terça-feira, 16 de novembro de 2010

Top 213 - Inferno Nº 17 (Stalag 17, 1953) -

Inferno Nº 17 (Stalag 17, 1953)

" - Só havia algo pior do que ser prisioneiro de nazistas: se tornar o principal suspeito de traição pelos seus próprios colegas! Isso sim seria o verdadeiro inferno! Acompanhe nossa equipe visitando o famigerado Stalag 17 e descubra que até a guerra pode ser divertida...


Sinfonia: trilha sonora completamente memorável.Estrela: um dos artistas carrega o filme nas costas.Hilariante: gás hilariante na sua sala não faria você rir tanto.Na Mosca: nem um segundo a mais, nem um a menos, esse filme tem o tamanho exato que deveria ter.

Nota IMDB: 8,2.Nossa Nota: 7,9.

1953, EUA - Comédia / Drama / Guerra - Clique para visitar o IMDB desse filme:
Diretor: Billy WilderPacto de Sangue (1944), Crepúsculo dos Deuses (1950), Se Meu Apartamento Falasse (1960).
Elenco: William Holden, Peter Graves, Robert Strauss, Otto Preminger.

Sinopse: quando dois prisioneiros americanos da 2a Guerra Mundial são mortos tentando escapar, o vendedor do mercado negro do campo de concentração alemão, J.J. Sefton, vira suspeito de ser um informante.

Super-Homem - Leandro AvilaJá nos minutos iniciais do Inferno N° 17, me veio a forte recordação de um seriado que gostava muito de assistir quando criança, Guerra, Sombra e Água Fresca, cujo tema era bem parecido. Essa similaridade não é à toa, pois tanto o filme quanto o seriado foram inspirados pela mesma peça teatral de sucesso de Donald Bevan e Edmund Trzcinski, também servindo de modelo para um outro longa que surgirá no Top, Fugindo do Inferno.
A obra aborda a vida de um grupo de soldados americanos num campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial de uma forma agradável, misturando um pouco de drama com uma comédia por vezes cínica. O lendário Billy Wilder foi o responsável por dirigir e produzir a obra, além de dar uma mãozinha no roteiro, convidou um dos seus atores preferidos para ser o protagonista, William Holden, do qual iniciou uma parceria de sucesso em Crepúsculo dos Deuses (outro filme do Top). Holden, nosso velho conhecido de Rede de Intrigas, recebeu de forma inesperada (mas não desmerecida) o Oscar de melhor ator por sua interpretação de um malandro prisioneiro.
 
Inferno Nº 17 (Stalag 17, 1953)
"- Quietos, ou chamo o meu filho
Hans Landa para falar com vocês..."
Muito diferente da vida real, os condenados do longa possuem uma vida razoavelmente boa e uma intima camaradagem com os seus algozes. A forma de satirizar os nazistas e a bagunça protagonizada pelos presos dão o tom engraçado para o filme, mas tudo se torna muito mais tenso quando surgem os boatos de um espião entre o grupo de prisioneiros.
A oscilação entre o cômico e o dramático sempre numa dosagem irreverente, culminando num desfecho realmente empolgante, me faz entender porque meu pai, Jor-El, escolheu a Terra como meu novo lar, para que eu apreciasse histórias imperdíveis como essa.

Merece estar no TOP 250? Não. Assim como no vestibular, não basta o candidato ser um bom aluno, tem que estar muito acima da grande maioria dos concorrentes para conquistar uma vaga e é assim que enxergo Inferno N° 17; um ótimo e divertido filme, mas que não chega a ser uma obra-prima para se tornar um dos “universitários” do top 250.

Nota: 8,1 Super-Homem.


- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Batman - Aparício Neto
"- Mais uma excelente surpresa que o projeto nos proporciona, Inferno nº17 é uma ótima comédia, muito bem sacada e com um elenco excelente. Finalmente assistimos a um trabalho do diretor clássico Billy Wilder, cujo talento eu conhecia apenas de renome. Fica a certeza de que sua reputação o precede bem, pois o filme é ótimo.
Diversas cenas antológicas ocorrem no galpão em que os nazistas prendem nossos heróis, todas motivadas pelos personagens maravilhosos aqui presentes, como Animal (Robert Strauss), extremamente engraçado. Porém, é do também diretor Otto Preminger (judeu em papel de nazista, o que por sí só mostra bem o clima irreverente do filme) o destaque absoluto, com um educado e ameaçador coronel chefe da prisão, que trata os encarcerados de forma paternal e infantil. Seu sotaque hilariante e jeito debochado mostram o quanto esse filme inspirou outros, como Bastardos Inglórios. Clássico absoluto!” 
Nota: 8,5 - Batman.

Mulher-Gavião - Daya Ambos"- Este é um ótimo drama sobre a Segunda Guerra com uma dose certa, sem exageros, de humor. Esta mistura me agradou muito e tornou o filme ainda mais atraente, principalmente para os que gostam de sequencias típicas de comedias para aliviar um pouco a tensão gerada em torno do cotidiano destes prisioneiros de guerra.
O clima criado na busca pelo informante traidor do grupo deu o toque final para Inferno nº17 se tornar um clássico do gênero. Certamente se eu tivesse chegado neste planeta a tempo de participar desta guerra e tivesse sido capturada gostaria de ser enviada para este barraco afinal, apesar de todas as dificuldades, não faltaram risadas e diversão mesmo nestes tempos difíceis.”

Nota: 8,0 - Mulher-Gavião.


Lanterna Verde - Gustavo Paranhos"- O filme tem um tema sério, um campo de prisioneiros na segunda guerra, porem tratado de maneira hilária, logo toda a tensão acaba se esvaindo entre os personagens e aliviando o clima.
A trama mostra a vida dos prisioneiros em um dos alojamentos, e com um problema muito especifico, um espião. Claro que não conseguem fugir do clichê de “como um americano pode trair o próprio povo...”, ou “como o povo alemão é burro...”, mas esses detalhes não estragam o divertimento, afinal a atuação dos atores é perfeita, o figurino excelente e a história, inesperada.
Tenho minhas duvidas em relação a presença dele no top 250, porque não achei brilhante, porém recomendo que todos o assistam e tirem suas próprias conclusões.”

Nota: 7,0 Lanterna Verde.

Assista também:

© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos muito saber a sua opinião, deixe o seu comentário aqui!
Obrigado pela visita!