem como ponto de partida o roteiro muito bem adaptado do 1° romance de mesmo título do autor John D. Volker, que foi por muito tempo juiz e utilizou-se de um caso verdadeiro para escrever sua obra. Os nomes dos envolvidos e alguns fatos foram modificados para maior liberdade de criação, assim como também a denominação de alguns lugares, apesar das filmagens terem sido feitas na mesma área dos acontecimentos originais.
O que mais me fascinou e torna Anatomia de um Crime uma obra impar é o grande diferencial para qualquer outro filme sobre tribunal ao nos remeter à mesma visão do advogado de defesa, sem mostrar os verdadeiros motivos do delito ou do assassinato em si. As questões levantadas na história continuam atuais, nos envolvendo num dilema moral indefinido até hoje, difíceis de serem determinadas até por um “Super-Homem”. Nada no caso criminal é evidentemente claro, ninguém é absolutamente bom ou mau e é justamente isso que me manteve inquietamente preso até o fim da trama do filme: suas múltiplas possibilidades de interpretação.
Falar sobre o longa-metragem e não destacar as atuações seria quase um crime. O saudoso James Stewart (nosso velho conhecido de Núpcias de um Escândalo) novamente dá um espetáculo em sua performance como o advogado de defesa, atuando de forma muito natural e espontânea. O restante do elenco também está muito bem na composição de seus personagens peculiares, dando a qualidade ideal à obra adaptada. Um outro destaque relevante é a atuação Joseph Welch como o carismático juiz Weaver. Welch foi convidado a participar das filmagens por ter sido um advogado renomado e experiente na vida real, conseguindo assim dar veracidade em seu papel.
 
Merece estar no TOP 250 IMDB? Claro que sim. Possuindo uma temática que é do meu gosto pessoal (histórias inspiradas em fatos reais), o filme nos dá uma visão extremamente real do que deve ser um julgamento sem ser monótono. Além disso, é divertido e possibilita inúmeras reflexões e discussões sobre o assunto. Com mais de 50 anos, Anatomia de um Crime continua sendo uma obra única, merecedora de permanecer entre os filmes inesquecíveis. Se ainda tem dúvidas, vá pessoalmente conferir. Eu iria voando!
Nota: 8,1 – por Super-Homem.

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...

 
Aquaman - Leo Feck“- Pra mim, o filme foi melhor do que eu imaginava. Uma das coisas que me chamou atenção foi a trama envolvente. Assim como o nosso protagonista, acompanhamos o caso sem saber o que é verdade e o que é mentira em toda a história. Também me agradou as boas tiradas de humor, a riqueza nos detalhes dos diálogos e a qualidade das atuações do elenco. Destacam-se as cenas longas e sem cortes que valorizam ainda mais a performance dos atores.
O filme tinha tudo para ter um desfecho brilhante, mas o final me decepcionou, evitando ganhar uma nota maior diante da expectativa que acaba causando. Ressalto ainda a beleza natural das atrizes Lee Remick e Kathryn Grant, duas sereias fora do mar...”
Nota: 7,5 Aquaman.
  
Batman - Aparício Neto“É fácil entender o que este filme está fazendo no Top 250. Com um caráter extremamente ambiguo e humor irreverente enquanto conta uma história que normalmente seria levada de forma séria e sisuda, temos aqui uma obra inovadora por evitar a fórmula e enfrentar os padrões morais de sua época.
James Stewart está perfeito como o advogado sem ética, que vai fazer tudo para defender seu cliente, independente do que acredita. Não há preocupação com o bem e o mal na obra, algo que me atrai muito. Porém, a duração excessiva do longa, diálogos muito prolixos e falta de um epílogo interessante acabam transformando o que poderia ser um filme extraordinário em algo mais parecido a um estudo de caso. Obrigatório para estudantes de direito, boa diversão para todos os cinéfilos, e é só.”
Nota: 6,0 - por Batman.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos“- Gostei de assistir Anatomia de um Crime, por que ele é bem feito e tem uma trama inteligente. Temos aqui um ótimo protagonista, bem irônico e sarcástico, tentando de todas as maneiras desvendar a verdade, sempre com sacadas que geram boas risadas. O mundo jurídico é fascinante, pois mesmo desconhecido do grande publico tem uma vasta capacidade de abordar temas que mexem com a nossa visão de certo e errado, mostrando que muitas vezes não necessariamente a ética acompanha a lei moral.
Como defensor dos fracos e oprimidos muitas vezes necessito lidar com essas situações e fazer o meu próprio julgamento, antes de usar o meu anel. Mas voltando ao filme, lamento somente o fato dele ter quase 3 horas de duração, o tornando cansativo em alguns momentos, e prejudicando o andamento da historia. Cada vez mais assisto a filmes ”antigos” com a cabeça tranqüila, pois tenho gostado do que vejo.”
Nota: 7,0 Lanterna Verde.

Mulher-Gavião - Daya Ambos“- Para pessoas normais (ou até mesmo para nós super-heróis) o filme é um pouco desgastante, o que é uma pena, pois no inicio tinha todos os elementos necessários para ser tornar outro queridinho em preto e branco desta que vos escreve.
Ele começa muito bem com um misto perfeito de comedia, suspense e drama, mas ao longo de sua duração decide seguir um rumo que não me agradou muito. Entra em uma sucessão de acontecimentos e diálogos que, apesar de continuarem tornando o filme engraçado (graças à ótima interpretação de James Stewart como o falido advogado Paul Biegler), o deixa bem menos interessante. As falas durante o julgamento são extremamente longas e nos fazem sentir como se estivéssemos realmente num júri, o que seria um ponto positivo se ao final o filme oferecesse uma boa recompensa, o que em minha opinião não ocorreu.
O filme é bom e acho que merece ser visto por todos, mas ele poderia ter sido muito melhor comparando com os outros filmes da mesma época.”
Nota: 7,0 - Mulher-Gavião.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. Puta, mais um pra minha lista, que não para de crescer. Eu AMO filme de tribunal. Simplesmente amo. Até os mais fraquinhos, tipo aquele que a Jodie Foster é estuprada. Tem tribunal, advogado mal carater, e manipulação do juri, to dentro.

    ResponderExcluir
  2. Eea Pedro, tudo beleza?

    Olha realmente se tu gostas de filme de tribunal este aqui tu vai amar. Eles prenderam bastante nesta parte e colocaram uma riqueza de detalhes que fazem com que tu te sintas numa verdadeira audiência. Perfeito neste aspecto. A única coisa que não me agradou muito foi o fato de o filme não ter um ápice algo mais intenso, sabe!!

    Mas é mesmo um ótimo filme coloca na lista e assiste o quanto antes.

    Super beijos e valeu a visita!!

    ResponderExcluir
  3. Opa Daya, acho que você confundiu o Régis cmg hehehe, mas n tem problema nenhum.
    tbm ainda n assisti anatomia de um crime, mas o farei assim que possível, adoro filmes de tribunais, e sou fã do James Stewart, então esse filme definitivamente é pra mim :)

    ResponderExcluir
  4. Bah me desculpa mesmo troquei e até agora não entendi o por que!! É a idade chegando, hehehe.

    Me desculpa Regis, foi mal mesmo. A resposta é pra ti, mas serve também para todos que curtem um bom filme de tribunal.

    Obrigada Pedro por me avisar e mais uma vez me desculpem.

    Beijos (envergonhados pela falta de atenção) e continuem participando sempre, prometo não trocar mais nenhum nome, hehhe!!

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!