quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Top 212 - Sobre Meninos e Lobos (Mystic River, 2003) -

 Sobre Meninos e Lobos (Mystic River, 2003)
" - Muitas  coisas  terríveis  acontecem  em  volta  do  Rio  Mystic, e  a maioria é mantida como parte de um passado distante. Porém, ele sempre volta para assombrar os que ignoram as suas lições... A Liga Nerd te leva a um passeio na companhia de três meninos que vislumbraram os lobos que habitam dentro de todos nós...

Brutal: ponha um pano embaixo da tela, porque vai rolar sangue, e você vai precisar...Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.Possessão: um artista desse filme perdeu sua vida própria e se tornou o personagem. Performance sensacional.Supremacia Técnica: esse filme é tecnicamente impressionante.Cebola: a única forma de disfarçar o choro vendo o filme é indo para a chuva...

Nota IMDB: 8,0.Nossa Nota: 8,6.

2003, EUA - Suspense / Drama / Policial - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Clint EastwoodCartas de Iwo Jima (2006), A Troca (2008), Invictus (2009).
Elenco: Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laurence Fishburne.

Sinopse: após uma tragédia na infância que destruiu as suas vidas, três homens se reencontram quando um deles perde a sua filha.

Flash - Régis BowersoxExiste uma seleta lista de diretores os quais idolatro, e sempre que algum filme do mesmo é lançado me sinto compelido, ou melhor, obrigado a assistir. Clint Eastwood é sem dúvida um dos diretores que tem esse poder sobre minhas escolhas. Qualquer outro título é preterido em função de algum de seus filmes. E exatamente por este motivo, sempre espero ser arrebatado ao sair de uma incursão pelo seu pequeno e brilhante universo. E mais uma vez, o cara não me decepcionou.
Baseado no livro de Dennis Lehane, o roteiro gira em torno de três amigos, que devido a um acontecimento traumático na infância, acabam se separando e levando vidas á parte um do outro, até que 25 anos após aquele fatídico dia, outro acontecimento ainda mais devastador, os obrigará a se reunir novamente. É um tipo de história atípica, que entramos já sabendo que o processo de atravessá-la será doloroso, e a jornada de cada personagem não será menos do que tortuoso. Jornada esta que se torna ainda mais devastadora, devido ao estupendo trabalho do elenco. Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon estão excepcionais, e cada olhar, cada gesto, cada choro contido, vem carregado de uma torrente de emoções que pega o espectador em cheio, e o deixa arrasado.

Sobre Meninos e Lobos (Mystic River, 2003)
Seja bem-vindo, The Flash!!!
O que Eastwood faz em Sobre Meninos e Lobos é aquele cinema robusto, maduro, adulto, livre de soluções fáceis, que não demanda simpatia do espectador, apenas pede a compreensão de que aqueles personagens não são mocinhos ou bandidos, são apenas pessoas. Humanas, erradas, calejadas, reais. Pessoas que tiveram suas vidas destroçadas por fatalidades, e que tentam sobreviver com o peso dos erros que cometeram. É um filme de rara beleza, poético, fatalista e ao mesmo tempo centrado.
Mas acima de tudo, Sobre Meninos e Lobos é a certeira resposta de um diretor para o cada dia mais genérico e estéril cinema americano, que de uns tempos pra cá é apenas uma cópia mal feita, de obras realmente geniais, como esta.
 
Merece estar no TOP 250 IMDB? Não é meu filme favorito do diretor, mas é indiscutivelmente um filme merecedor de sua colocação no top, devido ao grande elenco, ao final surpreendente e principalmente, pela possibilidade de ver um dos melhores diretores da atualidade, imprimindo seu talento em cada cena.
Nota: 8,0 - Flash.

 

- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Batman - Aparício Neto"- Me consideram um herói amargurado por eu admitir sempre que acho o mundo um lugar terrivelmente injusto, habitado por pessoas que são capazes das maldades mais extremas para saciar suas necessidades doentias. E elas vivem mescladas com as pessoas normais. É sobre isso que trata Mystic River, e que o desnecessário nome nacional faz questão de mastigar para o espectador.
Lindamente filmado, técnicamente soberbo, rivaliza com Os Imperdoáveis como melhor filme do Clint Eastwood diretor. Revoltante na sua premissa, temos aqui uma obra realista e desafiadora, que faz a gente enfrentar nossa visão de mundo e rever alguns preconceitos, de forma totalmente emocionante e devastadora emocionalmente.
Mas nada, nada mesmo, pode ser dito sobre as atuações do elenco que faça jus ao trabalho realizado. Sensacional, algo que só pode ser aferido assistindo ao longa. Perfeito mesmo, principalmente a dupla Sean Penn e Tim Robbins. Para quem questionou meus comentários em Crash, aqui está o exemplo da diferença entre armadilhas emocionais e arte expressada de forma sincera e honesta.
Gotham tem seu protetor, mas e o seu bairro?”
Nota: 9,0 - Batman.

