" - Um país em crise precisava de um salvador. Pena que o único disponível era um dos famosos Irmãos Marx! Salve-se quem puder, porque o diabo está à solta em Freedonia (a terra dos bravos)!”
Nota IMDB: 8,1. – Nossa Nota: 7,1.
1933, EUA - Comédia / Guerra / Musical -

Diretor: Leo McCarey – Grande Negócio (1929), O Extravagante Senhor Ruggles (1935), Tarde Demais Para Esquecer (1957).
Elenco: Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx, Margaret Dumont.
Sinopse: Rufus T. Firefly é nomeado o presidente / ditador da falida nação de Freedonia e declara guerra contra o país vizinho, Sylvania, para disputar o amor da milionária Sra. Teasdale.
Um filme hilariante, com humor às vezes grosseiro e momentos no melhor estilo pastelão entre os 250 melhores do mundo? Isso mesmo, está correta essa constatação. E numa posição muito merecida, afinal, esta não é apenas mais uma comédia, e sim uma das mães de todas elas!

Ao assisti-la não pude evitar ter a nítida impressão de que os Trapalhões, o Gordo e o Magro e até mesmo o Chapolim Colorado tiveram muita influência e imitaram descaradamente muitas coisas presentes aqui. Logo, foi inevitável não me apaixonar, impossível não rolar de rir e é inegável a sua grande qualidade.
Com uma trama simples, porém eficaz, conhecemos a estória de Freedonia, um país fictício que está a beira do abismo financeiro e que pode facilmente ver suas dificuldades resolvidas com a doação de 20 milhões de dólares. Mas para isso, o excêntrico Rufus T. Firefly (Groucho Marx) deve assumir a presidência do lugar.
![]() |
Muitas vezes imitado, nunca superado! |
Se apenas com ele eu já estava rolando de rir no sofá, imagine só como fiquei quando, os outros Irmãos Marx, Chico e Harpo, entram em cena! Na pele de dois espiões completamente desequilibrados, atrapalhados e divertidos, eles surgem meio que do nada, só para piorar ainda mais a delicada situação de Freedonia, complicar muito o governo de Rufus e complementar as cenas mirabolantes, cheias de momentos memoravelmente engraçados da trama.
As interpretações são magníficas, os diálogos hilários e agora passei a entender bem de onde muitos filmes e comediantes tiraram “suas ideias” para atuar... Já havia ouvido falar dos Marx e seus feitos antes mas, honestamente, não imaginava que eles eram tão talentosos assim! Virei fã e já estou correndo atrás das outras obras destes mestres eternos do humor.”
Merece estar no TOP 250 IMDB? Sem dúvida nenhuma! Esta é uma obra de importância absoluta para a história e rumo do gênero comédia. E com uma qualidade infinitamente superior as atuais, pois é difícil fazer o espectador rir novamente com uma piada já contada. Só com muita maestria mesmo...
Nota: 9,0 - Mulher-Gavião.
- Enquanto isso, na sala da Liga Nerd IMDB...


Não sei do que gostei mais, é complicado falar de algo tão especial. Os Irmãos Marx não deixam pedra sobre pedra, tratando temas complicadíssimos para a época (guerra, ditaduras, governos) com uma irreverência soberba. E muito corajosa também. Todas as cenas são antológicas, os personagens idem. Talvez o julgamento feito à base de trocadilhos, a perseguição do espelho e tudo o que sai da boca de Groucho Marx (o grande mestre e uma das caracterizações mais conhecidas do mundo), sejam alguns dos melhores momentos que já tive na vida.
Premiado e lembrado nas boas listas de melhores filmes de todos os tempos, quando você assistiu uma comédia e gostou, tinha que ter agradecido à esses quatro caras aqui. Se o Coringa tivesse um milésimo da graça dos Marx, seria meu melhor amigo!”
Nota: 9,5 - Batman.

Quem nunca ouviu o jargão de que “não existe piada velha”? Pois bem, eu também acreditava nisto, mas depois de assistir a esta excelente obra, percebi que existe sim piada velha e nós somos enganados hoje em dia, quando algum humorista se apresenta como “original”, e repete o que os Irmãos Marx plantaram no início do século passado.
Nada depõe contra Diabo à Quatro e, com certeza, você também vai adorá-lo. Eu gostei muito de assisti-lo e certamente este vai para a memória da minha lanterna, para revê-lo em momentos de dificuldade, afinal, boas risadas sempre fazem bem.”
Nota: 8,0 – Lanterna Verde.

Mesmo sabendo que utiliza uma forma de humor irônica e ousada para retratar a guerra e outras questões políticas, numa severa crítica a sua época, e ter sido produzido pelos lendários Irmãos Marx, de nada adiantou, pois o nível de graça do longa pra mim foi quase zero! Caso eu encontre um outro kriptoniano perdido no Universo, alertaria ele a não ver essa obra, pois nós dessa espécie não conseguimos ser tocados pela suposta graça que o filme exerce nos outros seres da Terra. Sorte eu ser o Super-Homem e ter conseguido resistir bravamente aos 68 minutos do longa.”
Nota: 4,0 – Super-Homem.

Eu que estou acostumado com as comédias atuais, senti muita diferença para o humor desse longa da década de 30. Este foi o único filme dos irmãos Marx que assisti e, se este é considerado o melhor deles, foi “por água abaixo” a ideia de ver algum outro...”
Nota: 5,0 – Aquaman
Assista também:
© 2010 The TOP 250 IMDB Nerd Project, todos os direitos reservados.
Hoje é dia de eleição. Vamos votar para presidente.
ResponderExcluirE o que isso tem a ver com "Diabo à quatro"?
É que outro dia ouvi alguém dizer: "Eu jamais votaria em um candidato que se candidatasse a alguma coisa", claramente parafraseando a famosa "Eu jamais entraria para um clube que me aceitasse como sócio", de Groucho Marx.
Ainda não assisti nada deles, mas já ouvi falar muito. Considerados os verdadeiros papas da comédia. Quero ver!!!
Esse parece que foi o que gerou maior diferença de 4,0(a menor nota do top até então pelo que me lembro)até 9,5(talvez a maior) assim como a grande maioria dos filmes até agora do top é um que não me interessa nem um pouco e acredito que eu estaria mais pra turma das notas baixas do que das notas altas.E essa frase do clube conheci com Woody Allen em Annies Hall, citando o Groucho
ResponderExcluirCaralhous, que polêmico... nunca vi nada deles... mas com a aprovação de Allen e direção de McCarey acho que minha nota será mais próxima "da do" Apar... oops, Batman...
ResponderExcluire citando um comediante brasileiro:
"Não existe humor velho e novo, existe humor bom e ruim."
Calma pessoal, calma hehehe
ResponderExcluirDiabo a quatro gerou muitas divergências, mas acho que isso ocorre pelo faot de ser um filme de humor, se alguem acaba por não rir muito, não gosta do filme. Mas acredito que esse filme deva ser visto também pelo que ele represente para o humor mundial, como já foi dito aqui, se algum dia você riu de uma piada, agradeça aos irmãos Marx. Se algum de vocês assistirem, não se acanhem e voltem aqui para dizer o que acharam.
Um Grande Abraço!
Sem duvida o pior filme da lista nem consegui ver ate o final
ResponderExcluir