Mulher-Gavião - Daya Ambos"- O que resultaria a soma de um grande elenco junto com um texto excepcional e uma direção impecável? Com certeza o resultado seria um filme como este. Simples e perturbador. Capaz de nos fazer mudar de opinião inúmeras vezes sobre quem é culpado ou inocente e ainda assim nos surpreender com um final arrasador.
O mais magnifico aqui é a veracidade dos personagens, aqui não conseguimos distinguir os bons nem os malvados, afinal são todos pessoas comuns, seres humanos com suas fraquezas, imperfeiçoes, julgamentos e culpas.
Esta obra já seria perfeita se fosse somente chamada para refletirmos sobre nossa realidade e repensarmos algumas atitudes da nossa sociedade, mas Eastwood não fica somente neste simbolismo: o filme é realmente muito mais e somente quem o assistir poderá entender toda essa minha admiração.”
Nota: 9,0 - Mulher-Gavião.

Super-Homem - Leandro Avila"- Acredito que o grande nome do longa-metragem é o do senhor Clint Eastwood. Não que ele seja um excepcional diretor, mas porque ele tem cacife e experiência para escolher as melhores peças para produzir um filme. Ele pegou um renomado best-seller, contratou Brian Helgeland para adaptá-lo (o mesmo que adaptou, por exemplo, Los Angeles, Cidade Proibida e O Troco), juntou um seleto grupo de astros consagrados para ser os protagonistas e pronto, está feito uma grande obra!
Apesar dessa receita básica do eterno Dirty Harry dar sempre bons frutos, no Sobre Meninos e Lobos deu mais do que certo. Num ritmo constante, mas numa trama que progressivamente nos envolve, o filme explora os traumas, as fraquezas e os valores de seus personagens e nos leva a uma jornada muito além do esperado.
Pensando bem, acho que o grande nome realmente do filme é de Dennis Lehane, o cara que escreveu o livro!”
Nota: 8,5 – Super-Homem.

Lanterna Verde - Gustavo Paranhos"- Brutal. Forte. Pesado. Acredito que estas palavras definem esta ótima obra. O diretor Clint Eastwood conseguiu criar um clima que funciona muito bem, deixando uma forte tensão até os últimos instantes. Tenho que deixar aqui registrado minha ignorância em relação a este diretor, gostava dos filmes onde ele atuava e não tinha opinião formada em relação a essa sua outra capacidade. Porém, os dois últimos filmes que eu assisti dele, me fizeram revisar este pensamento e colocar um “sabe o que faz!” como distintivo pessoal em relação a seu trabalho.
A cena inicial do filme, onde o garotinho é levado de carro, é muito, muito forte, pois mostra toda a fragilidade e maldade do ser humano, capaz de fazer as coisas mais horríveis com seus iguais.
Por fim, ele é pesado por mostrar como, se colocados em circunstancias ideais podemos barbarizar as pessoas próximas, e a quem, momentos antes, tentávamos agradar. Assista com a certeza de ser plenamente satisfeito, a galera da Tropa adorou e este filme foi um dos mais assistidos no universo esta semana.”
Nota: 8,5 – Lanterna Verde.
Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. Baita Filme!

    Na época de seu lançamento eu ainda trabalhava em locadora e os clientes eram sempre unânimes: MARAVILHOSO, EXCELENTE, INTELIGENTE, FORTE PORÉM REALISTA, etc...

    E diante disso, me obriguei a assistir. Sou mais um a elogiar, rsrsrs.

    Interpretações brilhantes, história excelente apesar de seu conteúdo pesado. Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon estão perfeitos e a direção muito competente fazem de Sobre Meninos e Lobos um baita filme de suspense com drama.

    E devo escrever, é o melhor "assista também" até agora. 3 ótimos filmes, todos se puderem vejam...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Até agora o melhor do top 250 na minha opinião, sem dúvida entra num top 20 de todos os filmes que já vi, Clint é realmente genial, pra ganhar desse só Os Imperdoáveis.

    ResponderExcluir
  3. É um grande drama, com ótimos personagens e atuações.

    Foi um dos melhores filmes que Clint Eastwood já dirigiu.

    ResponderExcluir
  4. Sobre Meninos e Lobos é realmente um favorito geral. Incrível como Eastwood consegue conquistar todos os tipos de pessoas...

    Muito Obrigado pelos comentários pessoal,

    e um grande abraço da Liga Nerd Imdb

    ResponderExcluir

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!